Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006 |
Resumo: | O trabalho aborda a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento, de tensão, de ação e de transformação nos excessos de governo presentes no campo da Educação. A hipótese desenvolvida é a de que o sentido da crítica se atualiza para a Educação, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais. Para tanto, o artigo articula duas etapas analíticas. Primeiro, investiga os efeitos da governamentalização na instituição escolar em três níveis: a associação da escola com as artes de governo, o papel do professor na arte de governar e a função dos discursos oficiais na manutenção da instituição escolar sob os efeitos de governo. A seguir, dedica-se a analisar a própria dimensão da crítica e de suas consequências na Educação, por intermédio da arte de não ser governado, da insubmissão voluntária e da reflexão indócil, da atitude-limite e da atitude-experimental. |
id |
UFSP_b9fbf366e519421626ec0da0ea381fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/8506 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:47:13Z2015-06-14T13:47:13Z2014-08-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 103-120, 2014.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006S0103-73072014000200006.pdfS0103-7307201400020000610.1590/S0103-73072014000200006O trabalho aborda a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento, de tensão, de ação e de transformação nos excessos de governo presentes no campo da Educação. A hipótese desenvolvida é a de que o sentido da crítica se atualiza para a Educação, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais. Para tanto, o artigo articula duas etapas analíticas. Primeiro, investiga os efeitos da governamentalização na instituição escolar em três níveis: a associação da escola com as artes de governo, o papel do professor na arte de governar e a função dos discursos oficiais na manutenção da instituição escolar sob os efeitos de governo. A seguir, dedica-se a analisar a própria dimensão da crítica e de suas consequências na Educação, por intermédio da arte de não ser governado, da insubmissão voluntária e da reflexão indócil, da atitude-limite e da atitude-experimental.This paper approaches the conception of criticism in Foucault as a strategy for questioning, tensioning, acting on and transforming the government excesses in the field of education. The hypothesis is that the meaning of the criticism regarding education is relevant as long as it aims toward transforming institutional relations. To this end, the present paper takes two analytical steps. First it investigates the effects of governmentalization in educational institutions concerning three levels: the association of the school with the arts of government, the role of the teacher in the art of government and the function of official discourses while keeping the school institution under the effects of government. Secondly, it analyzes criticism in its own right and its consequences to education. It discusses the art of not being governed, of the voluntary insubordination and of the unruly reflection, and finally of the limit and experimental attitudes.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EFLCHSciELO103-120porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-PosiçõesEducaçãoinstituição escolarFoucaultcríticaartes de governoEducationschool institutionFoucaultcriticismarts of governmentFoucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governoFoucault and the criticism to the institutionalization of education: implications to the arts of governmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072014000200006.pdfapplication/pdf509839${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/1/S0103-73072014000200006.pdfb8a961dd83fdfe6b55a90b2bd2d12e84MD51open accessTEXTS0103-73072014000200006.pdf.txtS0103-73072014000200006.pdf.txtExtracted texttext/plain43074${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/24/S0103-73072014000200006.pdf.txt7540697e760ae018a2c0cc8cdd366072MD524open accessTHUMBNAILS0103-73072014000200006.pdf.jpgS0103-73072014000200006.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5072${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/26/S0103-73072014000200006.pdf.jpg3c5f1995130f4a1df298a352475b9472MD526open access11600/85062023-06-03 01:46:22.25open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8506Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:46:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Foucault and the criticism to the institutionalization of education: implications to the arts of government |
title |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo |
spellingShingle |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] Educação instituição escolar Foucault crítica artes de governo Education school institution Foucault criticism arts of government |
title_short |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo |
title_full |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo |
title_fullStr |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo |
title_full_unstemmed |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo |
title_sort |
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo |
author |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
author_facet |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação instituição escolar Foucault crítica artes de governo |
topic |
Educação instituição escolar Foucault crítica artes de governo Education school institution Foucault criticism arts of government |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education school institution Foucault criticism arts of government |
description |
O trabalho aborda a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento, de tensão, de ação e de transformação nos excessos de governo presentes no campo da Educação. A hipótese desenvolvida é a de que o sentido da crítica se atualiza para a Educação, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais. Para tanto, o artigo articula duas etapas analíticas. Primeiro, investiga os efeitos da governamentalização na instituição escolar em três níveis: a associação da escola com as artes de governo, o papel do professor na arte de governar e a função dos discursos oficiais na manutenção da instituição escolar sob os efeitos de governo. A seguir, dedica-se a analisar a própria dimensão da crítica e de suas consequências na Educação, por intermédio da arte de não ser governado, da insubmissão voluntária e da reflexão indócil, da atitude-limite e da atitude-experimental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 103-120, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-7307 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-73072014000200006.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-73072014000200006 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73072014000200006 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 103-120, 2014. 0103-7307 S0103-73072014000200006.pdf S0103-73072014000200006 10.1590/S0103-73072014000200006 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8506 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103-120 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/1/S0103-73072014000200006.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/24/S0103-73072014000200006.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8506/26/S0103-73072014000200006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8a961dd83fdfe6b55a90b2bd2d12e84 7540697e760ae018a2c0cc8cdd366072 3c5f1995130f4a1df298a352475b9472 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460266293329920 |