Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com o propósito de apresentar uma nova solução para auxiliar no aprendizado de sistemas lógicos em um contexto universitário. Integrado a um simulador de circuitos digitais, a solução foi desenvolvida, trazendo a experiência do laboratório prático para dentro de um ambiente híbrido (simulado e remoto). A interface do aluno com um kit de desenvolvimento com FPGA se dá por meio da solução comercial VirtualHere, que é capaz de conectar o kit DE2-115 ao computador do aluno de forma remota e transparente. Esta nova abordagem promete ser menos restritiva e mais responsiva em comparação a solução utilizada atualmente na Universidade Federal de São Paulo. Para isto, foi proposta uma nova arquitetura para atingir estes objetivos. Ao término do trabalho o sistema foi disponibilizado para alunos e ex-alunos os quais avaliaram a solução por meio de um questionário de usabilidade SUS, obtendo uma pontuação satisfatória. |
id |
UFSP_e4ee9035d172c942e79b0df14b4cf959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60755 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGALaboratório RemotoLaboratório HíbridoEnsino à DistânciaVirtualHereUSB/IPFPGADE2-115ATmega2560Raspberry PiSystem Usability ScaleWiRed PandaarduinoEste trabalho foi realizado com o propósito de apresentar uma nova solução para auxiliar no aprendizado de sistemas lógicos em um contexto universitário. Integrado a um simulador de circuitos digitais, a solução foi desenvolvida, trazendo a experiência do laboratório prático para dentro de um ambiente híbrido (simulado e remoto). A interface do aluno com um kit de desenvolvimento com FPGA se dá por meio da solução comercial VirtualHere, que é capaz de conectar o kit DE2-115 ao computador do aluno de forma remota e transparente. Esta nova abordagem promete ser menos restritiva e mais responsiva em comparação a solução utilizada atualmente na Universidade Federal de São Paulo. Para isto, foi proposta uma nova arquitetura para atingir estes objetivos. Ao término do trabalho o sistema foi disponibilizado para alunos e ex-alunos os quais avaliaram a solução por meio de um questionário de usabilidade SUS, obtendo uma pontuação satisfatória.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloOliveira, Tiago de [UNIFESP]Oliveira, André Marcorin de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1864836114526818http://lattes.cnpq.br/8390665307472965http://lattes.cnpq.br/4706248743105902Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]2021-03-25T21:01:29Z2021-03-25T21:01:29Z2021-03-02info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755porSão José dos Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T20:48:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60755Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T20:48:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA |
title |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA |
spellingShingle |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP] Laboratório Remoto Laboratório Híbrido Ensino à Distância VirtualHere USB/IP FPGA DE2-115 ATmega2560 Raspberry Pi System Usability Scale WiRed Panda arduino |
title_short |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA |
title_full |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA |
title_fullStr |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA |
title_full_unstemmed |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA |
title_sort |
Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA |
author |
Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP] |
author_facet |
Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Tiago de [UNIFESP] Oliveira, André Marcorin de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/1864836114526818 http://lattes.cnpq.br/8390665307472965 http://lattes.cnpq.br/4706248743105902 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório Remoto Laboratório Híbrido Ensino à Distância VirtualHere USB/IP FPGA DE2-115 ATmega2560 Raspberry Pi System Usability Scale WiRed Panda arduino |
topic |
Laboratório Remoto Laboratório Híbrido Ensino à Distância VirtualHere USB/IP FPGA DE2-115 ATmega2560 Raspberry Pi System Usability Scale WiRed Panda arduino |
description |
Este trabalho foi realizado com o propósito de apresentar uma nova solução para auxiliar no aprendizado de sistemas lógicos em um contexto universitário. Integrado a um simulador de circuitos digitais, a solução foi desenvolvida, trazendo a experiência do laboratório prático para dentro de um ambiente híbrido (simulado e remoto). A interface do aluno com um kit de desenvolvimento com FPGA se dá por meio da solução comercial VirtualHere, que é capaz de conectar o kit DE2-115 ao computador do aluno de forma remota e transparente. Esta nova abordagem promete ser menos restritiva e mais responsiva em comparação a solução utilizada atualmente na Universidade Federal de São Paulo. Para isto, foi proposta uma nova arquitetura para atingir estes objetivos. Ao término do trabalho o sistema foi disponibilizado para alunos e ex-alunos os quais avaliaram a solução por meio de um questionário de usabilidade SUS, obtendo uma pontuação satisfatória. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-25T21:01:29Z 2021-03-25T21:01:29Z 2021-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São José dos Campos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268353100906496 |