Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755
Resumo: Este trabalho foi realizado com o propósito de apresentar uma nova solução para auxiliar no aprendizado de sistemas lógicos em um contexto universitário. Integrado a um simulador de circuitos digitais, a solução foi desenvolvida, trazendo a experiência do laboratório prático para dentro de um ambiente híbrido (simulado e remoto). A interface do aluno com um kit de desenvolvimento com FPGA se dá por meio da solução comercial VirtualHere, que é capaz de conectar o kit DE2-115 ao computador do aluno de forma remota e transparente. Esta nova abordagem promete ser menos restritiva e mais responsiva em comparação a solução utilizada atualmente na Universidade Federal de São Paulo. Para isto, foi proposta uma nova arquitetura para atingir estes objetivos. Ao término do trabalho o sistema foi disponibilizado para alunos e ex-alunos os quais avaliaram a solução por meio de um questionário de usabilidade SUS, obtendo uma pontuação satisfatória.
id UFSP_e4ee9035d172c942e79b0df14b4cf959
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60755
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGALaboratório RemotoLaboratório HíbridoEnsino à DistânciaVirtualHereUSB/IPFPGADE2-115ATmega2560Raspberry PiSystem Usability ScaleWiRed PandaarduinoEste trabalho foi realizado com o propósito de apresentar uma nova solução para auxiliar no aprendizado de sistemas lógicos em um contexto universitário. Integrado a um simulador de circuitos digitais, a solução foi desenvolvida, trazendo a experiência do laboratório prático para dentro de um ambiente híbrido (simulado e remoto). A interface do aluno com um kit de desenvolvimento com FPGA se dá por meio da solução comercial VirtualHere, que é capaz de conectar o kit DE2-115 ao computador do aluno de forma remota e transparente. Esta nova abordagem promete ser menos restritiva e mais responsiva em comparação a solução utilizada atualmente na Universidade Federal de São Paulo. Para isto, foi proposta uma nova arquitetura para atingir estes objetivos. Ao término do trabalho o sistema foi disponibilizado para alunos e ex-alunos os quais avaliaram a solução por meio de um questionário de usabilidade SUS, obtendo uma pontuação satisfatória.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloOliveira, Tiago de [UNIFESP]Oliveira, André Marcorin de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1864836114526818http://lattes.cnpq.br/8390665307472965http://lattes.cnpq.br/4706248743105902Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]2021-03-25T21:01:29Z2021-03-25T21:01:29Z2021-03-02info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755porSão José dos Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T20:48:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60755Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T20:48:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
title Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
spellingShingle Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]
Laboratório Remoto
Laboratório Híbrido
Ensino à Distância
VirtualHere
USB/IP
FPGA
DE2-115
ATmega2560
Raspberry Pi
System Usability Scale
WiRed Panda
arduino
title_short Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
title_full Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
title_fullStr Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
title_full_unstemmed Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
title_sort Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
author Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]
author_facet Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Tiago de [UNIFESP]
Oliveira, André Marcorin de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1864836114526818
http://lattes.cnpq.br/8390665307472965
http://lattes.cnpq.br/4706248743105902
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório Remoto
Laboratório Híbrido
Ensino à Distância
VirtualHere
USB/IP
FPGA
DE2-115
ATmega2560
Raspberry Pi
System Usability Scale
WiRed Panda
arduino
topic Laboratório Remoto
Laboratório Híbrido
Ensino à Distância
VirtualHere
USB/IP
FPGA
DE2-115
ATmega2560
Raspberry Pi
System Usability Scale
WiRed Panda
arduino
description Este trabalho foi realizado com o propósito de apresentar uma nova solução para auxiliar no aprendizado de sistemas lógicos em um contexto universitário. Integrado a um simulador de circuitos digitais, a solução foi desenvolvida, trazendo a experiência do laboratório prático para dentro de um ambiente híbrido (simulado e remoto). A interface do aluno com um kit de desenvolvimento com FPGA se dá por meio da solução comercial VirtualHere, que é capaz de conectar o kit DE2-115 ao computador do aluno de forma remota e transparente. Esta nova abordagem promete ser menos restritiva e mais responsiva em comparação a solução utilizada atualmente na Universidade Federal de São Paulo. Para isto, foi proposta uma nova arquitetura para atingir estes objetivos. Ao término do trabalho o sistema foi disponibilizado para alunos e ex-alunos os quais avaliaram a solução por meio de um questionário de usabilidade SUS, obtendo uma pontuação satisfatória.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25T21:01:29Z
2021-03-25T21:01:29Z
2021-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São José dos Campos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268353100906496