Práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade diante do uso de drogas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/65853 |
Resumo: | Nesta pesquisa entende-se a concepção de adolescência como uma construção histórica-social que avança no sentido de compreender esta fase como um processo dinâmico, e o adolescente diante dos seus modos de vida e expressão em um contexto histórico-social. A concepção de cuidado que se defende é a ampliação da concepção de saúde, compreendendo-a como processo saúde-doença-cuidado e uma visão ecossistêmica, à luz da teoria da vulnerabilidade em saúde. O objetivo geral deste trabalho é compreender o contexto das práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade diante do uso de drogas. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, que realizou entrevistas com profissionais que atuam na área da saúde (UBS e CAPS-IJ) junto aos adolescentes em vulnerabilidade diante do uso de drogas. Os resultados foram categorizados em cinco grupos de análise: práticas de cuidado em saúde, família, territórios vulneráveis, trabalho em rede e participação na pesquisa. Destaca-se, como subcategorias, o campo de tensão destas práticas que repercutem em desafios e potencialidades diante dos temas: estigma, acesso, atendimentos individuais, padrões e motivações para o uso de drogas, construção e vínculo, atendimentos grupais, configurações familiares, território e territorialização – escolhas versus oportunidades, violência, atos infracionais, prostituição, escola, cultura, operacionalização e estratégias do trabalho em rede, ações de prevenção e educação em saúde. Neste mosaico de complexidades, encontra-se uma composição temática que propiciou identificar e discutir importantes aspectos que compõem as práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade ao uso de drogas. Como direcionamentos, há uma riqueza de possibilidades apresentadas a cada categoria de análise, entre as quais enfatiza-se que, a partir do campo de tensões do campo da prática e suas dualidades, sejam intensificadas as ações educativas emancipatórias em todos os âmbitos e encontros para a produção de saúde, com o intuito de transformação da mentalidade diante do processo de adoecimento mental e consequentemente atualização das práticas. O incentivo de que essas ações de educação em saúde aconteçam de forma mais robusta com a estratégia de educação por pares. |
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Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, que realizou entrevistas com profissionais que atuam na área da saúde (UBS e CAPS-IJ) junto aos adolescentes em vulnerabilidade diante do uso de drogas. Os resultados foram categorizados em cinco grupos de análise: práticas de cuidado em saúde, família, territórios vulneráveis, trabalho em rede e participação na pesquisa. Destaca-se, como subcategorias, o campo de tensão destas práticas que repercutem em desafios e potencialidades diante dos temas: estigma, acesso, atendimentos individuais, padrões e motivações para o uso de drogas, construção e vínculo, atendimentos grupais, configurações familiares, território e territorialização – escolhas versus oportunidades, violência, atos infracionais, prostituição, escola, cultura, operacionalização e estratégias do trabalho em rede, ações de prevenção e educação em saúde. Neste mosaico de complexidades, encontra-se uma composição temática que propiciou identificar e discutir importantes aspectos que compõem as práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade ao uso de drogas. Como direcionamentos, há uma riqueza de possibilidades apresentadas a cada categoria de análise, entre as quais enfatiza-se que, a partir do campo de tensões do campo da prática e suas dualidades, sejam intensificadas as ações educativas emancipatórias em todos os âmbitos e encontros para a produção de saúde, com o intuito de transformação da mentalidade diante do processo de adoecimento mental e consequentemente atualização das práticas. O incentivo de que essas ações de educação em saúde aconteçam de forma mais robusta com a estratégia de educação por pares.Não recebi financiamento133 f.porUniversidade Federal de São PauloAdolescentesUso de drogasVulnerabilidade em SaúdeCuidado em Saúde.Práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade diante do uso de drogasHealth care practices for adolescents in vulnerability in the face of drug useinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Educação e Saúde na Infância e na AdolescênciaEnsinoEducação e Saúde na Infância e Adolescência: problemas crônicos e perspectivas 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Nesta pesquisa entende-se a concepção de adolescência como uma construção histórica-social que avança no sentido de compreender esta fase como um processo dinâmico, e o adolescente diante dos seus modos de vida e expressão em um contexto histórico-social. A concepção de cuidado que se defende é a ampliação da concepção de saúde, compreendendo-a como processo saúde-doença-cuidado e uma visão ecossistêmica, à luz da teoria da vulnerabilidade em saúde. O objetivo geral deste trabalho é compreender o contexto das práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade diante do uso de drogas. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, que realizou entrevistas com profissionais que atuam na área da saúde (UBS e CAPS-IJ) junto aos adolescentes em vulnerabilidade diante do uso de drogas. Os resultados foram categorizados em cinco grupos de análise: práticas de cuidado em saúde, família, territórios vulneráveis, trabalho em rede e participação na pesquisa. Destaca-se, como subcategorias, o campo de tensão destas práticas que repercutem em desafios e potencialidades diante dos temas: estigma, acesso, atendimentos individuais, padrões e motivações para o uso de drogas, construção e vínculo, atendimentos grupais, configurações familiares, território e territorialização – escolhas versus oportunidades, violência, atos infracionais, prostituição, escola, cultura, operacionalização e estratégias do trabalho em rede, ações de prevenção e educação em saúde. Neste mosaico de complexidades, encontra-se uma composição temática que propiciou identificar e discutir importantes aspectos que compõem as práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade ao uso de drogas. Como direcionamentos, há uma riqueza de possibilidades apresentadas a cada categoria de análise, entre as quais enfatiza-se que, a partir do campo de tensões do campo da prática e suas dualidades, sejam intensificadas as ações educativas emancipatórias em todos os âmbitos e encontros para a produção de saúde, com o intuito de transformação da mentalidade diante do processo de adoecimento mental e consequentemente atualização das práticas. O incentivo de que essas ações de educação em saúde aconteçam de forma mais robusta com a estratégia de educação por pares. |
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