O ethos cômico de Lorelai Gilmore: da constituição à persuasão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2966/2100 http://dx.doi.org/10.47369/eidea-21-1-2966 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61238 |
Resumo: | A intensa adesão do público às séries nos leva a refletir sobre a popularidade dessa produção. Diante disso, este artigo elege a série Gilmore Girls como objeto de estudo. Parte-se da hipótese de que a imagem cômica de Lorelai, uma das protagonistas, é responsável não só, mas especialmente, pelo sucesso da série. Os objetivos são mostrar o funcionamento do ethos cômico da personagem e verificar qual o tipo cômico mais característico da mesma. A análise baseia-se nos pressupostos teóricos da Retórica (ARISTÓTELES, 2015) e da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005; REBOUL, 2004; MEYER, 2007a; FERREIRA, 2010), considerando, primordialmente, a noção de ethos. Ademais, considera-se a classificação dos tipos cômicos com base em Carmelino (2018). O corpus de análise é constituído por três cenas, retiradas de alguns episódios da primeira temporada da série. Em termos metodológicos, os discursos das cenas foram transcritos e as imagens captadas mediante os stills dos vídeos |
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