Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricio, Monica Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62071
Resumo: Esta pesquisa evidencia as contribuições das artes visuais e da arte contemporânea no processo de conhecimento do aluno surdo sobre si e como sujeito de experiência visual, baseados nos princípios da teoria histórico-cultural. Objetivou-se, primeiramente, mapear as produções científicas sobre o tema e o ensino de artes visuais para surdos junto aos bancos de pesquisas online Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Na sequência, priorizou-se conhecer a visão dos professores sobre a participação de crianças surdas e o que dizem sobre si, em propostas de artes visuais no cotidiano de sala bilíngue. Como forma de coleta de dados, além do mapeamento, que indicou cinco trabalhos acadêmicos sobre artes visuais e aluno surdo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dois professores, sendo, uma delas, a professora bilíngue de uma turma formada por 11 crianças surdas e, o outro, o professor especialista em arte da escola. Os resultados da entrevista revelaram que, dos 11 alunos surdos, 10 deles chegaram à escola de Ensino Fundamental I sem conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nas entrevistas, é evidenciado o uso de imagens nos planos de aulas, obras de arte e recursos tecnológicos como apoio para o ensino-aprendizagem das crianças surdas, além das saídas pedagógicas, tendo como objetivo a ampliação do repertório dos alunos. Nos processos artísticos com as crianças, o professor de arte revela fundamentos da arte contemporânea, proporcionando uma abertura maior na construção de experiências estéticas, significativas e de maneira autoral. O trabalho coletivo é outro aspecto destacado na atuação do professor de arte e da professora bilíngue. Em geral, a pesquisa reflete sobre as diversas possibilidades no diálogo entre as artes visuais e a arte contemporânea como ferramenta de expressão e compreensão do mundo pelas crianças surdas.
id UFSP_302b4a2d03b2ebb1e79c0759ec56d27f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/62071
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Patricio, Monica Garciahttp://lattes.cnpq.br/9908811786343542http://lattes.cnpq.br/6006817586830268Garrutti-Lourenço, Érica AparecidaGoogle Meet - Video Conferência2021-10-08T16:25:37Z2021-10-08T16:25:37Z2021-08-16https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62071Esta pesquisa evidencia as contribuições das artes visuais e da arte contemporânea no processo de conhecimento do aluno surdo sobre si e como sujeito de experiência visual, baseados nos princípios da teoria histórico-cultural. Objetivou-se, primeiramente, mapear as produções científicas sobre o tema e o ensino de artes visuais para surdos junto aos bancos de pesquisas online Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Na sequência, priorizou-se conhecer a visão dos professores sobre a participação de crianças surdas e o que dizem sobre si, em propostas de artes visuais no cotidiano de sala bilíngue. Como forma de coleta de dados, além do mapeamento, que indicou cinco trabalhos acadêmicos sobre artes visuais e aluno surdo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dois professores, sendo, uma delas, a professora bilíngue de uma turma formada por 11 crianças surdas e, o outro, o professor especialista em arte da escola. Os resultados da entrevista revelaram que, dos 11 alunos surdos, 10 deles chegaram à escola de Ensino Fundamental I sem conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nas entrevistas, é evidenciado o uso de imagens nos planos de aulas, obras de arte e recursos tecnológicos como apoio para o ensino-aprendizagem das crianças surdas, além das saídas pedagógicas, tendo como objetivo a ampliação do repertório dos alunos. Nos processos artísticos com as crianças, o professor de arte revela fundamentos da arte contemporânea, proporcionando uma abertura maior na construção de experiências estéticas, significativas e de maneira autoral. O trabalho coletivo é outro aspecto destacado na atuação do professor de arte e da professora bilíngue. Em geral, a pesquisa reflete sobre as diversas possibilidades no diálogo entre as artes visuais e a arte contemporânea como ferramenta de expressão e compreensão do mundo pelas crianças surdas.This research highlights the contributions of visual arts and contemporary art in the process of knowledge of the deaf student about himself and as a subject of visual experience. The objective was, firstly, to map the scientific productions on the subject and the teaching of visual arts for the deaf with the online research banks Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Library Scientific Electronics Online (SciELO). Next, it was prioritized knowing the teachers' view on the participation of deaf children and what they say about themselves, in visual arts proposals in the daily life of a bilingual classroom. As a form of data collection, in addition to mapping, which indicated five academic works on visual arts and deaf students, semi-structured interviews were carried out with two teachers, one of them being the bilingual teacher of a class formed by 11 deaf children and the other, the school's specialist art teacher. The results of the interview revealed that, of the 11 deaf students, 10 of them arrived at Elementary School I without knowing Brazilian Sign Language (Libras). In the interviews, the use of images in the lesson plans, works of art and technological resources as support for the teaching-learning of deaf children is evidenced, in addition to pedagogical outlets, aiming to expand the students' repertoire. In artistic processes with children, the art teacher reveals the fundamentals of contemporary art, providing a greater opening in the construction of aesthetic, meaningful and authorial experiences. Collective work is another highlighted aspect in the performance of the art teacher and the bilingual teacher. In general, the research reflects