Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, George Márcio da Costa e [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9007
Resumo: Introdução: A educação de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é parte fundamental nos programas de reabilitação pulmonar e objetiva um melhor manejo com a doença. Objetivo: Avaliar a aprendizagem de pacientes com DPOC submetidos a um programa educativo. Método: Foi realizado um estudo prospectivo com portadores de DPOC acompanhados ambulatorialmente submetidos a um programa educativo padronizado. Para avaliar a intervenção foram utilizados questionários de avaliação do conhecimento. De qualidade de vida (AQ20 e SF36), nível de ansiedade e depressão (IDATE e Beck). Um valor de p < 0,05 foi considerado significante. Resultados: Observamos após o programa educativo, aumento no número de acertos do questionário de conhecimento sobre a doença variando de 59,58% para 91,25% (p < 0,001), melhor performance nas técnicas corretas de conservação de energia; maior número de acertos na utilização da medicação inalatória, variando de 6,5 + 1,6 para 10,25 + 1,52 (p = 0,002) com relação à utilização do nebulímetro pressurizado sem espaçador, de 6,7 + 0,9 para 9,3 + 0,6 (p<0,001) para a utilização do nebulímetro pressurizado com espaçador, a utilização do inalador de pó seco, de 8,9 + 0,4 para 9,8 + 0,2 (p<0,001). Não encontramos alteração na qualidade de vida relacionada à saúde e nem nos níveis de ansiedade e depressão. Conclusão: Um programa educativo estruturado atua como adjuvante eficaz no plano de tratamento dos pacientes com DPOC, dotando-os de importantes conhecimentos a respeito de sua doença e podendo mudar hábitos inadequados de saúde.
id UFSP_dca6dda1cd995c18981f24df1eac61b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/9007
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Souza, George Márcio da Costa e [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Jardim, José Roberto [UNIFESP]2015-07-22T20:49:29Z2015-07-22T20:49:29Z2009-12-31SOUZA, George Márcio da Costa e. Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9007Tese-9789.pdfIntrodução: A educação de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é parte fundamental nos programas de reabilitação pulmonar e objetiva um melhor manejo com a doença. Objetivo: Avaliar a aprendizagem de pacientes com DPOC submetidos a um programa educativo. Método: Foi realizado um estudo prospectivo com portadores de DPOC acompanhados ambulatorialmente submetidos a um programa educativo padronizado. Para avaliar a intervenção foram utilizados questionários de avaliação do conhecimento. De qualidade de vida (AQ20 e SF36), nível de ansiedade e depressão (IDATE e Beck). Um valor de p < 0,05 foi considerado significante. Resultados: Observamos após o programa educativo, aumento no número de acertos do questionário de conhecimento sobre a doença variando de 59,58% para 91,25% (p < 0,001), melhor performance nas técnicas corretas de conservação de energia; maior número de acertos na utilização da medicação inalatória, variando de 6,5 + 1,6 para 10,25 + 1,52 (p = 0,002) com relação à utilização do nebulímetro pressurizado sem espaçador, de 6,7 + 0,9 para 9,3 + 0,6 (p<0,001) para a utilização do nebulímetro pressurizado com espaçador, a utilização do inalador de pó seco, de 8,9 + 0,4 para 9,8 + 0,2 (p<0,001). Não encontramos alteração na qualidade de vida relacionada à saúde e nem nos níveis de ansiedade e depressão. Conclusão: Um programa educativo estruturado atua como adjuvante eficaz no plano de tratamento dos pacientes com DPOC, dotando-os de importantes conhecimentos a respeito de sua doença e podendo mudar hábitos inadequados de saúde.Introduction: The education of chronic obstructive pulmonary disease – COPD patients is a fundamental part of pulmonary rehabilitation programs and it aims a better disease management. Objectives: To assess the learning capacity of COPD patients undergoing an educational program. Methods: A prospective study was performed with COPD patients at the Pulmonary Rehabilitation Center of the Universidade Federal de São Paulo/Lar Escola São Francisco, Brazil submitted to a educational program. Results: There was an increase in the number of correct questions to the questionnaire related to knowledge of the disease (59,58% to 91,25%; p < 0,001); a better performance in two activities of daily life (13,6% to 63,6%; p < 0,001 and 9,1% to 36,4%; p < 0,01). We observed a greater number of correct responses after the educational program; the mean went up from 6.5 ± 1.0 to 10.25 ± 0.96 (p = 0.002) when a pressurized nebulizer without a spacer was used, and from 6.7 ± 1.3 to 9.3 ± 0.9 (p < 0.001) when a nebulizer with a spacer was employed; the mean number of correct responses when using a dry powder inhaler increased from 8.9 ± 0.8 to 9.8 ± 0.2 (p < 0.001). We found no alterations in health quality or anxiety and depression levels. Conclusion: We concluded that a structured educational program acts as an important aid in treating COPD patients, providing them with essential knowledge about their disease and possibly leading to a change of improper health habits.