Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes De Domenico, Edvane Birelo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/57567
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600053
Resumo: Objective: To compare the improvement of knowledge and skills of undergraduate students who participated in activities developed in the Virtual Learning Environment, Moodle, with those who did not participate, during hospital practice in an intensive care unit
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The experimental group consisted of Moodle and hospital practice, compared to the control group with the traditional strategy. The outcome in the experimental study was evaluated by a validated instrument. In the descriptive qualitative study, content analysis was used. Results: With a mean age of 23 years and digital fluency, the experimental group had a mean score of 9.1 before the intervention, and the control group had 9.4. After the intervention, the experimental group had 11.5 and the control group had 10.2. Qualitative data reinforced the advantages of associating Moodle with the performance of practical care. Conclusion: There was an improvement in the learning outcome in the group that used Moodle. The experimental group participants reported greater security and confidence in their practice.Objetivo: Comparar o aprimoramento de conhecimentos e habilidades dos graduandos que participaram das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, no período de prática hospitalar em unidade de terapia intensiva, com os que não participaram; compreender a percepção dos estudantes em relação ao uso do Moodle associado ao ensino da prática hospitalar para a construção do conhecimento. Métodos: Estudo desenvolvido em duas etapas: experimental e descritivo, com graduandos de Enfermagem, de uma instituição de ensino superior da capital de São Paulo. Grupo Experimento constituído pelo Moodle e prática hospitalar, comparado com estratégia tradicional, Grupo Controle. O desfecho no estudo experimental foi avaliado por instrumento validado. No estudo descritivo, qualitativo, utilizou-se análise de conteúdo. Resultados: Com Média de idade 23 anos e fluência digital o Grupo Experimento, pré-intervenção, apresentou média de acertos de 9,1 e o controle de 9,4. Ao final, Grupo Experimento apresentou 11,5 de acertos e controle 10,2. Dados qualitativos reforçaram as vantagens da associação do uso do Moodle no desempenho da pratica assistencial. Conclusão: Houve melhoria no resultado do aprendizado no grupo que utilizou o Moodle. Participantes do Grupo Experimento relataram maior segurança e confiança para a assistência.Univ Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilWeb of Science381-389engporUniv Fed Sao Paulo, Dept EnfermagenActa Paulista De EnfermagemTecnologia educacionalEducação a distânciaEducação em enfermagemPesquisa em educação de enfermagemPrática do docente de enfermagemEducação superiorUnidades de terapia intensivaEducational technologyEducation, distanceEducation, nursingNursing education researchNursing faculty practiceEducation, higherIntensive care unitsPlataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimentalMoodle platform for the construction of knowledge in intensive care: an experimental studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSao Paulo294info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000389767000004-en.pdfapplication/pdf190132${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57567/1/WOS000389767000004-en.pdfbad8901b41d545c2a2f2386fe9981abeMD51open accessWOS000389767000004-pt.pdfapplication/pdf229524${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57567/2/WOS000389767000004-pt.pdfb58f1885259063149e068cb3186659f5MD52open accessTEXTWOS000389767000004-en.pdf.txtWOS000389767000004-en.pdf.txtExtracted texttext/plain36961${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57567/39/WOS000389767000004-en.pdf.txteae6547f3bf407087e4b21f07d7a451dMD539open accessWOS000389767000004-pt.pdf.txtWOS000389767000004-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain39476${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57567/42/WOS000389767000004-pt.pdf.txt2d3888cd87c6bde528655c601ffc59b8MD542open accessTHUMBNAILWOS000389767000004-en.pdf.jpgWOS000389767000004-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8053${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57567/41/WOS000389767000004-en.pdf.jpgd04448254a867c4eb59f7e1d21c98597MD541open accessWOS000389767000004-pt.pdf.jpgWOS000389767000004-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7958${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57567/44/WOS000389767000004-pt.pdf.jpg840cd6592501a1703d0c63e09c73c8f5MD544open access11600/575672023-06-05 20:00:42.393open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/57567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:00:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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