O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803 https://repositorio.unifesp.br/11600/70664 |
Resumo: | A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora. |
id |
UFSP_58ab75e98714b20cb58a1f128fcb3f6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70664 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
2920Medeiros, Maria da ConceiçãoVieira, Almir MartinsClaro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0865792662046289Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)São Bernardo do Campo (SP)2024-02-01T17:37:56Z2024-02-01T17:37:56Z2024-01-01A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora.The understanding of new forms of work and income generation has become an important fact for the understanding of the modern arrangements of society related to work, to the environment of organizations and their collaborators. According to this scenario, this article aimed to analyze the insertion of the theme entrepreneurship in the formation of higher technological graduation through transversality as methodological procedure. Data have been obtained by semi-structured interviews, and the participants were professors in charge for pedagogical projects of a higher public education institution of technological graduation of the state of São Paulo. Results showed that the assumptions of entrepreneurial education constitute an alternative path to respond to the new demands arising from the productive sector and new work relations. Therefore, transversality shows itself as a mechanism of integration, configuring itself in a viable methodology for the development of entrepreneurial education, however it was not possible to identify its applicability in the pedagogical practices of the units of Education of the institution.99-122https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. ROC - Revista Organizações Em Contexto, 20 (29), 99–122. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/10378031982-8756https://repositorio.unifesp.br/11600/70664porAdriana Barroso de AzevedoROC - Revista Organizações em ContextoEmpreendedorismoTransversalidadeEducação empreendedoraEntrepreneurshipTransversalityEntrepreneurial educationO papel mediador da transversalidade para a educação empreendedoraThe mediating role of transversality towards entrepreneurial educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto do Mar (IMar)Ciências do MarInterdisciplinar em Ciência e Tecnologia do MarInterações homem-tecnologia-ambiente em sistemas costeiros e marinhosORIGINALArtigo_Maria da Conceição Medeiros_Almir Martins Vieira _José Alberto Carvalho dos Santos Claro_PDFA.pdfArtigo_Maria da Conceição Medeiros_Almir Martins Vieira _José Alberto Carvalho dos Santos Claro_PDFA.pdfArtigoapplication/pdf432900https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/f20b651f-0ad1-4476-a8cc-8cef3160ff2a/download6b3e31f6c62ca9dc6a2492cc4aa64f43MD5111600/706642024-02-02 17:40:58.454oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70664https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-02-02T17:40:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The mediating role of transversality towards entrepreneurial education |
title |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora |
spellingShingle |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora Medeiros, Maria da Conceição Empreendedorismo Transversalidade Educação empreendedora Entrepreneurship Transversality Entrepreneurial education |
title_short |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora |
title_full |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora |
title_fullStr |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora |
title_full_unstemmed |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora |
title_sort |
O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora |
author |
Medeiros, Maria da Conceição |
author_facet |
Medeiros, Maria da Conceição Vieira, Almir Martins Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Almir Martins Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0865792662046289 |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Maria da Conceição Vieira, Almir Martins Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Transversalidade Educação empreendedora |
topic |
Empreendedorismo Transversalidade Educação empreendedora Entrepreneurship Transversality Entrepreneurial education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Entrepreneurship Transversality Entrepreneurial education |
description |
A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-01T17:37:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-01T17:37:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. ROC - Revista Organizações Em Contexto, 20 (29), 99–122. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/70664 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-8756 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803 https://repositorio.unifesp.br/11600/70664 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. ROC - Revista Organizações Em Contexto, 20 (29), 99–122. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803 1982-8756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ROC - Revista Organizações em Contexto |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
99-122 |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Bernardo do Campo (SP) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Adriana Barroso de Azevedo |
publisher.none.fl_str_mv |
Adriana Barroso de Azevedo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/f20b651f-0ad1-4476-a8cc-8cef3160ff2a/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b3e31f6c62ca9dc6a2492cc4aa64f43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803210263835443200 |