A trajetória dos serviços e a atenção primária à saúde na história de vida de duas usuárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Patrícia Leal [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8854
Resumo: O relatório Dawson, 1920, propõe um novo modelo de organização dos serviços de saúde com base na Atenção Primária à Saúde – APS. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS (1978) - este modelo é o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde. Com o uso do método qualitativo da História Oral Temática, esta pesquisa tem por objetivo compreender uma trajetória histórica da atenção primária nos serviços de saúde, por meio da história do atendimento individual do usuário de uma unidade básica de saúde (UBS). Foram entrevistadas duas usuárias da UBS Vila Renato, localizada em Sapopemba – SP, as quais foram nominadas por Maria e Antônia. Da análise dos dados, foram selecionados dois grandes períodos da história de vida das narradoras: um em relação ao cuidado da saúde antes da chegada destas mulheres (de Maria e Antônia) na cidade de São Paulo, e outro em relação ao cuidado da saúde enquanto residentes em São Paulo. O segundo momento foi dividido em seis períodos: 1983, antes da inauguração da UBS Vila Renato; entre 1983 e 1987, com o início das atividades da UBS Vila Renato e antes implantação do SUS; de 1988 à 1992, com as políticas de saúde do SUS e a gestão Erundina; entre 1993 e 2000, com o Plano de Assistência em Saúde (PAS) e outras ações da Saúde na gestão Maluf e Pitta; de 2001 a 2004, com o Programa Saúde da Família (PSF) e outras ações da Saúde na gestão Marta Suplicy; de 2005 a 2009, com as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) entre outras ações da Saúde, nas gestões dos prefeitos Serra e Kassab. Nos períodos estudados, Maria e Antônia relataram a evolução da qualidade dos serviços de saúde tanto via vinculo de seus trabalhadores quanto via programas envolvidos com as ações de Atenção Primária à Saúde que, dependendo da administração pública em vigência, foram desenvolvidos de formas diferentes, provocando descontinuidade e falta de integralidade no cuidado à saúde. Acreditamos que o desenvolvimento de ações focalizadas na Atenção Primária à Saúde exige o comprometimento das gestões e dos trabalhadores da saúde, visando à melhoria da saúde da população.
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Com o uso do método qualitativo da História Oral Temática, esta pesquisa tem por objetivo compreender uma trajetória histórica da atenção primária nos serviços de saúde, por meio da história do atendimento individual do usuário de uma unidade básica de saúde (UBS). Foram entrevistadas duas usuárias da UBS Vila Renato, localizada em Sapopemba – SP, as quais foram nominadas por Maria e Antônia. Da análise dos dados, foram selecionados dois grandes períodos da história de vida das narradoras: um em relação ao cuidado da saúde antes da chegada destas mulheres (de Maria e Antônia) na cidade de São Paulo, e outro em relação ao cuidado da saúde enquanto residentes em São Paulo. O segundo momento foi dividido em seis períodos: 1983, antes da inauguração da UBS Vila Renato; entre 1983 e 1987, com o início das atividades da UBS Vila Renato e antes implantação do SUS; de 1988 à 1992, com as políticas de saúde do SUS e a gestão Erundina; entre 1993 e 2000, com o Plano de Assistência em Saúde (PAS) e outras ações da Saúde na gestão Maluf e Pitta; de 2001 a 2004, com o Programa Saúde da Família (PSF) e outras ações da Saúde na gestão Marta Suplicy; de 2005 a 2009, com as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) entre outras ações da Saúde, nas gestões dos prefeitos Serra e Kassab. Nos períodos estudados, Maria e Antônia relataram a evolução da qualidade dos serviços de saúde tanto via vinculo de seus trabalhadores quanto via programas envolvidos com as ações de Atenção Primária à Saúde que, dependendo da administração pública em vigência, foram desenvolvidos de formas diferentes, provocando descontinuidade e falta de integralidade no cuidado à saúde. Acreditamos que o desenvolvimento de ações focalizadas na Atenção Primária à Saúde exige o comprometimento das gestões e dos trabalhadores da saúde, visando à melhoria da saúde da população.The Dawson report, 1920, consider a new model of organization about health services of the Primary Health Care - PHC. According to World Health Organization WHO - (1978) this model is the first level of contact of individuals, family and community with the national health system, leading the health attention to the next place where people live and work, constituting the first element of a process of continued attention to the health. With the use of the qualitative method of Thematic Oral History, this research has for objective to understand a historical trajectory of the primary care in health services, by the history of two users’ individual care in a basic unit health (UBS). Had been interviewed two users of the UBS Vila Renato, located in Sapopemba - SP, which had been called by Maria and Antônia. From the data analysis two periods of their life history had been selected: one in relation to the health care before the arrival of these women (Maria and Antônia) in São Paulo city, and another one in relation to this care while residents in São Paulo. The second moment was divided in six periods: 1983, before the inauguration of the UBS Vila Renato; between 1983 and 1987, with the beginning of the activities of the UBS Vila Renato and before implantation of the SUS; of 1988 to the 1992, with the politics of health of the SUS and the Erundina management; between 1993 and 2000, with the Plano de Atendimento à Saúde (PAS) and other actions of the health in the management Maluf and Pitta; of 2001 the 2004, with the Programa Saúde da Família (PSF) and other actions of the Health in the management Marta Suplicy e; of 2005 the 2009, with the units of Assistência Medica Ambulatorial (AMA) among others action of the Health, in the managements of mayors Serra and Kassab. During these periods, Maria and Antônia told the evolution of the service quality not only regarding the workers’ partnership but also the programs related to the actions of Primary Health Care that, depending on the current public administration, had been developed in different forms, provoking discontinuity and lack of completeness in health care. We believe that the development of actions focused on the Primary Health Care demands the managements and the workers’ commitment, aiming at the improvement in the population’s health.TEDEporUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Serviços de saúdePesquisa qualitativaUnidade Básica de SaúdeAtenção primária à saúdeHealth servicesQualitative researchSingle Health System (Brazil)Primary health careA trajetória dos serviços e a atenção primária à saúde na história de vida de duas usuáriasThe trajectory of services and primary health care in life story of two usersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão PauloEnfermagem - EPEORIGINALPublico-405.pdfPublico-405.pdfapplication/pdf1068235${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8854/1/Publico-405.pdfd9bb8fbc6bc73413c8b48b6bb91fd3e9MD51open accessTEXTRetido-405.pdf.txtRetido-405.pdf.txtExtracted texttext/plain173183${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8854/2/Retido-405.pdf.txte6e0d4efc6dd9479b0690ddaa99706fcMD52embargoed access|||2030-01-01Publico-405.pdf.txtPublico-405.pdf.txtExtracted texttext/plain173261${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8854/4/Publico-405.pdf.txt290556c55dc7fa03aeaae40aefd90ac1MD54open accessTHUMBNAILPublico-405.pdf.jpgPublico-405.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3767${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8854/6/Publico-405.pdf.jpg71796d9075de37b402cffa954cafbbf6MD56open access11600/88542023-05-15 01:45:07.702open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8854Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:45:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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