Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8730 http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400008 |
Resumo: | Os efeitos do contato direto com a natureza nos conhecimentos, nas intenções e atitudes pró-ambientais foram avaliados durante viagens com estudantes universitários ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), onde foram realizadas atividades dirigidas desenvolvidas ao longo de 16 anos. As mudanças nos conhecimentos, valores e atitudes foram avaliadas nesses alunos (grupos experimentais) e em outros, que não participaram das viagens (grupos- controle), por meio de questionários que foram aplicados antes (pré-testes) e depois da viagem (pós-testes). Diferenças significativas foram verificadas entre os grupos-controle e experimentais, bem como discrepâncias entre os pré e pós-testes aplicados aos grupos experimentais - uma clara indicação de que o contato direto com a natureza afetou o posicionamento dos alunos em relação às questões ambientais. Estes resultados reforçam a ideia da importância do contato com a natureza como forma de implementar comportamentos pró-ambientais. |
id |
UFSP_5138f9393b6122842fbb27d961620d4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/8730 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Neiman, Zysman [UNIFESP]Ades, CésarUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:47:26Z2015-06-14T13:47:26Z2014-12-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 4, p. 889-902, 2014.1516-7313http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8730http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400008S1516-73132014000400008.pdfS1516-7313201400040000810.1590/1516-73132014000400008Os efeitos do contato direto com a natureza nos conhecimentos, nas intenções e atitudes pró-ambientais foram avaliados durante viagens com estudantes universitários ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), onde foram realizadas atividades dirigidas desenvolvidas ao longo de 16 anos. As mudanças nos conhecimentos, valores e atitudes foram avaliadas nesses alunos (grupos experimentais) e em outros, que não participaram das viagens (grupos- controle), por meio de questionários que foram aplicados antes (pré-testes) e depois da viagem (pós-testes). Diferenças significativas foram verificadas entre os grupos-controle e experimentais, bem como discrepâncias entre os pré e pós-testes aplicados aos grupos experimentais - uma clara indicação de que o contato direto com a natureza afetou o posicionamento dos alunos em relação às questões ambientais. Estes resultados reforçam a ideia da importância do contato com a natureza como forma de implementar comportamentos pró-ambientais.The effects of direct contact with nature on pro-environmental attitudes, values and knowledge were assessed by taking college students on field trips at Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), and applying a system of directed activities developed throughout 16 years. The changes in knowledge, values and attitudes were evaluated in these students (experimental groups) and other students who were not exposed to the field trips (control groups) through questionnaires which were applied before (pre-tests) and after the trip (post-tests). Meaningful differences were verified between the control and the experimental groups, as well as discrepancies between the pre- and post-tests applied to the experimental groups - a clear indication that the direct contact with nature affected the positioning of the students towards environmental matters. These outcomes reinforce the idea of the importance of contact with nature as a way of implementing pro-environmental behaviors.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, ICAQFSciELO889-902engPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru)Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudesO contato com a natureza: efeitos de viagens ao campo sobre os conhecimentos intenções e atitudes pró-ambientaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-73132014000400008.pdfapplication/pdf388594${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8730/1/S1516-73132014000400008.pdf3e2592ac18af7a549a39b73f98b7b1ebMD51open accessTEXTS1516-73132014000400008.pdf.txtS1516-73132014000400008.pdf.txtExtracted texttext/plain46920${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8730/9/S1516-73132014000400008.pdf.txt4b06308d2c701f74d54dd1e0e1175dd9MD59open accessTHUMBNAILS1516-73132014000400008.pdf.jpgS1516-73132014000400008.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5816${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8730/11/S1516-73132014000400008.pdf.jpg1cc51b31cea7ff5dfec9955151c588d8MD511open access11600/87302023-06-05 19:20:55.785open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8730Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:20:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
O contato com a natureza: efeitos de viagens ao campo sobre os conhecimentos intenções e atitudes pró-ambientais |
title |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes |
spellingShingle |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes Neiman, Zysman [UNIFESP] |
title_short |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes |
title_full |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes |
title_fullStr |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes |
title_full_unstemmed |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes |
title_sort |
Contact with nature: effects of field trips on pro-environmental knowledge, intentions and attitudes |
author |
Neiman, Zysman [UNIFESP] |
author_facet |
Neiman, Zysman [UNIFESP] Ades, César |
author_role |
author |
author2 |
Ades, César |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neiman, Zysman [UNIFESP] Ades, César |
description |
Os efeitos do contato direto com a natureza nos conhecimentos, nas intenções e atitudes pró-ambientais foram avaliados durante viagens com estudantes universitários ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), onde foram realizadas atividades dirigidas desenvolvidas ao longo de 16 anos. As mudanças nos conhecimentos, valores e atitudes foram avaliadas nesses alunos (grupos experimentais) e em outros, que não participaram das viagens (grupos- controle), por meio de questionários que foram aplicados antes (pré-testes) e depois da viagem (pós-testes). Diferenças significativas foram verificadas entre os grupos-controle e experimentais, bem como discrepâncias entre os pré e pós-testes aplicados aos grupos experimentais - uma clara indicação de que o contato direto com a natureza afetou o posicionamento dos alunos em relação às questões ambientais. Estes resultados reforçam a ideia da importância do contato com a natureza como forma de implementar comportamentos pró-ambientais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 4, p. 889-902, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8730 http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400008 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1516-73132014000400008.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1516-73132014000400008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-73132014000400008 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 4, p. 889-902, 2014. 1516-7313 S1516-73132014000400008.pdf S1516-73132014000400008 10.1590/1516-73132014000400008 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8730 http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
889-902 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8730/1/S1516-73132014000400008.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8730/9/S1516-73132014000400008.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8730/11/S1516-73132014000400008.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e2592ac18af7a549a39b73f98b7b1eb 4b06308d2c701f74d54dd1e0e1175dd9 1cc51b31cea7ff5dfec9955151c588d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460268163989504 |