O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21523 |
Resumo: | Esta tese aborda O trabalho de Conclusão de Curso na Óptica de Docentes e Discentes. Tem o objetivo de analisar o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identificando facilidades, dificuldades e expectivas, bem como as repercussões desse processo. Assume-se como pressuposto que o enfermeiro deve estar preparado para atender a tríade que a sua legislação profissional exige: a perícia na prática assistencial, a administração dos cuidados e o papel de educador/pesquisador. Neste estudo, realizado na Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo, a princípio faz-se uma breve revisão histórica da graduação, no que se refere ao preparo para a realização de pesquisa científica no curso de Enfermagem. A amostra dessa pesquisa foi constituída de 15 alunos e 5 professores da referida instituição. Os crtitérios utilizados envolveram: 1) alunos: que tivessem participado do processo de elaboração do TCC como um todo ou, finalizando seu trabalho, cuja formação para a pesquisa científica tenha sido exclusivamente a exigida pelo curso e 2) professores: que estivessem envolvidos no processo de orientação. Os dados foram obtidos através de um Questionário composto por 8 perguntas (6 semi-abertas e 2 abertas) e do Grupo Focal, esses foram tratados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que a elaboração do TCC tanto na percepção docente quanto discente é uma atividade que tem reconhecida importância, estimula a produção científica e pode melhorar a assistência de Enfermagem. Para tanto, é necessário considerar o desenvolvimento do aluno e estimular a leitura/escrita de textos científicos. A presente pesquisa visa trazer contribuições para a formação dos graduandos e não, propor um modelo e nem estabelecer juízo de valor sobre qualquer atividade acadêmica. |
id |
UFSP_7c4624a29d1fbad8cfb70a099c1a98a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/21523 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Balieiro, Ellen Rúbia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]2015-12-06T23:44:45Z2015-12-06T23:44:45Z2006BALIEIRO, Ellen Rúbia. O Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Enfermagem na Óptica de Docentes e Discentes. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21523Tese-10150.pdfEsta tese aborda O trabalho de Conclusão de Curso na Óptica de Docentes e Discentes. Tem o objetivo de analisar o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identificando facilidades, dificuldades e expectivas, bem como as repercussões desse processo. Assume-se como pressuposto que o enfermeiro deve estar preparado para atender a tríade que a sua legislação profissional exige: a perícia na prática assistencial, a administração dos cuidados e o papel de educador/pesquisador. Neste estudo, realizado na Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo, a princípio faz-se uma breve revisão histórica da graduação, no que se refere ao preparo para a realização de pesquisa científica no curso de Enfermagem. A amostra dessa pesquisa foi constituída de 15 alunos e 5 professores da referida instituição. Os crtitérios utilizados envolveram: 1) alunos: que tivessem participado do processo de elaboração do TCC como um todo ou, finalizando seu trabalho, cuja formação para a pesquisa científica tenha sido exclusivamente a exigida pelo curso e 2) professores: que estivessem envolvidos no processo de orientação. Os dados foram obtidos através de um Questionário composto por 8 perguntas (6 semi-abertas e 2 abertas) e do Grupo Focal, esses foram tratados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que a elaboração do TCC tanto na percepção docente quanto discente é uma atividade que tem reconhecida importância, estimula a produção científica e pode melhorar a assistência de Enfermagem. Para tanto, é necessário considerar o desenvolvimento do aluno e estimular a leitura/escrita de textos científicos. A presente pesquisa visa trazer contribuições para a formação dos graduandos e não, propor um modelo e nem estabelecer juízo de valor sobre qualquer atividade acadêmica.This thesis approaches the Monograph under the Academic Professors and Undergraduate Student’s View. Its objective is to analyze the development process of this work, identifying the easiness, difficulties and expectations as well as the repercussions of this process. It is assumed that a nurse must be prepared to deal with the triad that is required from the nursing legislation: the expertise in care, the care management and the role of a Researcher/Educator. In this study accomplished at Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, in São Paulo, before collecting data, the literature about the research education in Nursing was studied. The sample of this research was constituted of fifteen students and five Professors from the mentioned institution. The criterion used involved: 1-Students who had already participated of the whole preparation process of a monograph or students who were about to conclude their monograph, whose accomplishment of the scientific process had been the one demanded from the course. 