VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lugo Colina, María de Los Ángeles
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7926
Resumo: Este trabalho estudará como a narrativa de Lygia Bojunga emerge no palco da literatura para dar voz e representar o discurso da infância. A representação será estudada a partir de duas abordagens: o de -representar- como -falar em nome de- e -representar-, a partir de uma perspectiva performática, compreendendo que na obra dessa autora a forma narrativa se articula com a forma teatral para, a partir de um discurso metaliterário, estimular a emergência de uma consciência crítica e promover a ruptura da subalternidade à qual a infância está sujeita. Para este trabalho, foi implementada uma metodologia de recorte bibliográfico, fazendo-se uma revisão de dez livros da autora, publicados entre 1972 e 1988, sendo consideradas as ideias de Djamila Ribeiro, Gayitri Spivak, Antonio Cándido, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Teresa Anduetto, entre outros autores para dar suporte teórico às abordagens expressadas.
id UFT-4_1215252b381e517147a5b91e5fbd08aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7926
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGALiteraturavozrepresentaçãosubalternidadeemancipaçãoEste trabalho estudará como a narrativa de Lygia Bojunga emerge no palco da literatura para dar voz e representar o discurso da infância. A representação será estudada a partir de duas abordagens: o de -representar- como -falar em nome de- e -representar-, a partir de uma perspectiva performática, compreendendo que na obra dessa autora a forma narrativa se articula com a forma teatral para, a partir de um discurso metaliterário, estimular a emergência de uma consciência crítica e promover a ruptura da subalternidade à qual a infância está sujeita. Para este trabalho, foi implementada uma metodologia de recorte bibliográfico, fazendo-se uma revisão de dez livros da autora, publicados entre 1972 e 1988, sendo consideradas as ideias de Djamila Ribeiro, Gayitri Spivak, Antonio Cándido, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Teresa Anduetto, entre outros autores para dar suporte teórico às abordagens expressadas.Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/792610.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p85EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 85 - 992179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7926/15953Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLugo Colina, María de Los Ángeles2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7926Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
title VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
spellingShingle VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
Lugo Colina, María de Los Ángeles
Literatura
voz
representação
subalternidade
emancipação
title_short VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
title_full VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
title_fullStr VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
title_full_unstemmed VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
title_sort VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
author Lugo Colina, María de Los Ángeles
author_facet Lugo Colina, María de Los Ángeles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lugo Colina, María de Los Ángeles
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
voz
representação
subalternidade
emancipação
topic Literatura
voz
representação
subalternidade
emancipação
description Este trabalho estudará como a narrativa de Lygia Bojunga emerge no palco da literatura para dar voz e representar o discurso da infância. A representação será estudada a partir de duas abordagens: o de -representar- como -falar em nome de- e -representar-, a partir de uma perspectiva performática, compreendendo que na obra dessa autora a forma narrativa se articula com a forma teatral para, a partir de um discurso metaliterário, estimular a emergência de uma consciência crítica e promover a ruptura da subalternidade à qual a infância está sujeita. Para este trabalho, foi implementada uma metodologia de recorte bibliográfico, fazendo-se uma revisão de dez livros da autora, publicados entre 1972 e 1988, sendo consideradas as ideias de Djamila Ribeiro, Gayitri Spivak, Antonio Cándido, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Teresa Anduetto, entre outros autores para dar suporte teórico às abordagens expressadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7926
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p85
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7926
identifier_str_mv 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7926/15953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 85 - 99
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994559221760