HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauimbo, Maristane Sousa Rosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Danielly Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320
Resumo:   ABSTRATC:   A well-placed conflict for contemporary historians and a shaky ground is to address the “melano-pigmentation” of nilotic peoples of north and south in African antiquity. In addition to the quarrels, our article addresses the loom of African hairstyles, by cultural bias, for teaching-learning History of Ancient Africa in the classroom. Many more than racial paradigms, this study seek to compare hair manipulation techniques between dynastic societies of the Nile and the pastoral society of the Afar people in modern Ethiopia, considering the hair, as a reflection of the materials of the African culture that cross the distant remote continent.
id UFT-2_a7cd77a277ed4d061dff0e359d0a2c2b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4320
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA  ABSTRATC:   A well-placed conflict for contemporary historians and a shaky ground is to address the “melano-pigmentation” of nilotic peoples of north and south in African antiquity. In addition to the quarrels, our article addresses the loom of African hairstyles, by cultural bias, for teaching-learning History of Ancient Africa in the classroom. Many more than racial paradigms, this study seek to compare hair manipulation techniques between dynastic societies of the Nile and the pastoral society of the Afar people in modern Ethiopia, considering the hair, as a reflection of the materials of the African culture that cross the distant remote continent.RESUMO Um conflito bem posto aos historiadores contemporâneos e um terreno movediço é abordar a “melano-pigmentação” de povos nilóticos de Norte e Sul na Antiguidade africana. Para além das querelas, nosso artigo aborda o tear dos penteados africanos, pelo viés cultural, para o ensino-aprendizagem de História da África Antiga em sala de aula. Muito mais que paradigmas raciais, este estudo busca comparar técnicas de manipulação dos cabelos entre sociedades dinásticas do Nilo e a sociedade pastoril do povo Afar na moderna Etiópia, considerando os cabelos, como um reflexo dos aspectos materiais da cultura africana que perpassam o passado remoto do continente.Portal de Periódicos UFT2018-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/432010.20873/vol9n2pp39-55Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 39-552238-718810.20873/vol9n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320/1262610.20873/vol9n2c12626Sauimbo, Maristane Sousa RosaRocha, Danielly Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-27T15:39:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4320Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T15:39:09Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
title HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
spellingShingle HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
Sauimbo, Maristane Sousa Rosa
title_short HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
title_full HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
title_fullStr HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
title_sort HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
author Sauimbo, Maristane Sousa Rosa
author_facet Sauimbo, Maristane Sousa Rosa
Rocha, Danielly Morais
author_role author
author2 Rocha, Danielly Morais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauimbo, Maristane Sousa Rosa
Rocha, Danielly Morais
description   ABSTRATC:   A well-placed conflict for contemporary historians and a shaky ground is to address the “melano-pigmentation” of nilotic peoples of north and south in African antiquity. In addition to the quarrels, our article addresses the loom of African hairstyles, by cultural bias, for teaching-learning History of Ancient Africa in the classroom. Many more than racial paradigms, this study seek to compare hair manipulation techniques between dynastic societies of the Nile and the pastoral society of the Afar people in modern Ethiopia, considering the hair, as a reflection of the materials of the African culture that cross the distant remote continent.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320
10.20873/vol9n2pp39-55
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320
identifier_str_mv 10.20873/vol9n2pp39-55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320/12626
10.20873/vol9n2c12626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 39-55
2238-7188
10.20873/vol9n2
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944314283884544