Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013 |
Resumo: | Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência. |
id |
UFSP_63c36aa0bbeb5f21850a45802d8bb922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/7158 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:44:47Z2015-06-14T13:44:47Z2012-06-01Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 44, p. 201-216, 2012.0104-4060http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013S0104-40602012000200013.pdfS0104-4060201200020001310.1590/S0104-40602012000200013Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência.This paper presents an analysis conducted on the relationship established by the teacher with knowledge in the teaching activity, in the initial grades of elementary education in public schools. It was possible to verify that the interviewed teachers establish a utilitarian and superficial relationship, either with scientific knowledge or with the knowledge on school subjects. This type of relationship is caused by the kind of learning developed in moments of initial or continued formation and related to its practical applicability, as well as by what the teaching activity provides and demands from the teachers in their daily work. Moreover, the valorizing of knowledge acquired with the experience is highlighted.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, Educação, EFLCHSciELO201-216porSetor de Educação da Universidade Federal do ParanáEducar em Revistaexercício docenteformação de professoressaberes docentesconhecimentoteaching activityteachers' formationteachers' knowledgeknowledgeProfessores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimentoTeachers of the first grades of elementary education and the relations established with knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-40602012000200013.pdfapplication/pdf405836${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/1/S0104-40602012000200013.pdf6ef6fd866e9866f61332b4fe0a0c8d4aMD51open accessTEXTS0104-40602012000200013.pdf.txtS0104-40602012000200013.pdf.txtExtracted texttext/plain45296${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/24/S0104-40602012000200013.pdf.txtd252e29d66ad9ccda589b56170b2a7a1MD524open accessTHUMBNAILS0104-40602012000200013.pdf.jpgS0104-40602012000200013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5775${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/26/S0104-40602012000200013.pdf.jpg217143e1b303b7cbd1d9b847ffa9edcdMD526open access11600/71582023-06-03 01:46:29.103open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7158Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:46:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teachers of the first grades of elementary education and the relations established with knowledge |
title |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento |
spellingShingle |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP] exercício docente formação de professores saberes docentes conhecimento teaching activity teachers' formation teachers' knowledge knowledge |
title_short |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento |
title_full |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento |
title_fullStr |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento |
title_full_unstemmed |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento |
title_sort |
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento |
author |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP] |
author_facet |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
exercício docente formação de professores saberes docentes conhecimento |
topic |
exercício docente formação de professores saberes docentes conhecimento teaching activity teachers' formation teachers' knowledge knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teaching activity teachers' formation teachers' knowledge knowledge |
description |
Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:44:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:44:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 44, p. 201-216, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0104-40602012000200013.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0104-40602012000200013 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-40602012000200013 |
identifier_str_mv |
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 44, p. 201-216, 2012. 0104-4060 S0104-40602012000200013.pdf S0104-40602012000200013 10.1590/S0104-40602012000200013 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Educar em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
201-216 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/1/S0104-40602012000200013.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/24/S0104-40602012000200013.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/26/S0104-40602012000200013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ef6fd866e9866f61332b4fe0a0c8d4a d252e29d66ad9ccda589b56170b2a7a1 217143e1b303b7cbd1d9b847ffa9edcd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764134437093376 |