Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500 http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038 |
Resumo: | Objetivo: Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos: Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados: O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão: Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas. |
id |
UFSP_e94dfd60f0fdeea16d8dbc8d928c5733 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/54500 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Fustinoni Magalhaes, Solange MariaGabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP]Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]Barbieri, Marcia [UNIFESP]2020-07-13T11:53:16Z2020-07-13T11:53:16Z2017Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 3, p. 247-253, 2017.0103-2100https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038S0103-21002017000300247-en.pdfS0103-21002017000300247-pt.pdfS0103-2100201700030024710.1590/1982-0194201700038WOS:000409942900006Objetivo: Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos: Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados: O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão: Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.Objective: To understand the pedagogical project concept of the professors of the Paulista School of Nursing, and to identify the challenges and the limits faced by them during its development. Methods: Qualitative study, in the oral history thematic modality. Using semi-structured interviews, the narratives of six professors who participated in, at least, half of the meetings for the pedagogical development were obtained. The statements were recorded, interpreted text transcribed, recreated and analyzed, respecting the methodological steps and ethical precepts. The Social World Theory of Pierre Bourdieu was used as a reference for analysis. Results: The concept of the pedagogical project was limited to the curriculum frameworkstraining of the professors is the main difficulty for the planning phase of the paradigmatic change. Conclusion: Professors value the pedagogical project development, but do not advance the proposition because they are steeped in previous models that support workload and organization according to specialty.Paulista Nursing School of UNIFESPCtr Univ Assuncao, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilWeb of Science247-253engporUniv Fed Sao Paulo, Dept EnfermagenActa Paulista De EnfermagemEducação em enfermagemEnsino superiorCurso de enfermagemCurrículoEducationnursingEducation higherCurriculumEducação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professoresNursing Education: conceptualizing a pedagogical project from the view of professorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSao Paulo303info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-21002017000300247-en.pdfapplication/pdf158938${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/1/S0103-21002017000300247-en.pdf4e2758f5e7a640d417c86cdbddb69c87MD51open accessS0103-21002017000300247-pt.pdfapplication/pdf156617${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/2/S0103-21002017000300247-pt.pdfb53cedb65b38bcc86be865e2d9f8b1f0MD52open accessTEXTS0103-21002017000300247-en.pdf.txtS0103-21002017000300247-en.pdf.txtExtracted texttext/plain30201${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/39/S0103-21002017000300247-en.pdf.txt7e5cb8a3cf6953ebfd50d243dbd4012bMD539open accessS0103-21002017000300247-pt.pdf.txtS0103-21002017000300247-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain30625${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/42/S0103-21002017000300247-pt.pdf.txtf3bf67ba867189b3c79ece0235c61ef1MD542open accessTHUMBNAILS0103-21002017000300247-en.pdf.jpgS0103-21002017000300247-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7037${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/41/S0103-21002017000300247-en.pdf.jpg5631982e636006a10b41238f6bc23a58MD541open accessS0103-21002017000300247-pt.pdf.jpgS0103-21002017000300247-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7046${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/44/S0103-21002017000300247-pt.pdf.jpga86ae0fadc0859591626f0ef113a8509MD544open access11600/545002023-06-05 20:13:25.706open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/54500Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:13:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Nursing Education: conceptualizing a pedagogical project from the view of professors |
title |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
spellingShingle |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores Fustinoni Magalhaes, Solange Maria Educação em enfermagem Ensino superior Curso de enfermagem Currículo Education nursing Education higher Curriculum |
title_short |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_full |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_fullStr |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_full_unstemmed |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_sort |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
author |
Fustinoni Magalhaes, Solange Maria |
author_facet |
Fustinoni Magalhaes, Solange Maria Gabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP] Sanna, Maria Cristina [UNIFESP] Barbieri, Marcia [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Gabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP] Sanna, Maria Cristina [UNIFESP] Barbieri, Marcia [UNIFESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fustinoni Magalhaes, Solange Maria Gabrielloni, Maria Cristina [UNIFESP] Sanna, Maria Cristina [UNIFESP] Barbieri, Marcia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino superior Curso de enfermagem Currículo |
topic |
Educação em enfermagem Ensino superior Curso de enfermagem Currículo Education nursing Education higher Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education nursing Education higher Curriculum |
description |
Objetivo: Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos: Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados: O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão: Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-13T11:53:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-13T11:53:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 3, p. 247-253, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500 http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-2100 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-21002017000300247-en.pdf S0103-21002017000300247-pt.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-21002017000300247 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0194201700038 |
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv |
WOS:000409942900006 |
identifier_str_mv |
Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 3, p. 247-253, 2017. 0103-2100 S0103-21002017000300247-en.pdf S0103-21002017000300247-pt.pdf S0103-21002017000300247 10.1590/1982-0194201700038 WOS:000409942900006 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54500 http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Acta Paulista De Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
247-253 |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Sao Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen |
publisher.none.fl_str_mv |
Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/1/S0103-21002017000300247-en.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/2/S0103-21002017000300247-pt.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/39/S0103-21002017000300247-en.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/42/S0103-21002017000300247-pt.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/41/S0103-21002017000300247-en.pdf.jpg ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/54500/44/S0103-21002017000300247-pt.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e2758f5e7a640d417c86cdbddb69c87 b53cedb65b38bcc86be865e2d9f8b1f0 7e5cb8a3cf6953ebfd50d243dbd4012b f3bf67ba867189b3c79ece0235c61ef1 5631982e636006a10b41238f6bc23a58 a86ae0fadc0859591626f0ef113a8509 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460327060406272 |