Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302 |
Resumo: | The purpose of the study was to identity, to know, and to improve the knowledge about the relationships of gender among the students and the clients in the practice of nursing care. That was a qualitative study, based in the theory of social representation and analyzed concerning the gender theoretical references. Concerning the data base made, based in the technique of Central Core Theory. The results were organized in a tree. Two main thematic ways were arisen as second interest elements: The triad equality/difference/inequality in the nursing care and The lack of knowledge: a gap in the learning process. The results have showed a students' difficulty in the process to take care a patient who has a different gender of theirs; showed a speech based in the perception of the gender differences and in the belief of heterosexuality presumed |
id |
UFSP_6ecff9259d655b1e903cf00c2cfe71eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/6302 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagemGender representations in nursing student and client relations: contributions to the learning processRepresentaciones de género en las relaciones estudiante de enfermería y cliente: contribuciones al proceso enseñanza-aprendizajeHuman bodyEducation, nursingStudents, nursingGender identitySexualityCorpoEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemIdentidade de gêneroSexualidadeThe purpose of the study was to identity, to know, and to improve the knowledge about the relationships of gender among the students and the clients in the practice of nursing care. That was a qualitative study, based in the theory of social representation and analyzed concerning the gender theoretical references. Concerning the data base made, based in the technique of Central Core Theory. The results were organized in a tree. Two main thematic ways were arisen as second interest elements: The triad equality/difference/inequality in the nursing care and The lack of knowledge: a gap in the learning process. The results have showed a students' difficulty in the process to take care a patient who has a different gender of theirs; showed a speech based in the perception of the gender differences and in the belief of heterosexuality presumedEl objetivo del estudio fue identificar, conocer y profundizar los conocimiento sobre las relaciones de género entre estudiantes y clientes en la práctica del cuidado de enfermería. Estudio de abordaje cualitativa fundamentado en los presupuestos de la representación social y analisado bajo la luz de los referenciales teóricos de género. Se utilizó la técnica Teoría del Núcleo Central. Los resultados fueron organizados en un árbol máxima a partir de la cual emergieron como elementos periféricos dos ejes temáticos: La triade igualdad/diferencia/desigualdad en el cuidado de enfermería y La falta de preparación: la laguna en la enseñanza. Los resultados expresan una dificultad por parte de los (las) estudiantes en prestar cuidado al género que no es el suyo; revelan un discurso basado en la percepción de las diferencias sexuales y el la creencia de una supuesta heterosexualidadO objetivo do estudo foi Identificar, conhecer e aprofundar o conhecimento sobre as relações de gênero entre estudantes e clientes na prática do cuidado de enfermagem. Estudo de abordagem qualitativa fundamentado nos pressupostos da representação social e analisado à luz dos referenciais teóricos de gênero. Utilizou-se a técnica Teoria do Núcleo Central. Os resultados foram organizados em uma árvore máxima a partir da qual emergiram como elementos periféricos dois eixos temáticos: A tríade igualdade/diferença/desigualdade no cuidado de enfermagem e A falta de preparo: a lacuna no ensino. Os resultados expressam uma dificuldade por parte dos(as) estudantes em prestar cuidado ao gênero que não é o seu; revelam um discurso ancorado na percepção das diferenças sexuais e na crença de uma heterossexualidade presumidaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Enfermagem Grupo de Estudos Corporalidade e Promoção da SaúdeUNIFESP, Depto. de Enfermagem Grupo de Estudos Corporalidade e Promoção da SaúdeSciELOAssociação Brasileira de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Muroya, Renata de Lima [UNIFESP]Auad, Daniela [UNIFESP]Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]2015-06-14T13:42:55Z2015-06-14T13:42:55Z2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion114-122application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, p. 114-122, 2011.10.1590/S0034-71672011000100017S0034-71672011000100017.pdf0034-7167S0034-71672011000100017http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302porRevista Brasileira de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T13:26:15Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/6302Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T13:26:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem Gender representations in nursing student and client relations: contributions to the learning process Representaciones de género en las relaciones estudiante de enfermería y cliente: contribuciones al proceso enseñanza-aprendizaje |
title |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem Muroya, Renata de Lima [UNIFESP] Human body Education, nursing Students, nursing Gender identity Sexuality Corpo Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Identidade de gênero Sexualidade |
title_short |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem |
author |
Muroya, Renata de Lima [UNIFESP] |
author_facet |
Muroya, Renata de Lima [UNIFESP] Auad, Daniela [UNIFESP] Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Auad, Daniela [UNIFESP] Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muroya, Renata de Lima [UNIFESP] Auad, Daniela [UNIFESP] Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Human body Education, nursing Students, nursing Gender identity Sexuality Corpo Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Identidade de gênero Sexualidade |
topic |
Human body Education, nursing Students, nursing Gender identity Sexuality Corpo Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Identidade de gênero Sexualidade |
description |
The purpose of the study was to identity, to know, and to improve the knowledge about the relationships of gender among the students and the clients in the practice of nursing care. That was a qualitative study, based in the theory of social representation and analyzed concerning the gender theoretical references. Concerning the data base made, based in the technique of Central Core Theory. The results were organized in a tree. Two main thematic ways were arisen as second interest elements: The triad equality/difference/inequality in the nursing care and The lack of knowledge: a gap in the learning process. The results have showed a students' difficulty in the process to take care a patient who has a different gender of theirs; showed a speech based in the perception of the gender differences and in the belief of heterosexuality presumed |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-01 2015-06-14T13:42:55Z 2015-06-14T13:42:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017 Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, p. 114-122, 2011. 10.1590/S0034-71672011000100017 S0034-71672011000100017.pdf 0034-7167 S0034-71672011000100017 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, p. 114-122, 2011. 10.1590/S0034-71672011000100017 S0034-71672011000100017.pdf 0034-7167 S0034-71672011000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114-122 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268366014119936 |