Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006
Resumo: O trabalho aborda a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento, de tensão, de ação e de transformação nos excessos de governo presentes no campo da Educação. A hipótese desenvolvida é a de que o sentido da crítica se atualiza para a Educação, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais. Para tanto, o artigo articula duas etapas analíticas. Primeiro, investiga os efeitos da governamentalização na instituição escolar em três níveis: a associação da escola com as artes de governo, o papel do professor na arte de governar e a função dos discursos oficiais na manutenção da instituição escolar sob os efeitos de governo. A seguir, dedica-se a analisar a própria dimensão da crítica e de suas consequências na Educação, por intermédio da arte de não ser governado, da insubmissão voluntária e da reflexão indócil, da atitude-limite e da atitude-experimental.
id UFSP_b9fbf366e519421626ec0da0ea381fae
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/8506
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:47:13Z2015-06-14T13:47:13Z2014-08-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 103-120, 2014.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006S0103-73072014000200006.pdfS0103-7307201400020000610.1590/S0103-73072014000200006O trabalho aborda a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento, de tensão, de ação e de transformação nos excessos de governo presentes no campo da Educação. A hipótese desenvolvida é a de que o sentido da crítica se atualiza para a Educação, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais. Para tanto, o artigo articula duas etapas analíticas. Primeiro, investiga os efeitos da governamentalização na instituição escolar em três níveis: a associação da escola com as artes de governo, o papel do professor na arte de governar e a função dos discursos oficiais na manutenção da instituição escolar sob os efeitos de governo. A seguir, dedica-se a analisar a própria dimensão da crítica e de suas consequências na Educação, por intermédio da arte de não ser governado, da insubmissão voluntária e da reflexão indócil, da atitude-limite e da atitude-experimental.This paper approaches the conception of criticism in Foucault as a strategy for questioning, tensioning, acting on and transforming the government excesses in the field of education. The hypothesis is that the meaning of the criticism regarding education is relevant as long as it aims toward transforming institutional relations. To this end, the present paper takes two analytical steps. First it investigates the effects of governmentalization in educational institutions concerning three levels: the association of the school with the arts of government, the role of the teacher in the art of government and the function of official discourses while keeping the school institution under the effects of government. Secondly, it analyzes criticism in its own right and its consequences to education. It discusses the art of not being governed, of the voluntary insubordination and of the unruly reflection, and finally of the limit and experimental attitudes.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EFLCHSciELO103-120porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-PosiçõesEducaçãoinstituição escolarFoucaultcríticaartes de governoEducationschool institutionFoucaultcriticismarts of governmentFoucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governoFoucault and the criticism to the institutionalization of education: implications to the arts of governmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072014000200006.pdfapplication/pdf509839${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/1/S0103-73072014000200006.pdfb8a961dd83fdfe6b55a90b2bd2d12e84MD51open accessTEXTS0103-73072014000200006.pdf.txtS0103-73072014000200006.pdf.txtExtracted texttext/plain43074${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/24/S0103-73072014000200006.pdf.txt7540697e760ae018a2c0cc8cdd366072MD524open accessTHUMBNAILS0103-73072014000200006.pdf.jpgS0103-73072014000200006.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5072${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/26/S0103-73072014000200006.pdf.jpg3c5f1995130f4a1df298a352475b9472MD526open access11600/85062023-06-03 01:46:22.25open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8506Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:46:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Foucault and the criticism to the institutionalization of education: implications to the arts of government
title Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
spellingShingle Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
Educação
instituição escolar
Foucault
crítica
artes de governo
Education
school institution
Foucault
criticism
arts of government
title_short Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
title_full Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
title_fullStr Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
title_full_unstemmed Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
title_sort Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
author Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
author_facet Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
instituição escolar
Foucault
crítica
artes de governo
topic Educação
instituição escolar
Foucault
crítica
artes de governo
Education
school institution
Foucault
criticism
arts of government
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
school institution
Foucault
criticism
arts of government
description O trabalho aborda a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento, de tensão, de ação e de transformação nos excessos de governo presentes no campo da Educação. A hipótese desenvolvida é a de que o sentido da crítica se atualiza para a Educação, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais. Para tanto, o artigo articula duas etapas analíticas. Primeiro, investiga os efeitos da governamentalização na instituição escolar em três níveis: a associação da escola com as artes de governo, o papel do professor na arte de governar e a função dos discursos oficiais na manutenção da instituição escolar sob os efeitos de governo. A seguir, dedica-se a analisar a própria dimensão da crítica e de suas consequências na Educação, por intermédio da arte de não ser governado, da insubmissão voluntária e da reflexão indócil, da atitude-limite e da atitude-experimental.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:47:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:47:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 103-120, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-7307
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-73072014000200006.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-73072014000200006
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73072014000200006
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 103-120, 2014.
0103-7307
S0103-73072014000200006.pdf
S0103-73072014000200006
10.1590/S0103-73072014000200006
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103-120
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/1/S0103-73072014000200006.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/24/S0103-73072014000200006.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/26/S0103-73072014000200006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8a961dd83fdfe6b55a90b2bd2d12e84
7540697e760ae018a2c0cc8cdd366072
3c5f1995130f4a1df298a352475b9472
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460266293329920