Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63543 |
Resumo: | A presente dissertação realiza um estudo comparativo entre os filmes brasileiro e argentino A Dama do Lotação, de 1978, dirigido por Neville de Almeida, e Fuego, de 1969, dirigido por Armando Bo. Nosso objetivo central é observar como se dá o embate entre discursos transgressores e conservadores em um mesmo produto cultural. Para isso, no primeiro capítulo, buscamos desenvolver uma contextualização histórica que viviam os dois países de origem dessas produções cinematográficas no momento do seu lançamento. Já no segundo capítulo, descrevemos semelhanças e diferenças entre os gêneros erótico e pornográfico e ancoramos os diretores nessas categorias, ao trazer uma explanação sobre a Pornochanchada e o Exploitation. Por fim, o terceiro e último capítulo se dedica às análises, nos âmbitos cinematográfico e discursivo. |
id |
UFSP_b7a6586ef7f35d880f31f6b5d45a36f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/63543 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Costa, Karine Almeida Leite da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9320789215415635http://lattes.cnpq.br/6207497690180038Menezes, Andreia dos SantosGuarulhos, São Paulo2022-03-15T20:06:31Z2022-03-15T20:06:31Z2021-08-26Costa, Karinehttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63543A presente dissertação realiza um estudo comparativo entre os filmes brasileiro e argentino A Dama do Lotação, de 1978, dirigido por Neville de Almeida, e Fuego, de 1969, dirigido por Armando Bo. Nosso objetivo central é observar como se dá o embate entre discursos transgressores e conservadores em um mesmo produto cultural. Para isso, no primeiro capítulo, buscamos desenvolver uma contextualização histórica que viviam os dois países de origem dessas produções cinematográficas no momento do seu lançamento. Já no segundo capítulo, descrevemos semelhanças e diferenças entre os gêneros erótico e pornográfico e ancoramos os diretores nessas categorias, ao trazer uma explanação sobre a Pornochanchada e o Exploitation. Por fim, o terceiro e último capítulo se dedica às análises, nos âmbitos cinematográfico e discursivo.Esta disertación tiene como base el estudio comparativo entre las películas brasileña y argentina: A Dama do Lotação, de 1978, dirigida por Neville de Almeida y Fuego, de 1969, dirigida por Armando Bo. Nuestro principal objetivo es analizar cómo se da el embate entre los discursos transgresores y conservadores en un mismo producto cultural. Para ello, en el primer capítulo, buscamos desarrollar acerca de la contextualización histórica en la que vivían los dos países de origen de esas producciones cinematográficas. Ya en el segundo capítulo, buscamos referenciar similitudes y diferencias entre los géneros erótico y pornográfico y anclar los directores en esas categorías, al traer una explicación sobre la Pornochanchada y el cine explotación. En el tercero y último, se encuentran los análisis en los aspectos cinematográfico y discursivo.Não recebi financiamento121 f.porUniversidade Federal de São PauloAnálise do discursoCinemaEstudos comparadosBrasilArgentinaConservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970¿Conservador o transgresor? Un estudio discursivo sobre el cine soft porn en Brasil y en Argentina de las décadas de 1960 y 1970.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasLinguística e LiteraturaLinguagem em Novos ContextosORIGINALCosta, Karine. Dissertação, 2021.docx (3).pdfCosta, Karine. Dissertação, 2021.docx (3).pdfapplication/pdf18352943${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/5/Costa%2c%20Karine.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2c%202021.docx%20%283%29.pdf63ccb064545ca8cd7386c212dd3e5376MD55open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85881${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/6/license.txta2ffb2f8ed36e1e004d6c3c703d2b1ccMD56open accessTEXTCosta, Karine. Dissertação, 2021.docx (3).pdf.txtCosta, Karine. Dissertação, 2021.docx (3).pdf.txtExtracted texttext/plain231647${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/13/Costa%2c%20Karine.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2c%202021.docx%20%283%29.pdf.txtbb0767f9c8989962ba6d523730133ffaMD513open accessTHUMBNAILCosta, Karine. Dissertação, 2021.docx (3).pdf.jpgCosta, Karine. Dissertação, 2021.docx (3).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3811${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/15/Costa%2c%20Karine.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2c%202021.docx%20%283%29.pdf.jpg37b7d2d7ba56c930297fe56582708eabMD515open access11600/635432023-05-17 01:09:32.573open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-17T04:09:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
¿Conservador o transgresor? Un estudio discursivo sobre el cine soft porn en Brasil y en Argentina de las décadas de 1960 y 1970. |
title |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 |
spellingShingle |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 Costa, Karine Almeida Leite da [UNIFESP] Análise do discurso Cinema Estudos comparados Brasil Argentina |
title_short |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 |
title_full |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 |
title_fullStr |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 |
title_full_unstemmed |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 |
title_sort |
Conservador ou Transgressor? Um estudo discursivo sobre o cinema soft porn no Brasil e na Argentina das décadas de 1960 e 1970 |
author |
Costa, Karine Almeida Leite da [UNIFESP] |
author_facet |
Costa, Karine Almeida Leite da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9320789215415635 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6207497690180038 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Karine Almeida Leite da [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Andreia dos Santos |
contributor_str_mv |
Menezes, Andreia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Cinema Estudos comparados Brasil Argentina |
topic |
Análise do discurso Cinema Estudos comparados Brasil Argentina |
description |
A presente dissertação realiza um estudo comparativo entre os filmes brasileiro e argentino A Dama do Lotação, de 1978, dirigido por Neville de Almeida, e Fuego, de 1969, dirigido por Armando Bo. Nosso objetivo central é observar como se dá o embate entre discursos transgressores e conservadores em um mesmo produto cultural. Para isso, no primeiro capítulo, buscamos desenvolver uma contextualização histórica que viviam os dois países de origem dessas produções cinematográficas no momento do seu lançamento. Já no segundo capítulo, descrevemos semelhanças e diferenças entre os gêneros erótico e pornográfico e ancoramos os diretores nessas categorias, ao trazer uma explanação sobre a Pornochanchada e o Exploitation. Por fim, o terceiro e último capítulo se dedica às análises, nos âmbitos cinematográfico e discursivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-15T20:06:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-15T20:06:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Costa, Karine |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63543 |
identifier_str_mv |
Costa, Karine |
url |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Guarulhos, São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/5/Costa%2c%20Karine.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2c%202021.docx%20%283%29.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/6/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/13/Costa%2c%20Karine.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2c%202021.docx%20%283%29.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63543/15/Costa%2c%20Karine.%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2c%202021.docx%20%283%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63ccb064545ca8cd7386c212dd3e5376 a2ffb2f8ed36e1e004d6c3c703d2b1cc bb0767f9c8989962ba6d523730133ffa 37b7d2d7ba56c930297fe56582708eab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764184583143424 |