Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria de Fatima Silveira Lopes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9945
Resumo: A avaliação e os instrumentos avaliativos continuam sendo um grande desafio no processo ensino-aprendizagem. Partindo desse entendimento, esta pesquisa tem como objetivo conhecer a importância[Otilia Se1] do portfólio no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva dos estudantes e mentores que vivenciaram essa experiência no período do primeiro semestre de 2005 até o primeiro semestre de 2007, no[Otilia Se2][Microsoft3] Curso de Medicina da UNIMONTES. O desenho metodológico compreendeu os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental (os portfólios dos estudantes e as avaliações realizadas pelos mentores acerca dos estudantes) e questionário de perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo com uso da Análise Temática. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes que iniciaram o Curso de Medicina em fevereiro de 2005 e um mentor que desenvolveu o portfólio com essa turma. Os resultados evidenciam que os estudantes estão comprometidos com o processo de ensinoaprendizagem. O portfólio possibilitou as percepções pessoais dos desempenhos dos discentes nos aspectos cognitivos, de habilidades e de atitudes e forneceu informações sobre as atividades curriculares. Os dados indicam que o portfólio atuou em vários níveis de avaliação: deu suporte ao processo de aprendizagem e autoaprendizagem; possibilitou a reflexão dos estudantes sobre seu próprio trabalho, identificando seus avanços e dificuldades; demonstrou o desempenho dos professores, das atividades pedagógicas e dos serviços de ensino, possibilitando um rico conhecimento sobre o caminhar de todo o curso. Segundo a pesquisa, o mentor tem relevante papel, ao mediar o desenvolvimento do desempenho do estudante. Assim, é evidente a necessidade de formação continuada por parte dos mentores e dos estudantes acerca dessa ferramenta avaliativa. Nesse contexto, o estudo aponta para a necessidade de reaprender conceitos e ressignificar a avaliação com a finalidade de torná-la mais efetiva e homogênea por parte dos docentes e dos discentes. Avaliar é importante para aperfeiçoar a pessoa, projetá-la, descobrir pontos positivos, que possam melhorá-la ainda mais, conhecer o que o estudante ainda não aprendeu para estimulá-lo a aprender, para mudar, transformar a sua forma de ser, pensar e agir. Palavras-chave: Portfólio, Avaliação Formativa, Autoavaliação, Perfil do Estudante, Curso de Medicina.
id UFSP_cadfa718d2c4fcbbc73b557091c3fd28
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/9945
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTESStudent´s Portfolio: Retrieving an Experience on the Medical Course of UNIMONTESAutoavaliaçãoAvaliação formativaCurso de medicinaMedical courseSelf-evaluationStudent profileFormative evaluationPerfil do estudantePortfolioPortfólioA avaliação e os instrumentos avaliativos continuam sendo um grande desafio no processo ensino-aprendizagem. Partindo desse entendimento, esta pesquisa tem como objetivo conhecer a importância[Otilia Se1] do portfólio no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva dos estudantes e mentores que vivenciaram essa experiência no período do primeiro semestre de 2005 até o primeiro semestre de 2007, no[Otilia Se2][Microsoft3] Curso de Medicina da UNIMONTES. O desenho metodológico compreendeu os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental (os portfólios dos estudantes e as avaliações realizadas pelos mentores acerca dos estudantes) e questionário de perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo com uso da Análise Temática. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes que iniciaram o Curso de Medicina em fevereiro de 2005 e um mentor que desenvolveu o portfólio com essa turma. Os resultados evidenciam que os estudantes estão comprometidos com o processo de ensinoaprendizagem. O portfólio possibilitou as percepções pessoais dos desempenhos dos discentes nos aspectos cognitivos, de habilidades e de atitudes e forneceu informações sobre as atividades curriculares. Os dados indicam que o portfólio atuou em vários níveis de avaliação: deu suporte ao processo de aprendizagem e autoaprendizagem; possibilitou a reflexão dos estudantes sobre seu próprio trabalho, identificando seus avanços e dificuldades; demonstrou o desempenho dos professores, das atividades pedagógicas e dos serviços de ensino, possibilitando um rico conhecimento sobre o caminhar de todo o curso. Segundo a pesquisa, o mentor tem relevante papel, ao mediar o desenvolvimento do desempenho do estudante. Assim, é evidente a necessidade de formação continuada por parte dos mentores e dos estudantes acerca dessa ferramenta avaliativa. Nesse contexto, o estudo aponta para a necessidade de reaprender conceitos e ressignificar a avaliação com a finalidade de torná-la mais efetiva e homogênea por parte dos docentes e dos discentes. Avaliar é importante para aperfeiçoar a pessoa, projetá-la, descobrir pontos positivos, que possam melhorá-la ainda mais, conhecer o que o estudante ainda não aprendeu para estimulá-lo a aprender, para mudar, transformar a sua forma de ser, pensar e agir. Palavras-chave: Portfólio, Avaliação Formativa, Autoavaliação, Perfil do Estudante, Curso de Medicina.The evaluation process and evaluative instruments still remain a great challenge in the teaching-learning process. Based on this fact, the aim of this study was to identify the importance of the portfolio in the teaching-learning process, from the student´s and professor´s point of view who attend the Medical Course fin the first semester of 2005. The methodological design involved the following procedures: document research (students portfolio and the evaluation processes performed by tutors) and open closed format questions. Data were analyzed by means of Content Analysis with the aid of thematic analysis. The subjects of this research were students who started the Medical Course on February 2005 and a tutor who gave support during the course. The results showed that students are