2-Teachers who had already obtained a questionnaire composed of eight questions (six numeric open end questions and two text open end questions) and from the Focal group who were treated based on the content analysis. The results of this research evidences that the preparation of the monograph either for academic professors or for undergraduate students is an activity that is paramount, stimulates the scientific production and can improve the nursing practice. However, it is necessary to consider student’s development and stimulate some skills such as the reading and writing of scientific texts. The present research aims to contribute to the formation of graduating students and do not propose a model neither establishes judgment of values over any academic activity.BV UNIFESP: Teses e dissertações96 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudantes de EnfermagemPesquisa em EnfermagemEducação SuperiorPesquisaO trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentesMonograph under the academic professors' and undergraduate students' viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-10150.pdfTese-10150.pdfapplication/pdf310876${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21523/2/Tese-10150.pdfc8e8522f10643cc2c7f1a836c7aadba9MD52open accessTEXTTese-10150.pdf.txtTese-10150.pdf.txtExtracted texttext/plain145089${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21523/3/Tese-10150.pdf.txta4281adae2cf759f0ecd4f96eff1eac1MD53open accessTHUMBNAILTese-10150.pdf.jpgTese-10150.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2796${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21523/5/Tese-10150.pdf.jpg07b3c3111736ea498d075d2033ecb89dMD55open access11600/215232023-05-15 01:18:00.004open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21523Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Monograph under the academic professors' and undergraduate students' view |
title |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes |
spellingShingle |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes Balieiro, Ellen Rúbia [UNIFESP] Estudantes de Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Educação Superior Pesquisa |
title_short |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes |
title_full |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes |
title_fullStr |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes |
title_full_unstemmed |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes |
title_sort |
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes |
author |
Balieiro, Ellen Rúbia [UNIFESP] |
author_facet |
Balieiro, Ellen Rúbia [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balieiro, Ellen Rúbia [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Educação Superior Pesquisa |
topic |
Estudantes de Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Educação Superior Pesquisa |
description |
Esta tese aborda O trabalho de Conclusão de Curso na Óptica de Docentes e Discentes. Tem o objetivo de analisar o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identificando facilidades, dificuldades e expectivas, bem como as repercussões desse processo. Assume-se como pressuposto que o enfermeiro deve estar preparado para atender a tríade que a sua legislação profissional exige: a perícia na prática assistencial, a administração dos cuidados e o papel de educador/pesquisador. Neste estudo, realizado na Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo, a princípio faz-se uma breve revisão histórica da graduação, no que se refere ao preparo para a realização de pesquisa científica no curso de Enfermagem. A amostra dessa pesquisa foi constituída de 15 alunos e 5 professores da referida instituição. Os crtitérios utilizados envolveram: 1) alunos: que tivessem participado do processo de elaboração do TCC como um todo ou, finalizando seu trabalho, cuja formação para a pesquisa científica tenha sido exclusivamente a exigida pelo curso e 2) professores: que estivessem envolvidos no processo de orientação. Os dados foram obtidos através de um Questionário composto por 8 perguntas (6 semi-abertas e 2 abertas) e do Grupo Focal, esses foram tratados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que a elaboração do TCC tanto na percepção docente quanto discente é uma atividade que tem reconhecida importância, estimula a produção científica e pode melhorar a assistência de Enfermagem. Para tanto, é necessário considerar o desenvolvimento do aluno e estimular a leitura/escrita de textos científicos. A presente pesquisa visa trazer contribuições para a formação dos graduandos e não, propor um modelo e nem estabelecer juízo de valor sobre qualquer atividade acadêmica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-06T23:44:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-06T23:44:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BALIEIRO, Ellen Rúbia. O Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Enfermagem na Óptica de Docentes e Discentes. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21523 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Tese-10150.pdf |
identifier_str_mv |
BALIEIRO, Ellen Rúbia. O Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Enfermagem na Óptica de Docentes e Discentes. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006. Tese-10150.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
96 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21523/2/Tese-10150.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21523/3/Tese-10150.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21523/5/Tese-10150.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8e8522f10643cc2c7f1a836c7aadba9 a4281adae2cf759f0ecd4f96eff1eac1 07b3c3111736ea498d075d2033ecb89d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764125765369856 |