O retrato de Augusto: poder, corpo e mito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4107160 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47588 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o retrato na época de Augusto, o mais importante dentre todos os imperadores romanos, além de ter tido o maior tempo de governo. Ele reúne em si as funções de Imperador, Príncipe e Pontífice.Augusto teve a chance de começar algo novo, adotando uma linguagem pictórica conscientemente pensada para assegurar o seu governo e como um modo para mudar as ideias preconcebidas da população.Toda a produção de arte era um testemunho do poder e da autoridade do imperador. Isto posto, a questão central deste trabalho é: como Augusto utilizou seus retratos em seu programa político? Deste modo, é abordado o uso das obras artísticas para exprimir três eixos temáticos: a representação do poder, o status do governante pelas reproduções do corpo e a legitimação do domínio do seu através dos mitos. Diante das inúmeras abordagens praticadas atualmente na História da Arte Romana, optou-se por aquela denominada ?arte e contexto?, que coloca seu foco na produção, funcionamento e recepção das obras artísticas. Através do corpus, estabelecido a partir da bibliografia consultada, foram realizadas análises baseadas nos tipos de retrato do governante, na circulação e transferência de ideais, modelos, artistas e técnicas entre Grécia e Roma, além dos três eixos temáticos: poder, corpo e mito. A partir disto e da bibliografia foi construída a argumentação em torno do uso consciente dos variados tipos de retrato de Augusto como forma de atingir propósitos e audiências específicas. |
id |
UFSP_eab2287df564da0b174c082638387b37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/47588 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Grillo, Jose Geraldo Costa [UNIFESP]2018-07-30T11:44:48Z2018-07-30T11:44:48Z2016-08-22https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4107160FERNANDES, Mayara Amaral. O retrato de Augusto: poder, corpo e mito. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47588FERNANDES, Maya ... - Poder, Corpo e Mito.pdfO presente trabalho aborda o retrato na época de Augusto, o mais importante dentre todos os imperadores romanos, além de ter tido o maior tempo de governo. Ele reúne em si as funções de Imperador, Príncipe e Pontífice.Augusto teve a chance de começar algo novo, adotando uma linguagem pictórica conscientemente pensada para assegurar o seu governo e como um modo para mudar as ideias preconcebidas da população.Toda a produção de arte era um testemunho do poder e da autoridade do imperador. Isto posto, a questão central deste trabalho é: como Augusto utilizou seus retratos em seu programa político? Deste modo, é abordado o uso das obras artísticas para exprimir três eixos temáticos: a representação do poder, o status do governante pelas reproduções do corpo e a legitimação do domínio do seu através dos mitos. Diante das inúmeras abordagens praticadas atualmente na História da Arte Romana, optou-se por aquela denominada ?arte e contexto?, que coloca seu foco na produção, funcionamento e recepção das obras artísticas. Através do corpus, estabelecido a partir da bibliografia consultada, foram realizadas análises baseadas nos tipos de retrato do governante, na circulação e transferência de ideais, modelos, artistas e técnicas entre Grécia e Roma, além dos três eixos temáticos: poder, corpo e mito. A partir disto e da bibliografia foi construída a argumentação em torno do uso consciente dos variados tipos de retrato de Augusto como forma de atingir propósitos e audiências específicas.This work approachs the portrait of Augustan age, the most importante between the roman imperators, besides having the longest government. He gathers himself the functions of Emperor, Prince and Pontiff. Augustus could begin something new, adopting a consciously thought pictorial language to ensure your government and as a way to change the preconceived ideas of the population. The whole art production was testimony of the power and authority of the emperor. That being said, the central question of this work is: how did Augustus use your portraits in his political program? Thus, the approach is on the use of the art to express three themes: the representation of power, the status of the ruler by body reproductions and the legitimation of his domain through the myths. Giventhe many approaches currently practiced in the History of Roman Art, I have chosen one called "Art and Context", which puts its focus on production, function and reception of artistic works. Through the corpus, estabilished from the bibliography, analyses were made based on rulers portrait types, on circulation and transfer of ideals, models, artists and techniques between Greece and Rome, beyond the three main themes: power, body and myth. From that and bibliography it was made the argumentation about the conscious use of Augustan portraits types as way to achieve specific purposes and audiences.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)retratoAugustoarte romanapodercorpomitoportraitAugustusroman artpowerbodymythO retrato de Augusto: poder, corpo e mitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteLingüística, letras e artesArtesORIGINALFERNANDES, Mayara A. O Retrato de Augusto - Poder, Corpo e Mito.pdfFERNANDES, Mayara A. O Retrato de Augusto - Poder, Corpo e Mito.pdfapplication/pdf2777209${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47588/1/FERNANDES%2c%20Mayara%20A.