Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação do Campo |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800 |
Resumo: | A proposta de organização do dossiê nasceu dos estudos, pesquisas e discussões desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis socioeducativa e Cultural e convidados de outros grupos de pesquisas. O DOSSIÊ pretende socializar resultados de pesquisas que abordem a política educacional e formação de professores abrangendo o campo e a cidade repercutido entre outras reflexões aquelas relacionadas: à política e gestão educacional e escolar, ao currículo na perspectiva da formação humana e aos aspectos teórico-práticos da formação no âmbito da educação escolar. Pensando a educação como prática social e o processo formativo como práxis educativa o DOSSIÊ busca reunir estudos diversos sobre a temática proposta abrangendo, entre outras, os seguintes subtemas: direito a educação; formação de gestores, gestão democrática avaliação institucional, reforma curricular do ensino fundamental e médio e suas repercussões para os cursos de formação de professores, livros e materiais didáticos, política de acesso e permanência nos cursos de licenciaturas e práticas educativas no âmbito da educação básica e superior. Esperamos com o presente dossiê publicizar um conjunto de pesquisas realizadas na perspectiva teórico-prática da filosofia da práxis e contribuir com a ampliação das reflexões acerca da POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES em sentido amplo, contemplando incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas. |
id |
UFT-5_f1d7af710e07f727602dd8b0323ab046 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17800 |
network_acronym_str |
UFT-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository_id_str |
|
spelling |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativasA proposta de organização do dossiê nasceu dos estudos, pesquisas e discussões desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis socioeducativa e Cultural e convidados de outros grupos de pesquisas. O DOSSIÊ pretende socializar resultados de pesquisas que abordem a política educacional e formação de professores abrangendo o campo e a cidade repercutido entre outras reflexões aquelas relacionadas: à política e gestão educacional e escolar, ao currículo na perspectiva da formação humana e aos aspectos teórico-práticos da formação no âmbito da educação escolar. Pensando a educação como prática social e o processo formativo como práxis educativa o DOSSIÊ busca reunir estudos diversos sobre a temática proposta abrangendo, entre outras, os seguintes subtemas: direito a educação; formação de gestores, gestão democrática avaliação institucional, reforma curricular do ensino fundamental e médio e suas repercussões para os cursos de formação de professores, livros e materiais didáticos, política de acesso e permanência nos cursos de licenciaturas e práticas educativas no âmbito da educação básica e superior. Esperamos com o presente dossiê publicizar um conjunto de pesquisas realizadas na perspectiva teórico-prática da filosofia da práxis e contribuir com a ampliação das reflexões acerca da POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES em sentido amplo, contemplando incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas.Universidade Federal do Tocantins2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/1780010.20873/uft.rbec.e17800Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e178002525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800/21699Copyright (c) 2023 Roberto Francisco de Carvalho , Rosemeri Birck, Adriana dos Reis Martins , Raquel Castilho Sousa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho , Roberto Francisco deBirck, RosemeriMartins , Adriana dos ReisSousa , Raquel Castilho2024-03-25T18:08:07Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17800Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2024-03-25T18:08:07Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas |
title |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas |
spellingShingle |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas Carvalho , Roberto Francisco de |
title_short |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas |
title_full |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas |
title_fullStr |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas |
title_full_unstemmed |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas |
title_sort |
Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas |
author |
Carvalho , Roberto Francisco de |
author_facet |
Carvalho , Roberto Francisco de Birck, Rosemeri Martins , Adriana dos Reis Sousa , Raquel Castilho |
author_role |
author |
author2 |
Birck, Rosemeri Martins , Adriana dos Reis Sousa , Raquel Castilho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho , Roberto Francisco de Birck, Rosemeri Martins , Adriana dos Reis Sousa , Raquel Castilho |
description |
A proposta de organização do dossiê nasceu dos estudos, pesquisas e discussões desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis socioeducativa e Cultural e convidados de outros grupos de pesquisas. O DOSSIÊ pretende socializar resultados de pesquisas que abordem a política educacional e formação de professores abrangendo o campo e a cidade repercutido entre outras reflexões aquelas relacionadas: à política e gestão educacional e escolar, ao currículo na perspectiva da formação humana e aos aspectos teórico-práticos da formação no âmbito da educação escolar. Pensando a educação como prática social e o processo formativo como práxis educativa o DOSSIÊ busca reunir estudos diversos sobre a temática proposta abrangendo, entre outras, os seguintes subtemas: direito a educação; formação de gestores, gestão democrática avaliação institucional, reforma curricular do ensino fundamental e médio e suas repercussões para os cursos de formação de professores, livros e materiais didáticos, política de acesso e permanência nos cursos de licenciaturas e práticas educativas no âmbito da educação básica e superior. Esperamos com o presente dossiê publicizar um conjunto de pesquisas realizadas na perspectiva teórico-prática da filosofia da práxis e contribuir com a ampliação das reflexões acerca da POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES em sentido amplo, contemplando incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800 10.20873/uft.rbec.e17800 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.rbec.e17800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800/21699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800 Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800 Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800 Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800 Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800 2525-4863 reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
collection |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br |
_version_ |
1798319754747838464 |