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações83 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação em saúdeEducação do pacientesComportamentoDoença Pulmonar Obstrutiva CrônicaEducação de Pacientes como AssuntoHealth EducationBehaviorPulmonary Disease, Chronic ObstructivePatient Education as TopicAvaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativoLearning evaluation of patients with chronic obstructive pulmonary disease after an educational programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)ReabilitaçãoORIGINALTese-9789.pdfTese-9789.pdfapplication/pdf378105${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9007/1/Tese-9789.pdf3874d22847decce6d331931527f74fbfMD51open accessTEXTTese-9789.pdf.txtTese-9789.pdf.txtExtracted texttext/plain124125${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9007/8/Tese-9789.pdf.txt9dc8dd3c5d7027484c0a09595f9cf3eeMD58open accessTHUMBNAILTese-9789.pdf.jpgTese-9789.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3525${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9007/10/Tese-9789.pdf.jpge93759eee7314a92dfa2142dca68a339MD510open access11600/90072023-05-17 01:54:17.259open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9007Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-17T04:54:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning evaluation of patients with chronic obstructive pulmonary disease after an educational program
title Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
spellingShingle Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
Souza, George Márcio da Costa e [UNIFESP]
Educação em saúde
Educação do pacientes
Comportamento
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Educação de Pacientes como Assunto
Health Education
Behavior
Pulmonary Disease, Chronic Obstructive
Patient Education as Topic
title_short Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
title_full Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
title_fullStr Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
title_sort Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo
author Souza, George Márcio da Costa e [UNIFESP]
author_facet Souza, George Márcio da Costa e [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, George Márcio da Costa e [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jardim, José Roberto [UNIFESP]
contributor_str_mv Jardim, José Roberto [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação do pacientes
Comportamento
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Educação de Pacientes como Assunto
topic Educação em saúde
Educação do pacientes
Comportamento
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Educação de Pacientes como Assunto
Health Education
Behavior
Pulmonary Disease, Chronic Obstructive
Patient Education as Topic
dc.subject.eng.fl_str_mv Health Education
Behavior
Pulmonary Disease, Chronic Obstructive
Patient Education as Topic
description Introdução: A educação de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é parte fundamental nos programas de reabilitação pulmonar e objetiva um melhor manejo com a doença. Objetivo: Avaliar a aprendizagem de pacientes com DPOC submetidos a um programa educativo. Método: Foi realizado um estudo prospectivo com portadores de DPOC acompanhados ambulatorialmente submetidos a um programa educativo padronizado. Para avaliar a intervenção foram utilizados questionários de avaliação do conhecimento. De qualidade de vida (AQ20 e SF36), nível de ansiedade e depressão (IDATE e Beck). Um valor de p < 0,05 foi considerado significante. Resultados: Observamos após o programa educativo, aumento no número de acertos do questionário de conhecimento sobre a doença variando de 59,58% para 91,25% (p < 0,001), melhor performance nas técnicas corretas de conservação de energia; maior número de acertos na utilização da medicação inalatória, variando de 6,5 + 1,6 para 10,25 + 1,52 (p = 0,002) com relação à utilização do nebulímetro pressurizado sem espaçador, de 6,7 + 0,9 para 9,3 + 0,6 (p<0,001) para a utilização do nebulímetro pressurizado com espaçador, a utilização do inalador de pó seco, de 8,9 + 0,4 para 9,8 + 0,2 (p<0,001). Não encontramos alteração na qualidade de vida relacionada à saúde e nem nos níveis de ansiedade e depressão. Conclusão: Um programa educativo estruturado atua como adjuvante eficaz no plano de tratamento dos pacientes com DPOC, dotando-os de importantes conhecimentos a respeito de sua doença e podendo mudar hábitos inadequados de saúde.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, George Márcio da Costa e. Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9007
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-9789.pdf
identifier_str_mv SOUZA, George Márcio da Costa e. Avaliação da aprendizagem de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um programa educativo. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Tese-9789.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9007/1/Tese-9789.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9007/8/Tese-9789.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9007/10/Tese-9789.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3874d22847decce6d331931527f74fbf
9dc8dd3c5d7027484c0a09595f9cf3ee
e93759eee7314a92dfa2142dca68a339
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764133492326400