Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muroya, Renata de Lima [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Auad, Daniela [UNIFESP], Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302
Resumo: The purpose of the study was to identity, to know, and to improve the knowledge about the relationships of gender among the students and the clients in the practice of nursing care. That was a qualitative study, based in the theory of social representation and analyzed concerning the gender theoretical references. Concerning the data base made, based in the technique of Central Core Theory. The results were organized in a tree. Two main thematic ways were arisen as second interest elements: The triad equality/difference/inequality in the nursing care and The lack of knowledge: a gap in the learning process. The results have showed a students' difficulty in the process to take care a patient who has a different gender of theirs; showed a speech based in the perception of the gender differences and in the belief of heterosexuality presumed
id UFSP_6ecff9259d655b1e903cf00c2cfe71eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/6302
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagemGender representations in nursing student and client relations: contributions to the learning processRepresentaciones de género en las relaciones estudiante de enfermería y cliente: contribuciones al proceso enseñanza-aprendizajeHuman bodyEducation, nursingStudents, nursingGender identitySexualityCorpoEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemIdentidade de gêneroSexualidadeThe purpose of the study was to identity, to know, and to improve the knowledge about the relationships of gender among the students and the clients in the practice of nursing care. That was a qualitative study, based in the theory of social representation and analyzed concerning the gender theoretical references. Concerning the data base made, based in the technique of Central Core Theory. The results were organized in a tree. Two main thematic ways were arisen as second interest elements: The triad equality/difference/inequality in the nursing care and The lack of knowledge: a gap in the learning process. The results have showed a students' difficulty in the process to take care a patient who has a different gender of theirs; showed a speech based in the perception of the gender differences and in the belief of heterosexuality presumedEl objetivo del estudio fue identificar, conocer y profundizar los conocimiento sobre las relaciones de género entre estudiantes y clientes en la práctica del cuidado de enfermería. Estudio de abordaje cualitativa fundamentado en los presupuestos de la representación social y analisado bajo la luz de los referenciales teóricos de género. Se utilizó la técnica Teoría del Núcleo Central. Los resultados fueron organizados en un árbol máxima a partir de la cual emergieron como elementos periféricos dos ejes temáticos: La triade igualdad/diferencia/desigualdad en el cuidado de enfermería y La falta de preparación: la laguna en la enseñanza. Los resultados expresan una dificultad por parte de los (las) estudiantes en prestar cuidado al género que no es el suyo; revelan un discurso basado en la percepción de las diferencias sexuales y el la creencia de una supuesta heterosexualidadO objetivo do estudo foi Identificar, conhecer e aprofundar o conhecimento sobre as relações de gênero entre estudantes e clientes na prática do cuidado de enfermagem. Estudo de abordagem qualitativa fundamentado nos pressupostos da representação social e analisado à luz dos referenciais teóricos de gênero. Utilizou-se a técnica Teoria do Núcleo Central. Os resultados foram organizados em uma árvore máxima a partir da qual emergiram como elementos periféricos dois eixos temáticos: A tríade igualdade/diferença/desigualdade no cuidado de enfermagem e A falta de preparo: a lacuna no ensino. Os resultados expressam uma dificuldade por parte dos(as) estudantes em prestar cuidado ao gênero que não é o seu; revelam um discurso ancorado na percepção das diferenças sexuais e na crença de uma heterossexualidade presumidaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Enfermagem Grupo de Estudos Corporalidade e Promoção da SaúdeUNIFESP, Depto. de Enfermagem Grupo de Estudos Corporalidade e Promoção da SaúdeSciELOAssociação Brasileira de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Muroya, Renata de Lima [UNIFESP]Auad, Daniela [UNIFESP]Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]2015-06-14T13:42:55Z2015-06-14T13:42:55Z2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion114-122application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, p. 114-122, 2011.10.1590/S0034-71672011000100017S0034-71672011000100017.pdf0034-7167S0034-71672011000100017http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302porRevista Brasileira de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T13:26:15Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/6302Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T13:26:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
Gender representations in nursing student and client relations: contributions to the learning process
Representaciones de género en las relaciones estudiante de enfermería y cliente: contribuciones al proceso enseñanza-aprendizaje
title Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
Muroya, Renata de Lima [UNIFESP]
Human body
Education, nursing
Students, nursing
Gender identity
Sexuality
Corpo
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Identidade de gênero
Sexualidade
title_short Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
title_full Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
title_sort Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
author Muroya, Renata de Lima [UNIFESP]
author_facet Muroya, Renata de Lima [UNIFESP]
Auad, Daniela [UNIFESP]
Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]
author_role author
author2 Auad, Daniela [UNIFESP]
Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Muroya, Renata de Lima [UNIFESP]
Auad, Daniela [UNIFESP]
Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Human body
Education, nursing
Students, nursing
Gender identity
Sexuality
Corpo
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Identidade de gênero
Sexualidade
topic Human body
Education, nursing
Students, nursing
Gender identity
Sexuality
Corpo
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Identidade de gênero
Sexualidade
description The purpose of the study was to identity, to know, and to improve the knowledge about the relationships of gender among the students and the clients in the practice of nursing care. That was a qualitative study, based in the theory of social representation and analyzed concerning the gender theoretical references. Concerning the data base made, based in the technique of Central Core Theory. The results were organized in a tree. Two main thematic ways were arisen as second interest elements: The triad equality/difference/inequality in the nursing care and The lack of knowledge: a gap in the learning process. The results have showed a students' difficulty in the process to take care a patient who has a different gender of theirs; showed a speech based in the perception of the gender differences and in the belief of heterosexuality presumed
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
2015-06-14T13:42:55Z
2015-06-14T13:42:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, p. 114-122, 2011.
10.1590/S0034-71672011000100017
S0034-71672011000100017.pdf
0034-7167
S0034-71672011000100017
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302
url http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302
identifier_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, p. 114-122, 2011.
10.1590/S0034-71672011000100017
S0034-71672011000100017.pdf
0034-7167
S0034-71672011000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114-122
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268366014119936