Identificação da paternidade ativa: uma revisão de escopo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65667 |
Resumo: | O papel paterno tem se alterado na contemporaneidade, passando para provedor, afetivo e participativo nos cuidados do filho. Essa alteração está sendo dada a partir de conferências, políticas públicas e cartilhas,para o exercício de uma paternidade ativa. OBJETIVO: Examinar e mapear as evidências científicas sobre as características da paternidade ativa na perspectiva paterna. MÉTODO: Trata-se de uma revisão de escopo baseada na metodologia do Instituto Joanna Briggs. Utilizaram-se as bases PubMed, LILACS, SciELO, BVS e SCOPUS. Pergunta de pesquisa utilizou o acrônimo PCC: Quais são os cuidados paternos presentes no dia a dia da criança que definem a paternidade ativa? No período de abrangência de 2016 a 2021. Para a análise e posterior síntese dos artigos foi utilizado uma tabela construída para esse fim. RESULTADOS: Foram selecionados nesta busca 29 artigos científicos, sendo deles 24 qualitativos, 4 quantitativos, 1 de Coorte. A análise dos artigos permitiu identificar seis unidades analíticas da paternidade ativa: participação do pai no período pré-natal, parto e puerpério; atenção paterna no desenvolvimento e bem-estar; compartilhamento de tarefas; e participação nos cuidados da criança. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A paternidade ativa é um processo dinâmico e contínuo, sendo necessário garantir o engajamento do homem; preparar profissionais de saúde para a inclusão paterna no ciclo gravídico puerperal da mulher; realizar mais pesquisas sobre as ações de paternidade ativa, ampliando a discussão social sobre a paternidade, garantias trabalhistas garantindo e formulação de mais políticas públicas como condições fundamentais para sua participação na maternidade, conjugalidade e na saúde materno infantil. |
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