Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013
Resumo: Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência.
id UFSP_63c36aa0bbeb5f21850a45802d8bb922
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7158
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:44:47Z2015-06-14T13:44:47Z2012-06-01Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 44, p. 201-216, 2012.0104-4060http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013S0104-40602012000200013.pdfS0104-4060201200020001310.1590/S0104-40602012000200013Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência.This paper presents an analysis conducted on the relationship established by the teacher with knowledge in the teaching activity, in the initial grades of elementary education in public schools. It was possible to verify that the interviewed teachers establish a utilitarian and superficial relationship, either with scientific knowledge or with the knowledge on school subjects. This type of relationship is caused by the kind of learning developed in moments of initial or continued formation and related to its practical applicability, as well as by what the teaching activity provides and demands from the teachers in their daily work. Moreover, the valorizing of knowledge acquired with the experience is highlighted.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, Educação, EFLCHSciELO201-216porSetor de Educação da Universidade Federal do ParanáEducar em Revistaexercício docenteformação de professoressaberes docentesconhecimentoteaching activityteachers' formationteachers' knowledgeknowledgeProfessores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimentoTeachers of the first grades of elementary education and the relations established with knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-40602012000200013.pdfapplication/pdf405836${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/1/S0104-40602012000200013.pdf6ef6fd866e9866f61332b4fe0a0c8d4aMD51open accessTEXTS0104-40602012000200013.pdf.txtS0104-40602012000200013.pdf.txtExtracted texttext/plain45296${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/24/S0104-40602012000200013.pdf.txtd252e29d66ad9ccda589b56170b2a7a1MD524open accessTHUMBNAILS0104-40602012000200013.pdf.jpgS0104-40602012000200013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5775${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/26/S0104-40602012000200013.pdf.jpg217143e1b303b7cbd1d9b847ffa9edcdMD526open access11600/71582023-06-03 01:46:29.103open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7158Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:46:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teachers of the first grades of elementary education and the relations established with knowledge
title Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
spellingShingle Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
exercício docente
formação de professores
saberes docentes
conhecimento
teaching activity
teachers' formation
teachers' knowledge
knowledge
title_short Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
title_full Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
title_fullStr Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
title_full_unstemmed Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
title_sort Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
author Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
author_facet Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv exercício docente
formação de professores
saberes docentes
conhecimento
topic exercício docente
formação de professores
saberes docentes
conhecimento
teaching activity
teachers' formation
teachers' knowledge
knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching activity
teachers' formation
teachers' knowledge
knowledge
description Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:44:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:44:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 44, p. 201-216, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0104-40602012000200013.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0104-40602012000200013
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-40602012000200013
identifier_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 44, p. 201-216, 2012.
0104-4060
S0104-40602012000200013.pdf
S0104-40602012000200013
10.1590/S0104-40602012000200013
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201-216
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/1/S0104-40602012000200013.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/24/S0104-40602012000200013.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7158/26/S0104-40602012000200013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ef6fd866e9866f61332b4fe0a0c8d4a
d252e29d66ad9ccda589b56170b2a7a1
217143e1b303b7cbd1d9b847ffa9edcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764134437093376