DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389 |
Resumo: | Nosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador. |
id |
UFT-2_78ab5917b22ee9dc8921241a14f316ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2389 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.HistóriaHistória da EducaçãoMetodologia da Pesquisa.Metodologia da PesquisaNosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador.Portal de Periódicos UFT2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/238910.20873/vol8n2pp330-350Revista Escritas; v. 8 n. 2 (2016): História e Comunicação Social: fronteiras; 330-3502238-718810.20873/vol8n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389/940810.20873/vol8n2c9408Copyright (c) 2017 Escritas: Revista do Curso de História de Araguaínainfo:eu-repo/semantics/openAccessRIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO2021-10-22T21:23:30Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2389Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-22T21:23:30Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. |
title |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. |
spellingShingle |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO História História da Educação Metodologia da Pesquisa. Metodologia da Pesquisa |
title_short |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. |
title_full |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. |
title_fullStr |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. |
title_sort |
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. |
author |
RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO |
author_facet |
RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História História da Educação Metodologia da Pesquisa. Metodologia da Pesquisa |
topic |
História História da Educação Metodologia da Pesquisa. Metodologia da Pesquisa |
description |
Nosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389 10.20873/vol8n2pp330-350 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol8n2pp330-350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389/9408 10.20873/vol8n2c9408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 8 n. 2 (2016): História e Comunicação Social: fronteiras; 330-350 2238-7188 10.20873/vol8n2 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944313689341952 |