A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60431
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tematiza a representação do espaço escolar para crianças, tendo como objetivo investigar a importância da escola para os alunos, conhecer “mais de perto” o que as crianças consideram relevante, como elas “se classificam” dentro desse contexto formativo que é o ambiente escolar. O problema a ser investigado neste projeto é: compreender a representação/significado que o espaço escolar tem para as crianças do 5º ano do ensino fundamental. Realizamos de forma remota entrevistas com oito crianças com média de 11 anos, de escolas públicas e particulares, com um roteiro de vinte questões, abrangendo a vivência e as relações construídas tanto em sala de aula como em outros espaços da escola. A análise das entrevistas nos mostrou que, neste contexto de pandemia e ensino remoto, todas as crianças sentem falta da escola, todas iriam para a escola mesmo que não fosse obrigatório, o que sentem mais falta é dos amigos na hora do intervalo e alguns sentem falta da sala de aula, até mesmo das provas presenciais. Todos os alunos consideraram que a qualidade que eles associam ao bom professor é a paciência, o que remete à gestão do tempo e à atenção que o docente dedica a cada aluno.
id UFSP_f14bdd0b553005a10405cb74f9b9b0a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60431
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.The Representation of the School Space and the Different Perceptions of the Children of the 5th year of Elementary School about their Schooling.Espaço escolarRepresentação da escolaSocializaçãoEste Trabalho de Conclusão de Curso tematiza a representação do espaço escolar para crianças, tendo como objetivo investigar a importância da escola para os alunos, conhecer “mais de perto” o que as crianças consideram relevante, como elas “se classificam” dentro desse contexto formativo que é o ambiente escolar. O problema a ser investigado neste projeto é: compreender a representação/significado que o espaço escolar tem para as crianças do 5º ano do ensino fundamental. Realizamos de forma remota entrevistas com oito crianças com média de 11 anos, de escolas públicas e particulares, com um roteiro de vinte questões, abrangendo a vivência e as relações construídas tanto em sala de aula como em outros espaços da escola. A análise das entrevistas nos mostrou que, neste contexto de pandemia e ensino remoto, todas as crianças sentem falta da escola, todas iriam para a escola mesmo que não fosse obrigatório, o que sentem mais falta é dos amigos na hora do intervalo e alguns sentem falta da sala de aula, até mesmo das provas presenciais. Todos os alunos consideraram que a qualidade que eles associam ao bom professor é a paciência, o que remete à gestão do tempo e à atenção que o docente dedica a cada aluno.This Course Final Paper focuses on the representation of the school space for children, aiming to investigate the importance of school for students, to know “more closely” what children consider relevant, how they “classify themselves” within the school environment as a formative space. The problem to be investigated in this project is: to understand the representation / meaning that the school space has for children in the 5th year of elementary school. We conducted remote interviews with eight children with an average age of 11, from public and private schools, with a script of twenty questions, covering the experience and relationships built both in the classroom and in other school spaces. The analysis of the interviews showed us that, in this context of pandemic and remote education, all children miss school, all would go to school even if it was not mandatory, what they miss most are friends at the time of the break and some feel lack of the classroom, even the face-to-face assessments. All students considered that the quality they associate with a good teacher is patience, which refers to time management and the attention that the teacher devotes to each student.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloLugli, Rosáriohttp://lattes.cnpq.br/3929484045232270Silva, Juliana [UNIFESP]2021-03-12T20:37:16Z2021-03-12T20:37:16Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion63application/pdfA Representação do espaço escolar para crianças do ensino fundamentalhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60431porGuarulhos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T19:34:56Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60431Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T19:34:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
The Representation of the School Space and the Different Perceptions of the Children of the 5th year of Elementary School about their Schooling.
title A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
spellingShingle A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
Silva, Juliana [UNIFESP]
Espaço escolar
Representação da escola
Socialização
title_short A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
title_full A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
title_fullStr A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
title_full_unstemmed A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
title_sort A Representação do Espaço Escolar e as Diferentes Percepções das Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre sua Escolarização.
author Silva, Juliana [UNIFESP]
author_facet Silva, Juliana [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lugli, Rosário
http://lattes.cnpq.br/3929484045232270
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço escolar
Representação da escola
Socialização
topic Espaço escolar
Representação da escola
Socialização
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tematiza a representação do espaço escolar para crianças, tendo como objetivo investigar a importância da escola para os alunos, conhecer “mais de perto” o que as crianças consideram relevante, como elas “se classificam” dentro desse contexto formativo que é o ambiente escolar. O problema a ser investigado neste projeto é: compreender a representação/significado que o espaço escolar tem para as crianças do 5º ano do ensino fundamental. Realizamos de forma remota entrevistas com oito crianças com média de 11 anos, de escolas públicas e particulares, com um roteiro de vinte questões, abrangendo a vivência e as relações construídas tanto em sala de aula como em outros espaços da escola. A análise das entrevistas nos mostrou que, neste contexto de pandemia e ensino remoto, todas as crianças sentem falta da escola, todas iriam para a escola mesmo que não fosse obrigatório, o que sentem mais falta é dos amigos na hora do intervalo e alguns sentem falta da sala de aula, até mesmo das provas presenciais. Todos os alunos consideraram que a qualidade que eles associam ao bom professor é a paciência, o que remete à gestão do tempo e à atenção que o docente dedica a cada aluno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12T20:37:16Z
2021-03-12T20:37:16Z
2021-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv A Representação do espaço escolar para crianças do ensino fundamental
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60431
identifier_str_mv A Representação do espaço escolar para crianças do ensino fundamental
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268364387778560