O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10255698 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64854 |
Resumo: | O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelect ua l tem sido abordado na produção acadêmica e essa produção deve ser analisada, pois para além de seus propósitos científicos fundamenta referenciais escolhidos para formação d e professores. Fizemos uma pesquisa com base na leitura de artigos academicament e referendados como específicos e, por isso, levantamos a produção sobre o tema no âmbito da Revista Brasileira de Educação, na Revista Educação Especial, na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial e no Grupo de Trabalho 15 (GT 15 educação esp ec ial) da ANPED, sob um recorte temporal de 1988 (Constituição Federal) a 2018. Pretendemos identificar quem são os pesquisadores e grupos que têm construído esses referenciais e produzimos um inventário especificando com quais conceitos/palavras esse univ er so tem sido delimitado. Os resultados apontaram a prevalência da avaliação com base no diagnóstico clínico em detrimento da avaliação pedagógica, demonstrando o quanto a inte ncionalidade na ação avaliativa é fundamentada no modelo biomédico da deficiênci a, rotulando o estudante como potencial fracasso em relação a sua escolarização. |
id |
UFSP_1ff0503c345572a3fdbe28ea33e6dae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64854 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Silva, Rosangela Miranda De Souza E [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]2022-07-25T12:28:28Z2022-07-25T12:28:28Z2020-12-14https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10255698https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64854ROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdfO tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelect ua l tem sido abordado na produção acadêmica e essa produção deve ser analisada, pois para além de seus propósitos científicos fundamenta referenciais escolhidos para formação d e professores. Fizemos uma pesquisa com base na leitura de artigos academicament e referendados como específicos e, por isso, levantamos a produção sobre o tema no âmbito da Revista Brasileira de Educação, na Revista Educação Especial, na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial e no Grupo de Trabalho 15 (GT 15 educação esp ec ial) da ANPED, sob um recorte temporal de 1988 (Constituição Federal) a 2018. Pretendemos identificar quem são os pesquisadores e grupos que têm construído esses referenciais e produzimos um inventário especificando com quais conceitos/palavras esse univ er so tem sido delimitado. Os resultados apontaram a prevalência da avaliação com base no diagnóstico clínico em detrimento da avaliação pedagógica, demonstrando o quanto a inte ncionalidade na ação avaliativa é fundamentada no modelo biomédico da deficiênci a, rotulando o estudante como potencial fracasso em relação a sua escolarização.The theme school evaluation in the schooling of children with intellectual disabilit ie s has been approached in academic production and this production must be analyzed, because in addition to its scientific purposes, it bases references chosen for teacher trai ning. We did a research based on the reading of articles academically endorsed a s specific and, for this reason, we surveyed the production on the topic within the scope of the Revista Brasileira de Educação, Revista Educação Especial, Revista Diálogo e Pe rspectivas em Educação Especial and in the Working Group 15 (WG 15 special educa ti on) from ANPED, under a time frame from 1988 (Federal Constitution) to 2018. We intend to identify who are the researchers and groups that have built these references and we produced an inventory specifying with which concepts / words this universe has b ee n delimited. The results pointed to the prevalence of assessment based on clinical diagnosis to the detriment of pedagogical assessment, demonstrating how intentionality in e valuative action is based on the biomedical model of disability, labeling the st ud ent as a potential failure in relation to his schooling.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)100 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Avaliação EscolarEscolarizaçãoDeficiência IntelectualSchool EvaluationSchoolingIntellectual DisabilityO tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINALROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdfROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdfapplication/pdf1592327${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64854/1/ROSANGELA%20MIRANDA%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdfe037d95b503dd402cf4f26dc77d5c6a3MD51open accessTEXTROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdf.txtROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain278019${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64854/8/ROSANGELA%20MIRANDA%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdf.txtfc6b2890b496550f546c5f59c14399faMD58open accessTHUMBNAILROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdf.jpgROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3688${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64854/10/ROSANGELA%20MIRANDA%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdf.jpg5cc8c28671e0d79cd7fc6dcd8484ececMD510open access11600/648542023-05-15 10:41:28.422open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64854Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:41:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual |
title |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual |
spellingShingle |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual Silva, Rosangela Miranda De Souza E [UNIFESP] Avaliação Escolar Escolarização Deficiência Intelectual School Evaluation Schooling Intellectual Disability |
title_short |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual |
title_full |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual |
title_fullStr |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual |
title_sort |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual |
author |
Silva, Rosangela Miranda De Souza E [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Rosangela Miranda De Souza E [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosangela Miranda De Souza E [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Escolar Escolarização Deficiência Intelectual |
topic |
Avaliação Escolar Escolarização Deficiência Intelectual School Evaluation Schooling Intellectual Disability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Evaluation Schooling Intellectual Disability |
description |
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelect ua l tem sido abordado na produção acadêmica e essa produção deve ser analisada, pois para além de seus propósitos científicos fundamenta referenciais escolhidos para formação d e professores. Fizemos uma pesquisa com base na leitura de artigos academicament e referendados como específicos e, por isso, levantamos a produção sobre o tema no âmbito da Revista Brasileira de Educação, na Revista Educação Especial, na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial e no Grupo de Trabalho 15 (GT 15 educação esp ec ial) da ANPED, sob um recorte temporal de 1988 (Constituição Federal) a 2018. Pretendemos identificar quem são os pesquisadores e grupos que têm construído esses referenciais e produzimos um inventário especificando com quais conceitos/palavras esse univ er so tem sido delimitado. Os resultados apontaram a prevalência da avaliação com base no diagnóstico clínico em detrimento da avaliação pedagógica, demonstrando o quanto a inte ncionalidade na ação avaliativa é fundamentada no modelo biomédico da deficiênci a, rotulando o estudante como potencial fracasso em relação a sua escolarização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T12:28:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T12:28:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10255698 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64854 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
ROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10255698 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64854 |
identifier_str_mv |
ROSANGELA MIRANDA DE SOUZA E SILVA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
100 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64854/1/ROSANGELA%20MIRANDA%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64854/8/ROSANGELA%20MIRANDA%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64854/10/ROSANGELA%20MIRANDA%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e037d95b503dd402cf4f26dc77d5c6a3 fc6b2890b496550f546c5f59c14399fa 5cc8c28671e0d79cd7fc6dcd8484ecec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764253404332032 |