HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320 |
Resumo: | ABSTRATC: A well-placed conflict for contemporary historians and a shaky ground is to address the “melano-pigmentation” of nilotic peoples of north and south in African antiquity. In addition to the quarrels, our article addresses the loom of African hairstyles, by cultural bias, for teaching-learning History of Ancient Africa in the classroom. Many more than racial paradigms, this study seek to compare hair manipulation techniques between dynastic societies of the Nile and the pastoral society of the Afar people in modern Ethiopia, considering the hair, as a reflection of the materials of the African culture that cross the distant remote continent. |
id |
UFT-2_a7cd77a277ed4d061dff0e359d0a2c2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4320 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA ABSTRATC: A well-placed conflict for contemporary historians and a shaky ground is to address the “melano-pigmentation” of nilotic peoples of north and south in African antiquity. In addition to the quarrels, our article addresses the loom of African hairstyles, by cultural bias, for teaching-learning History of Ancient Africa in the classroom. Many more than racial paradigms, this study seek to compare hair manipulation techniques between dynastic societies of the Nile and the pastoral society of the Afar people in modern Ethiopia, considering the hair, as a reflection of the materials of the African culture that cross the distant remote continent.RESUMO Um conflito bem posto aos historiadores contemporâneos e um terreno movediço é abordar a “melano-pigmentação” de povos nilóticos de Norte e Sul na Antiguidade africana. Para além das querelas, nosso artigo aborda o tear dos penteados africanos, pelo viés cultural, para o ensino-aprendizagem de História da África Antiga em sala de aula. Muito mais que paradigmas raciais, este estudo busca comparar técnicas de manipulação dos cabelos entre sociedades dinásticas do Nilo e a sociedade pastoril do povo Afar na moderna Etiópia, considerando os cabelos, como um reflexo dos aspectos materiais da cultura africana que perpassam o passado remoto do continente.Portal de Periódicos UFT2018-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/432010.20873/vol9n2pp39-55Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 39-552238-718810.20873/vol9n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320/1262610.20873/vol9n2c12626Sauimbo, Maristane Sousa RosaRocha, Danielly Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-27T15:39:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4320Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T15:39:09Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA |
title |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA Sauimbo, Maristane Sousa Rosa |
title_short |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA |
title_full |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA |
title_sort |
HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA |
author |
Sauimbo, Maristane Sousa Rosa |
author_facet |
Sauimbo, Maristane Sousa Rosa Rocha, Danielly Morais |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Danielly Morais |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sauimbo, Maristane Sousa Rosa Rocha, Danielly Morais |
description |
ABSTRATC: A well-placed conflict for contemporary historians and a shaky ground is to address the “melano-pigmentation” of nilotic peoples of north and south in African antiquity. In addition to the quarrels, our article addresses the loom of African hairstyles, by cultural bias, for teaching-learning History of Ancient Africa in the classroom. Many more than racial paradigms, this study seek to compare hair manipulation techniques between dynastic societies of the Nile and the pastoral society of the Afar people in modern Ethiopia, considering the hair, as a reflection of the materials of the African culture that cross the distant remote continent. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320 10.20873/vol9n2pp39-55 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol9n2pp39-55 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4320/12626 10.20873/vol9n2c12626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 39-55 2238-7188 10.20873/vol9n2 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944314283884544 |