%20O%20Retrato%20de%20Augusto%20-%20Poder%2c%20Corpo%20e%20Mito.pdf27d3ab460bd3f5582183042e1b76c189MD51open accessTEXTFERNANDES, Mayara A. O Retrato de Augusto - Poder, Corpo e Mito.pdf.txtFERNANDES, Mayara A. O Retrato de Augusto - Poder, Corpo e Mito.pdf.txtExtracted texttext/plain173797${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47588/2/FERNANDES%2c%20Mayara%20A.%20O%20Retrato%20de%20Augusto%20-%20Poder%2c%20Corpo%20e%20Mito.pdf.txt877a1837b7a6c49a4d98f78fb88a4bddMD52open accessTHUMBNAILFERNANDES, Mayara A. O Retrato de Augusto - Poder, Corpo e Mito.pdf.jpgFERNANDES, Mayara A. O Retrato de Augusto - Poder, Corpo e Mito.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3772${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47588/4/FERNANDES%2c%20Mayara%20A.%20O%20Retrato%20de%20Augusto%20-%20Poder%2c%20Corpo%20e%20Mito.pdf.jpgc73fdd6c12cec56302c9118c9396350fMD54open access11600/475882023-05-15 09:33:39.4open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/47588Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:33:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito |
title |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito |
spellingShingle |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP] retrato Augusto arte romana poder corpo mito portrait Augustus roman art power body myth |
title_short |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito |
title_full |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito |
title_fullStr |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito |
title_full_unstemmed |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito |
title_sort |
O retrato de Augusto: poder, corpo e mito |
author |
Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP] |
author_facet |
Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grillo, Jose Geraldo Costa [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Grillo, Jose Geraldo Costa [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
retrato Augusto arte romana poder corpo mito |
topic |
retrato Augusto arte romana poder corpo mito portrait Augustus roman art power body myth |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
portrait Augustus roman art power body myth |
description |
O presente trabalho aborda o retrato na época de Augusto, o mais importante dentre todos os imperadores romanos, além de ter tido o maior tempo de governo. Ele reúne em si as funções de Imperador, Príncipe e Pontífice.Augusto teve a chance de começar algo novo, adotando uma linguagem pictórica conscientemente pensada para assegurar o seu governo e como um modo para mudar as ideias preconcebidas da população.Toda a produção de arte era um testemunho do poder e da autoridade do imperador. Isto posto, a questão central deste trabalho é: como Augusto utilizou seus retratos em seu programa político? Deste modo, é abordado o uso das obras artísticas para exprimir três eixos temáticos: a representação do poder, o status do governante pelas reproduções do corpo e a legitimação do domínio do seu através dos mitos. Diante das inúmeras abordagens praticadas atualmente na História da Arte Romana, optou-se por aquela denominada ?arte e contexto?, que coloca seu foco na produção, funcionamento e recepção das obras artísticas. Através do corpus, estabelecido a partir da bibliografia consultada, foram realizadas análises baseadas nos tipos de retrato do governante, na circulação e transferência de ideais, modelos, artistas e técnicas entre Grécia e Roma, além dos três eixos temáticos: poder, corpo e mito. A partir disto e da bibliografia foi construída a argumentação em torno do uso consciente dos variados tipos de retrato de Augusto como forma de atingir propósitos e audiências específicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-30T11:44:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-30T11:44:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4107160 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Mayara Amaral. O retrato de Augusto: poder, corpo e mito. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47588 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Maya ... - Poder, Corpo e Mito.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4107160 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47588 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Mayara Amaral. O retrato de Augusto: poder, corpo e mito. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016. FERNANDES, Maya ... - Poder, Corpo e Mito.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47588/1/FERNANDES%2c%20Mayara%20A.%20O%20Retrato%20de%20Augusto%20-%20Poder%2c%20Corpo%20e%20Mito.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47588/2/FERNANDES%2c%20Mayara%20A.%20O%20Retrato%20de%20Augusto%20-%20Poder%2c%20Corpo%20e%20Mito.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47588/4/FERNANDES%2c%20Mayara%20A.%20O%20Retrato%20de%20Augusto%20-%20Poder%2c%20Corpo%20e%20Mito.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27d3ab460bd3f5582183042e1b76c189 877a1837b7a6c49a4d98f78fb88a4bdd c73fdd6c12cec56302c9118c9396350f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764267138580480 |