Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017 |
Resumo: | Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da UNIFESP. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações. |
id |
UFSP_c76cfa15150c1fac0b29ecc47b60287a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/5079 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP]Abud, Cristiane Curi [UNIFESP]Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:39:14Z2015-06-14T13:39:14Z2009-06-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 282-290, 2009.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017S0100-55022009000200017.pdfS0100-5502200900020001710.1590/S0100-55022009000200017Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da UNIFESP. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.An early clinical exposure program was developed with the aim of avoiding fragmentation and stereotyped behaviors during medical training. Second-year medical students received an introductory course on Integrated Basic Clinical Skills (BCS), which included hospital rounds followed by case discussions led jointly by faculty members from medical psychology and various clinical areas (internal medicine, pediatrics, obstetrics, gynecology, and geriatrics). Special care was taken to provide a model in which medical students could learn about biological, psychological, and social aspects of illness within the same format. The article discusses the objectives, logistics, and staff of the course, based on the experience at the Federal University in São Paulo. The model offers an integrated model for both students and faculty. Further studies are necessary to evaluate these preliminary findings.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPM, São Paulo, BrazilSciELO282-290porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaEducação médicaPsicologia médicaAnamneseCurrículoEducation, medicalPsychology, medicalMedical history takingCurriculumSemiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médicaIntegrated basic clinical skills: a curricular experience with early, comprehensive exposure to clinical practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022009000200017.pdfapplication/pdf123643${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/1/S0100-55022009000200017.pdf3b3ef70f5fc208b1b81fd09d6dc72df7MD51open accessTEXTS0100-55022009000200017.pdf.txtS0100-55022009000200017.pdf.txtExtracted texttext/plain39735${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/2/S0100-55022009000200017.pdf.txtb46869b34e542a0e9d23cc4aed0c3da7MD52open access11600/50792023-02-15 09:10:16.293open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5079Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-15T12:10:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integrated basic clinical skills: a curricular experience with early, comprehensive exposure to clinical practice |
title |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
spellingShingle |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP] Educação médica Psicologia médica Anamnese Currículo Education, medical Psychology, medical Medical history taking Curriculum |
title_short |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_full |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_fullStr |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_full_unstemmed |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_sort |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
author |
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP] |
author_facet |
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP] Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP] Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP] Abud, Cristiane Curi [UNIFESP] Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP] Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP] Abud, Cristiane Curi [UNIFESP] Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP] Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP] Dias, Cíntia Camargo [UNIFESP] Abud, Cristiane Curi [UNIFESP] Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Psicologia médica Anamnese Currículo |
topic |
Educação médica Psicologia médica Anamnese Currículo Education, medical Psychology, medical Medical history taking Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, medical Psychology, medical Medical history taking Curriculum |
description |
Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da UNIFESP. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:39:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:39:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 282-290, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0100-5502 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0100-55022009000200017.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0100-55022009000200017 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000200017 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 282-290, 2009. 0100-5502 S0100-55022009000200017.pdf S0100-55022009000200017 10.1590/S0100-55022009000200017 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5079 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
282-290 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/1/S0100-55022009000200017.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5079/2/S0100-55022009000200017.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b3ef70f5fc208b1b81fd09d6dc72df7 b46869b34e542a0e9d23cc4aed0c3da7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764191151423488 |