O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Vieira, Almir Martins, Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803
https://repositorio.unifesp.br/11600/70664
Resumo: A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora.
id UFSP_58ab75e98714b20cb58a1f128fcb3f6c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70664
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling 2920Medeiros, Maria da ConceiçãoVieira, Almir MartinsClaro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0865792662046289Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)São Bernardo do Campo (SP)2024-02-01T17:37:56Z2024-02-01T17:37:56Z2024-01-01A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora.The understanding of new forms of work and income generation has become an important fact for the understanding of the modern arrangements of society related to work, to the environment of organizations and their collaborators. According to this scenario, this article aimed to analyze the insertion of the theme entrepreneurship in the formation of higher technological graduation through transversality as methodological procedure. Data have been obtained by semi-structured interviews, and the participants were professors in charge for pedagogical projects of a higher public education institution of technological graduation of the state of São Paulo. Results showed that the assumptions of entrepreneurial education constitute an alternative path to respond to the new demands arising from the productive sector and new work relations. Therefore, transversality shows itself as a mechanism of integration, configuring itself in a viable methodology for the development of entrepreneurial education, however it was not possible to identify its applicability in the pedagogical practices of the units of Education of the institution.99-122https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. ROC - Revista Organizações Em Contexto, 20 (29), 99–122. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/10378031982-8756https://repositorio.unifesp.br/11600/70664porAdriana Barroso de AzevedoROC - Revista Organizações em ContextoEmpreendedorismoTransversalidadeEducação empreendedoraEntrepreneurshipTransversalityEntrepreneurial educationO papel mediador da transversalidade para a educação empreendedoraThe mediating role of transversality towards entrepreneurial educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto do Mar (IMar)Ciências do MarInterdisciplinar em Ciência e Tecnologia do MarInterações homem-tecnologia-ambiente em sistemas costeiros e marinhosORIGINALArtigo_Maria da Conceição Medeiros_Almir Martins Vieira _José Alberto Carvalho dos Santos Claro_PDFA.pdfArtigo_Maria da Conceição Medeiros_Almir Martins Vieira _José Alberto Carvalho dos Santos Claro_PDFA.pdfArtigoapplication/pdf432900https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/f20b651f-0ad1-4476-a8cc-8cef3160ff2a/download6b3e31f6c62ca9dc6a2492cc4aa64f43MD5111600/706642024-02-02 17:40:58.454oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70664https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-02-02T17:40:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The mediating role of transversality towards entrepreneurial education
title O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
spellingShingle O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
Medeiros, Maria da Conceição
Empreendedorismo
Transversalidade
Educação empreendedora
Entrepreneurship
Transversality
Entrepreneurial education
title_short O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
title_full O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
title_fullStr O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
title_full_unstemmed O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
title_sort O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
author Medeiros, Maria da Conceição
author_facet Medeiros, Maria da Conceição
Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
author_role author
author2 Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0865792662046289
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Maria da Conceição
Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Transversalidade
Educação empreendedora
topic Empreendedorismo
Transversalidade
Educação empreendedora
Entrepreneurship
Transversality
Entrepreneurial education
dc.subject.eng.fl_str_mv Entrepreneurship
Transversality
Entrepreneurial education
description A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-01T17:37:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-01T17:37:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. ROC - Revista Organizações Em Contexto, 20 (29), 99–122. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/70664
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-8756
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803
https://repositorio.unifesp.br/11600/70664
identifier_str_mv MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. ROC - Revista Organizações Em Contexto, 20 (29), 99–122. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803
1982-8756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ROC - Revista Organizações em Contexto
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99-122
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Bernardo do Campo (SP)
dc.publisher.none.fl_str_mv Adriana Barroso de Azevedo
publisher.none.fl_str_mv Adriana Barroso de Azevedo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/f20b651f-0ad1-4476-a8cc-8cef3160ff2a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b3e31f6c62ca9dc6a2492cc4aa64f43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803210263835443200