DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389
Resumo: Nosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador.
id UFT-2_78ab5917b22ee9dc8921241a14f316ce
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2389
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.HistóriaHistória da EducaçãoMetodologia da Pesquisa.Metodologia da PesquisaNosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador.Portal de Periódicos UFT2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/238910.20873/vol8n2pp330-350Revista Escritas; v. 8 n. 2 (2016): História e Comunicação Social: fronteiras; 330-3502238-718810.20873/vol8n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389/940810.20873/vol8n2c9408Copyright (c) 2017 Escritas: Revista do Curso de História de Araguaínainfo:eu-repo/semantics/openAccessRIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO2021-10-22T21:23:30Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2389Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-22T21:23:30Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
title DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
spellingShingle DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO
História
História da Educação
Metodologia da Pesquisa.
Metodologia da Pesquisa
title_short DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
title_full DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
title_fullStr DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
title_full_unstemmed DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
title_sort DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.
author RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO
author_facet RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO
dc.subject.por.fl_str_mv História
História da Educação
Metodologia da Pesquisa.
Metodologia da Pesquisa
topic História
História da Educação
Metodologia da Pesquisa.
Metodologia da Pesquisa
description Nosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389
10.20873/vol8n2pp330-350
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389
identifier_str_mv 10.20873/vol8n2pp330-350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389/9408
10.20873/vol8n2c9408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 8 n. 2 (2016): História e Comunicação Social: fronteiras; 330-350
2238-7188
10.20873/vol8n2
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944313689341952