Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fustinoni Magalhaes, Solange Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP], Sanna, Maria Cristina [UNIFESP], Barbieri, Marcia [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038
Resumo: Objetivo: Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos: Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados: O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão: Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.
id UFSP_e94dfd60f0fdeea16d8dbc8d928c5733
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/54500
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fustinoni Magalhaes, Solange MariaGabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP]Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]Barbieri, Marcia [UNIFESP]2020-07-13T11:53:16Z2020-07-13T11:53:16Z2017Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 3, p. 247-253, 2017.0103-2100https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038S0103-21002017000300247-en.pdfS0103-21002017000300247-pt.pdfS0103-2100201700030024710.1590/1982-0194201700038WOS:000409942900006Objetivo: Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos: Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados: O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão: Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.Objective: To understand the pedagogical project concept of the professors of the Paulista School of Nursing, and to identify the challenges and the limits faced by them during its development. Methods: Qualitative study, in the oral history thematic modality. Using semi-structured interviews, the narratives of six professors who participated in, at least, half of the meetings for the pedagogical development were obtained. The statements were recorded, interpreted text transcribed, recreated and analyzed, respecting the methodological steps and ethical precepts. The Social World Theory of Pierre Bourdieu was used as a reference for analysis. Results: The concept of the pedagogical project was limited to the curriculum frameworkstraining of the professors is the main difficulty for the planning phase of the paradigmatic change. Conclusion: Professors value the pedagogical project development, but do not advance the proposition because they are steeped in previous models that support workload and organization according to specialty.Paulista Nursing School of UNIFESPCtr Univ Assuncao, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilWeb of Science247-253engporUniv Fed Sao Paulo, Dept EnfermagenActa Paulista De EnfermagemEducação em enfermagemEnsino superiorCurso de enfermagemCurrículoEducationnursingEducation higherCurriculumEducação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professoresNursing Education: conceptualizing a pedagogical project from the view of professorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSao Paulo303info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-21002017000300247-en.pdfapplication/pdf158938${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/1/S0103-21002017000300247-en.pdf4e2758f5e7a640d417c86cdbddb69c87MD51open accessS0103-21002017000300247-pt.pdfapplication/pdf156617${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/2/S0103-21002017000300247-pt.pdfb53cedb65b38bcc86be865e2d9f8b1f0MD52open accessTEXTS0103-21002017000300247-en.pdf.txtS0103-21002017000300247-en.pdf.txtExtracted texttext/plain30201${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/39/S0103-21002017000300247-en.pdf.txt7e5cb8a3cf6953ebfd50d243dbd4012bMD539open accessS0103-21002017000300247-pt.pdf.txtS0103-21002017000300247-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain30625${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/42/S0103-21002017000300247-pt.pdf.txtf3bf67ba867189b3c79ece0235c61ef1MD542open accessTHUMBNAILS0103-21002017000300247-en.pdf.jpgS0103-21002017000300247-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7037${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/41/S0103-21002017000300247-en.pdf.jpg5631982e636006a10b41238f6bc23a58MD541open accessS0103-21002017000300247-pt.pdf.jpgS0103-21002017000300247-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7046${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/44/S0103-21002017000300247-pt.pdf.jpga86ae0fadc0859591626f0ef113a8509MD544open access11600/545002023-06-05 20:13:25.706open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/54500Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:13:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Nursing Education: conceptualizing a pedagogical project from the view of professors
title Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
spellingShingle Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
Fustinoni Magalhaes, Solange Maria
Educação em enfermagem
Ensino superior
Curso de enfermagem
Currículo
Education
nursing
Education higher
Curriculum
title_short Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_full Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_fullStr Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_full_unstemmed Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_sort Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
author Fustinoni Magalhaes, Solange Maria
author_facet Fustinoni Magalhaes, Solange Maria
Gabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP]
Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]
Barbieri, Marcia [UNIFESP]
author_role author
author2 Gabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP]
Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]
Barbieri, Marcia [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fustinoni Magalhaes, Solange Maria
Gabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP]
Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]
Barbieri, Marcia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino superior
Curso de enfermagem
Currículo
topic Educação em enfermagem
Ensino superior
Curso de enfermagem
Currículo
Education
nursing
Education higher
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
nursing
Education higher
Curriculum
description Objetivo: Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos: Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados: O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão: Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-13T11:53:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-13T11:53:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 3, p. 247-253, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-2100
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-21002017000300247-en.pdf
S0103-21002017000300247-pt.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-21002017000300247
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201700038
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000409942900006
identifier_str_mv Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 3, p. 247-253, 2017.
0103-2100
S0103-21002017000300247-en.pdf
S0103-21002017000300247-pt.pdf
S0103-21002017000300247
10.1590/1982-0194201700038
WOS:000409942900006
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Acta Paulista De Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 247-253
dc.coverage.none.fl_str_mv Sao Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen
publisher.none.fl_str_mv Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/1/S0103-21002017000300247-en.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/2/S0103-21002017000300247-pt.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/39/S0103-21002017000300247-en.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/42/S0103-21002017000300247-pt.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/41/S0103-21002017000300247-en.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/44/S0103-21002017000300247-pt.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e2758f5e7a640d417c86cdbddb69c87
b53cedb65b38bcc86be865e2d9f8b1f0
7e5cb8a3cf6953ebfd50d243dbd4012b
f3bf67ba867189b3c79ece0235c61ef1
5631982e636006a10b41238f6bc23a58
a86ae0fadc0859591626f0ef113a8509
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460327060406272