Prática De Planejamento Escolar Na Rede Estadual Paulista De Ensino: Plano De Ação Participativo Para Escolas (Pap)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Daniela Aparecida Guedes De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4662774
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50260
Resumo: O Plano de Ação Participativo (PAP) foi um instrumento de suporte ao planejamento e gestão escolar elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública, implementado na rede pública de ensino no ano de 2012. O foco desta pesquisa incidiu, especialmente, sobre a indução e execução dessa prática de planejamento na gestão escolar das escolas prioritárias. O objetivo geral foi investigar como os Diretores de Escola e Supervisores de Ensino envolvidos nessa experiência avaliaram a indução e a execução local dessa política, caracterizada como política de fortalecimento do planejamento e da gestão escolar. Como objetivos específicos, buscou-se examinar a metodologia utilizada na indução e execução local do Plano de Ação Participativo; descrever a interação que os Diretores de Escolas Prioritárias e Supervisores de Ensino tiveram com o instrumento de planejamento e gestão escolar; investigar o conhecimento do processo de planejamento estratégico e participativo, destacando-se particularmente o Plano de Ação Participativo implantado no ano de 2012 e analisar, sob o ponto de vista dos Supervisores de Ensino e dos Diretores de Escolas públicas estaduais da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, quais foram as dificuldades de compreensão e execução formal do instrumento de planejamento e gestão escolar. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e foram adotados procedimentos sistemáticos de coleta de dados por meio de entrevistas com esses Diretores de Escolas e Supervisores de Ensino. A análise documental abrangeu tutoriais que expressaram essa política e documentos orientadores para o planejamento, publicados pela SEESP. O PAP foi a expressão da gestão centrada na escola, porque coube às escolas realizar um diagnóstico dos problemas sob a sua governabilidade e construir um Plano para superá-los. Este modelo que consistiu na estratégia de descentralizar a tomada de decisões a nível local das escolas, envolvendo preferencialmente toda a comunidade escolar, causou desagrado aos Diretores de Escola e Supervisores de Ensino porque eles reconheceram que os problemas que não estão sob a governabilidade da escola são os que mais afetam a escola pública. Esse movimento de descentralização provocou inquietações substanciais na rotina escolar, mostrando ser a gestão, e não a qualidade de educação, o objeto da política educacional. O nível de participação anunciado no texto e o nível de participação efetivamente realizado por meio da indução feita pelo cronograma prescrito pela SEESP não se coadunaram. Como síntese dos resultados, as análises dos dados permitiram afirmar que a metodologia do planejamento estratégico, postulada pelo PAP, não foi incorporada à prática de planejamento, uma vez que a falta de um acompanhamento exógeno à Diretoria de Ensino e às escolas foi apontada como elemento imprescindível para a continuidade do Plano, devido à ausência de vínculos com a política concebida pela SEESP. A ausência de pertencimento diante das políticas educacionais enfraqueceu a capacidade de protagonismo dos sujeitos e a continuidade do projeto, submetendo as escolas aos ventos circunstanciais de iniciativas dos órgãos centrais da SEESP.
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O objetivo geral foi investigar como os Diretores de Escola e Supervisores de Ensino envolvidos nessa experiência avaliaram a indução e a execução local dessa política, caracterizada como política de fortalecimento do planejamento e da gestão escolar. Como objetivos específicos, buscou-se examinar a metodologia utilizada na indução e execução local do Plano de Ação Participativo; descrever a interação que os Diretores de Escolas Prioritárias e Supervisores de Ensino tiveram com o instrumento de planejamento e gestão escolar; investigar o conhecimento do processo de planejamento estratégico e participativo, destacando-se particularmente o Plano de Ação Participativo implantado no ano de 2012 e analisar, sob o ponto de vista dos Supervisores de Ensino e dos Diretores de Escolas públicas estaduais da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, quais foram as dificuldades de compreensão e execução formal do instrumento de planejamento e gestão escolar. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e foram adotados procedimentos sistemáticos de coleta de dados por meio de entrevistas com esses Diretores de Escolas e Supervisores de Ensino. A análise documental abrangeu tutoriais que expressaram essa política e documentos orientadores para o planejamento, publicados pela SEESP. O PAP foi a expressão da gestão centrada na escola, porque coube às escolas realizar um diagnóstico dos problemas sob a sua governabilidade e construir um Plano para superá-los. Este modelo que consistiu na estratégia de descentralizar a tomada de decisões a nível local das escolas, envolvendo preferencialmente toda a comunidade escolar, causou desagrado aos Diretores de Escola e Supervisores de Ensino porque eles reconheceram que os problemas que não estão sob a governabilidade da escola são os que mais afetam a escola pública. Esse movimento de descentralização provocou inquietações substanciais na rotina escolar, mostrando ser a gestão, e não a qualidade de educação, o objeto da política educacional. O nível de participação anunciado no texto e o nível de participação efetivamente realizado por meio da indução feita pelo cronograma prescrito pela SEESP não se coadunaram. Como síntese dos resultados, as análises dos dados permitiram afirmar que a metodologia do planejamento estratégico, postulada pelo PAP, não foi incorporada à