involved in the teaching-learning process. This instrument allowed personal perceptions of the student´s development regarding cognitive aspects, abilities, attitudes and also allowed to obtain information on curricular activities. Data showed that the portfolio operated in several levels of the evaluation process; gave support to the teaching-learning process and self-learning; allowed the students to make considerations on their own work environment, identifying improvements and difficulties; showed the professor´s performance, regarding pedagogical activities and teaching services, and brought a rich knowledge about development during the course. According to the research, the tutor had an important role when mediating the student´s development. It was obvious the need of a continuous education for tutor and students about evaluative instruments, emphasizing the necessity of reflections, readings and discussion on this issue. In this context, this study showed the importance to re-learn concepts and re-meaning the evaluation process aiming to make this process more effective and homogeneous by the professors and students. Evaluation helps the individual to develop, to project, to be able to discover positive points in order to improve oneself, also to get to know the student, stimulating him to learn, to change, to transform the way somebody thinks and acts.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cruz, Maria de Fatima Silveira Lopes [UNIFESP]2015-07-22T20:50:36Z2015-07-22T20:50:36Z2009-05-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion151 p.application/pdfCRUZ, Maria de Fatima Silveira Lopes. Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.Publico-11766.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T05:51:00Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/9945Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T05:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
Student´s Portfolio: Retrieving an Experience on the Medical Course of UNIMONTES
title Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
spellingShingle Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
Cruz, Maria de Fatima Silveira Lopes [UNIFESP]
Autoavaliação
Avaliação formativa
Curso de medicina
Medical course
Self-evaluation
Student profile
Formative evaluation
Perfil do estudante
Portfolio
Portfólio
title_short Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
title_full Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
title_fullStr Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
title_full_unstemmed Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
title_sort Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES
author Cruz, Maria de Fatima Silveira Lopes [UNIFESP]
author_facet Cruz, Maria de Fatima Silveira Lopes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria de Fatima Silveira Lopes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Avaliação formativa
Curso de medicina
Medical course
Self-evaluation
Student profile
Formative evaluation
Perfil do estudante
Portfolio
Portfólio
topic Autoavaliação
Avaliação formativa
Curso de medicina
Medical course
Self-evaluation
Student profile
Formative evaluation
Perfil do estudante
Portfolio
Portfólio
description A avaliação e os instrumentos avaliativos continuam sendo um grande desafio no processo ensino-aprendizagem. Partindo desse entendimento, esta pesquisa tem como objetivo conhecer a importância[Otilia Se1] do portfólio no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva dos estudantes e mentores que vivenciaram essa experiência no período do primeiro semestre de 2005 até o primeiro semestre de 2007, no[Otilia Se2][Microsoft3] Curso de Medicina da UNIMONTES. O desenho metodológico compreendeu os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental (os portfólios dos estudantes e as avaliações realizadas pelos mentores acerca dos estudantes) e questionário de perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo com uso da Análise Temática. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes que iniciaram o Curso de Medicina em fevereiro de 2005 e um mentor que desenvolveu o portfólio com essa turma. Os resultados evidenciam que os estudantes estão comprometidos com o processo de ensinoaprendizagem. O portfólio possibilitou as percepções pessoais dos desempenhos dos discentes nos aspectos cognitivos, de habilidades e de atitudes e forneceu informações sobre as atividades curriculares. Os dados indicam que o portfólio atuou em vários níveis de avaliação: deu suporte ao processo de aprendizagem e autoaprendizagem; possibilitou a reflexão dos estudantes sobre seu próprio trabalho, identificando seus avanços e dificuldades; demonstrou o desempenho dos professores, das atividades pedagógicas e dos serviços de ensino, possibilitando um rico conhecimento sobre o caminhar de todo o curso. Segundo a pesquisa, o mentor tem relevante papel, ao mediar o desenvolvimento do desempenho do estudante. Assim, é evidente a necessidade de formação continuada por parte dos mentores e dos estudantes acerca dessa ferramenta avaliativa. Nesse contexto, o estudo aponta para a necessidade de reaprender conceitos e ressignificar a avaliação com a finalidade de torná-la mais efetiva e homogênea por parte dos docentes e dos discentes. Avaliar é importante para aperfeiçoar a pessoa, projetá-la, descobrir pontos positivos, que possam melhorá-la ainda mais, conhecer o que o estudante ainda não aprendeu para estimulá-lo a aprender, para mudar, transformar a sua forma de ser, pensar e agir. Palavras-chave: Portfólio, Avaliação Formativa, Autoavaliação, Perfil do Estudante, Curso de Medicina.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-27
2015-07-22T20:50:36Z
2015-07-22T20:50:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Maria de Fatima Silveira Lopes. Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publico-11766.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9945
identifier_str_mv CRUZ, Maria de Fatima Silveira Lopes. Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publico-11766.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268418419851264