A semântica em sala de aula: Considerações sobre a metodologia de ensino/aprendizagem referente ao processo de significação do léxico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarpim, Fabiana de Lourdes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67937
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o tratamento conferido ao ensino de língua portuguesa, mais especificamente aos sentidos atribuídos às expressões e ao próprio processo de significação do léxico, problematizando práticas e metodologias de ensino/aprendizagem. Este tema é de grande relevância por apresentar pistas para um trabalho de apreensão da língua e do seu funcionamento de uma maneira mais significativa e reflexiva. Para tanto, delimitamos, no primeiro capítulo, uma análise bibliográfica de obras conceituadas de natureza gramatical e linguística no que diz respeito à semântica, apontando concepções que embasam suas teorias acerca do sentido das palavras e ressaltando divergências, aproximações e supostas inovações que as caracterizam. No segundo capítulo, apresentamos uma reflexão sobre a construção da significação na língua, problematizando observações realizadas em Residência Pedagógica e analisando equívocos comumente cometidos em sala de aula no que se refere ao tratamento conferido ao sentido das expressões, bem como as limitações decorrentes de práticas tradicionais. Dessa forma, ao romper com os paradigmas tradicionais que historicamente sustentam as práticas de ensino das unidades léxico-gramaticais por meio do suporte teórico de Franchi (2006), Rezende (2008) Romero (2009) e De Vogüé, Franckel & Paillard (2011), busca-se apresentar algumas saídas para um trabalho mais reflexivo com a língua fundamentada nas atividades linguística, epilinguística e metalinguística.
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