prática de planejamento, uma vez que a falta de um acompanhamento exógeno à Diretoria de Ensino e às escolas foi apontada como elemento imprescindível para a continuidade do Plano, devido à ausência de vínculos com a política concebida pela SEESP. A ausência de pertencimento diante das políticas educacionais enfraqueceu a capacidade de protagonismo dos sujeitos e a continuidade do projeto, submetendo as escolas aos ventos circunstanciais de iniciativas dos órgãos centrais da SEESP.The Participatory Action Plan (PAP) was a support instrument for school planning and management elaborated by São Paulo State Educational Secretary (Secretaria de Educação do Estado de Sao Paulo) in partnership with Sao Paulo State Public Administration Secretary (Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo), implemented in the public school system in 2012. This research was focused mainly on the induction and execution of this planning practice in the school management of priority schools. The general objective was to investigate how the school principals and also how the educational supervisors who were involved in this experiment evaluated the induction and local execution of this policy, characterized as a policy to strengthen planning and school management. As specific objectives, I sought to examine the methodology that was used in the induction and local implemention of the Participatory Action Plan (PAP); to describe the interaction that the Principals of Priority schools and Educational Supervisors had with the school planning and management instrument; to investigate the knowledge of the process of strategic and participatory planning, particularly highlighting the Participatory Action Plan (PAP) implemented in the year of 2012 and analyze,from the point of view of the Educational Supervisors and the Public School Principals of the Teaching Board of Jacareí-SP Region, what were in fact the difficulties of understanding and formal implementation of this planning and management tool. The research was developed under the qualitative approach and systematic procedures of data collection were adopted through interviews with those School Principals and Educational Supervisors. The documentary analysis included tutorials that expressed this policy and planning documents, published by São Paulo State Educational Secretary (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- SEESP). The Participatory Action Plan (PAP) was the expression of school-centered management, because it was up to the schools to make a diagnosis of the problems under their governance and to build a Plan to overcome them.This model, which consisted of the strategy of decentralizing local school decision making, involved preferably the whole school community, cause displeasure to School Principals and Educational Supervisors because they recognized that the main problems that were affecting the schools were not the ones under their governance.This movement of descentralization caused substantial disquiet in the school routine, showing that is management, and not quality of education, is the object of educational policy. The level os participation announced in the text and the level of participation actually achieved through the induction made by the scheadule prescribed by São Paulo State Educational Secretary (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- SEESP) were not in line. As a synthesis of the results, the analysis of the data allowed to affirm that the methodology of strategic planning, postulated by the Participatory Action Plan (PAP) was not incorporated into the planning practice, since the lack of and exogenous monitoring to the Teaching Board of Jacareí-SP Region and to the schools was pointed out as an essential element for the continuity os the Plan, due to the lack of links with the policy conceived by São Paulo State Educational Secretary (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- SEESP).The absence of belonging to educational policies weakened the ability of protagonists and continuity of the Project, subjecting schools to the circunstantial winds of initiatives of the central organs of São Paulo State Educational Secretary (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- SEESP)Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)124p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Plano De Ação ParticipativoPlanejamento EscolarGestão EscolarPlanejamento EstratégicoParticipaçãoParticipatory Action PlanSchool PlanningSchool ManagementStrategic PlanningParticipationPrática De Planejamento Escolar Na Rede Estadual Paulista De Ensino: Plano De Ação Participativo Para Escolas (Pap)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEscola Pública, Formação De Professores E Práticas PedagógicasORIGINAL07 - Daniela Aparecida Guedes de Paula.pdf07 - Daniela Aparecida Guedes de Paula.pdfapplication/pdf1055619${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50260/1/07%20-%20Daniela%20Aparecida%20Guedes%20de%20Paula.pdf8ad7ee5a5eea0b6573c928a3b42b4bceMD51open accessTEXT07 - Daniela Aparecida Guedes de Paula.pdf.txt07 - Daniela Aparecida Guedes de Paula.pdf.txtExtracted texttext/plain462645${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50260/5/07%20-%20Daniela%20Aparecida%20Guedes%20de%20Paula.pdf.txt15e10db411bd1428805e80e354009a39MD55open accessTHUMBNAIL07 - Daniela Aparecida Guedes de Paula.pdf.jpg07 - Daniela Aparecida Guedes de Paula.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3931${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50260/7/07%20-%20Daniela%20Aparecida%20Guedes%20de%20Paula.pdf.jpga1cabe9f5a9034a14092d09875688f2dMD57open access11600/502602023-05-15 10:36:23.538open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50260Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:36:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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