O DIREITO DE SER: memórias (trans)gressoras de violências e violações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70346 |
Resumo: | A cisnormatividade pode ser conceituada como normas de sexo-gênero tidas como naturais que padronizam as subjetividades de gênero. Esse processo de normatização age principalmente nas infâncias, impondo violentamente a lógica cisnormativa e reprimindo as possibilidades de diversidade de gênero. Partindo do pressuposto de que toda pessoa trans foi uma criança e adolescente trans, este projeto de pesquisa possui como objetivo principal identificar os impactos da repressão da transgeneridade infanto juvenil nas juventudes trans da Baixada Santista (SP), problematizando, ainda, a efetivação dos direitos à infância e à adolescência. Para consecução de tal propósito foram utilizadas a pesquisa bibliográfica em conjunto com a coleta de narrativas de histórias de vida de três jovens transgêneros de diversas identidades de gênero da Baixada santista participantes dos coletivos Brenda Lee e Juventude Trans 013. A partir da metodologia executada, pôde-se evidenciar o controle e policiamento sobre as infâncias, em especial sob a diversidade de gênero, gerando experiências de melancolia, relações conflituosas na família e escola e extrema patologização de suas identidades para os jovens trans. |
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O DIREITO DE SER: memórias (trans)gressoras de violências e violaçõesTHE RIGHT TO BE: (trans)gressors memories of violence and violationsTransgeneridadeJuventudesInfânciasDireitos HumanosCisgeneridadeTransgendernessYouthChildhoodsHuman rightsCisnormativityA cisnormatividade pode ser conceituada como normas de sexo-gênero tidas como naturais que padronizam as subjetividades de gênero. Esse processo de normatização age principalmente nas infâncias, impondo violentamente a lógica cisnormativa e reprimindo as possibilidades de diversidade de gênero. Partindo do pressuposto de que toda pessoa trans foi uma criança e adolescente trans, este projeto de pesquisa possui como objetivo principal identificar os impactos da repressão da transgeneridade infanto juvenil nas juventudes trans da Baixada Santista (SP), problematizando, ainda, a efetivação dos direitos à infância e à adolescência. Para consecução de tal propósito foram utilizadas a pesquisa bibliográfica em conjunto com a coleta de narrativas de histórias de vida de três jovens transgêneros de diversas identidades de gênero da Baixada santista participantes dos coletivos Brenda Lee e Juventude Trans 013. A partir da metodologia executada, pôde-se evidenciar o controle e policiamento sobre as infâncias, em especial sob a diversidade de gênero, gerando experiências de melancolia, relações conflituosas na família e escola e extrema patologização de suas identidades para os jovens trans.Cisnormativity can be conceptualized as sex-gender norms taken as natural that standardize gender subjectivities. This process of normalization acts mainly in childhood, violently imposing cisnormative logic and repressing the possibilities of gender diversity. Based on the assumption that every trans person was a trans child and adolescent, this research project's main objective is to identify the impacts of the repression of transgender children and adolescents on trans youth in Baixada Santista (SP), also problematizing the implementation of rights to childhood and adolescence. To achieve this purpose, bibliographical research was used in conjunction with the collection of narratives of life stories from three young transgender people of different gender identities from Baixada Santista, participants of the collectives Brenda Lee and Juventude Trans 013. Based on the methodology carried out, it was possible to highlight the control and policing over childhoods, especially regarding gender diversity, producing experiences of melancholy, conflicting relationships in the family and school and extreme pathologization of their identities for trans young people.Universidade Federal de São PauloGuanais, Juliana Biondi [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3375921270633687http://lattes.cnpq.br/8598876400200427Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Rivih Oliveira da [UNIFESP]2024-01-10T15:55:36Z2024-01-10T15:55:36Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion54 f.application/pdfSILVA, Rivih Oliveira da. O DIREITO DE SER: memórias (trans)gressoras de violências e violações.2023. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70346porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T17:07:43Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70346Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T17:07:43Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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A cisnormatividade pode ser conceituada como normas de sexo-gênero tidas como naturais que padronizam as subjetividades de gênero. Esse processo de normatização age principalmente nas infâncias, impondo violentamente a lógica cisnormativa e reprimindo as possibilidades de diversidade de gênero. Partindo do pressuposto de que toda pessoa trans foi uma criança e adolescente trans, este projeto de pesquisa possui como objetivo principal identificar os impactos da repressão da transgeneridade infanto juvenil nas juventudes trans da Baixada Santista (SP), problematizando, ainda, a efetivação dos direitos à infância e à adolescência. Para consecução de tal propósito foram utilizadas a pesquisa bibliográfica em conjunto com a coleta de narrativas de histórias de vida de três jovens transgêneros de diversas identidades de gênero da Baixada santista participantes dos coletivos Brenda Lee e Juventude Trans 013. A partir da metodologia executada, pôde-se evidenciar o controle e policiamento sobre as infâncias, em especial sob a diversidade de gênero, gerando experiências de melancolia, relações conflituosas na família e escola e extrema patologização de suas identidades para os jovens trans. |
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