on the various possibilities in the dialogue between visual arts and contemporary art as a tool for deaf children to express and understand the world.Não recebi financiamento172 f.porUniversidade Federal de São PauloArtes VisuaisArte ContemporâneaArte educaçãoSurdoEducação BilíngueArtes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdosVisual Arte and Contemporary Art: a Dialogue with Deaf Education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoEducaçãoLinguagens e Saberes em contextos formativosORIGINALDISSERTAÇÃO BANCA - MONICA - REVISÃO FINAL PDF.pdfDISSERTAÇÃO BANCA - MONICA - REVISÃO FINAL PDF.pdfDissertação Mestrado Educaçãoapplication/pdf2311364${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20BANCA%20-%20MONICA%20-%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20PDF.pdffdf00d5cd6ea1351fb6dfb5d117da72aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85846${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/2/license.txt92a69d35e53312093c7ab640ef84b12dMD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO BANCA - MONICA - REVISÃO FINAL PDF.pdf.txtDISSERTAÇÃO BANCA - MONICA - REVISÃO FINAL PDF.pdf.txtExtracted texttext/plain353600${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20BANCA%20-%20MONICA%20-%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20PDF.pdf.txt7ea8907d62977344afc03f1f14f6eccbMD512open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO BANCA - MONICA - REVISÃO FINAL PDF.pdf.jpgDISSERTAÇÃO BANCA - MONICA - REVISÃO FINAL PDF.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3670${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20BANCA%20-%20MONICA%20-%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20PDF.pdf.jpg89b316e971539b7f7ed7c29d15645169MD514open access11600/620712023-05-23 01:37:32.165open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-23T04:37:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Visual Arte and Contemporary Art: a Dialogue with Deaf Education.
title Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
spellingShingle Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
Patricio, Monica Garcia
Artes Visuais
Arte Contemporânea
Arte educação
Surdo
Educação Bilíngue
title_short Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
title_full Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
title_fullStr Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
title_full_unstemmed Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
title_sort Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos
author Patricio, Monica Garcia
author_facet Patricio, Monica Garcia
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9908811786343542
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6006817586830268
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricio, Monica Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garrutti-Lourenço, Érica Aparecida
contributor_str_mv Garrutti-Lourenço, Érica Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais
Arte Contemporânea
Arte educação
Surdo
Educação Bilíngue
topic Artes Visuais
Arte Contemporânea
Arte educação
Surdo
Educação Bilíngue
description Esta pesquisa evidencia as contribuições das artes visuais e da arte contemporânea no processo de conhecimento do aluno surdo sobre si e como sujeito de experiência visual, baseados nos princípios da teoria histórico-cultural. Objetivou-se, primeiramente, mapear as produções científicas sobre o tema e o ensino de artes visuais para surdos junto aos bancos de pesquisas online Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Na sequência, priorizou-se conhecer a visão dos professores sobre a participação de crianças surdas e o que dizem sobre si, em propostas de artes visuais no cotidiano de sala bilíngue. Como forma de coleta de dados, além do mapeamento, que indicou cinco trabalhos acadêmicos sobre artes visuais e aluno surdo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dois professores, sendo, uma delas, a professora bilíngue de uma turma formada por 11 crianças surdas e, o outro, o professor especialista em arte da escola. Os resultados da entrevista revelaram que, dos 11 alunos surdos, 10 deles chegaram à escola de Ensino Fundamental I sem conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nas entrevistas, é evidenciado o uso de imagens nos planos de aulas, obras de arte e recursos tecnológicos como apoio para o ensino-aprendizagem das crianças surdas, além das saídas pedagógicas, tendo como objetivo a ampliação do repertório dos alunos. Nos processos artísticos com as crianças, o professor de arte revela fundamentos da arte contemporânea, proporcionando uma abertura maior na construção de experiências estéticas, significativas e de maneira autoral. O trabalho coletivo é outro aspecto destacado na atuação do professor de arte e da professora bilíngue. Em geral, a pesquisa reflete sobre as diversas possibilidades no diálogo entre as artes visuais e a arte contemporânea como ferramenta de expressão e compreensão do mundo pelas crianças surdas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-08T16:25:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-08T16:25:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62071
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Google Meet - Video Conferência
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20BANCA%20-%20MONICA%20-%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20PDF.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20BANCA%20-%20MONICA%20-%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20PDF.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62071/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20BANCA%20-%20MONICA%20-%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20PDF.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fdf00d5cd6ea1351fb6dfb5d117da72a
92a69d35e53312093c7ab640ef84b12d
7ea8907d62977344afc03f1f14f6eccb
89b316e971539b7f7ed7c29d15645169
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764156101722112