Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho , Roberto Francisco de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Birck, Rosemeri, Martins , Adriana dos Reis, Sousa , Raquel Castilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800
Resumo: A proposta de organização do dossiê nasceu dos estudos, pesquisas e discussões desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis socioeducativa e Cultural e convidados de outros grupos de pesquisas. O DOSSIÊ pretende socializar resultados de pesquisas que abordem a política educacional e formação de professores abrangendo o campo e a cidade repercutido entre outras reflexões aquelas relacionadas: à política e gestão educacional e escolar, ao currículo na perspectiva da formação humana e aos aspectos teórico-práticos da formação no âmbito da educação escolar. Pensando a educação como prática social e o processo formativo como práxis educativa o DOSSIÊ busca reunir estudos diversos sobre a temática proposta abrangendo, entre outras, os seguintes subtemas: direito a educação; formação de gestores, gestão democrática avaliação institucional, reforma curricular do ensino fundamental e médio e suas repercussões para os cursos de formação de professores, livros e materiais didáticos, política de acesso e permanência nos cursos de licenciaturas e práticas educativas no âmbito da educação básica e superior. Esperamos com o presente dossiê publicizar um conjunto de pesquisas realizadas na perspectiva teórico-prática da filosofia da práxis e contribuir com a ampliação das reflexões acerca da POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES em sentido amplo, contemplando incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas.
id UFT-5_f1d7af710e07f727602dd8b0323ab046
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17800
network_acronym_str UFT-5
network_name_str Revista Brasileira de Educação do Campo
repository_id_str
spelling Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativasA proposta de organização do dossiê nasceu dos estudos, pesquisas e discussões desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis socioeducativa e Cultural e convidados de outros grupos de pesquisas. O DOSSIÊ pretende socializar resultados de pesquisas que abordem a política educacional e formação de professores abrangendo o campo e a cidade repercutido entre outras reflexões aquelas relacionadas: à política e gestão educacional e escolar, ao currículo na perspectiva da formação humana e aos aspectos teórico-práticos da formação no âmbito da educação escolar. Pensando a educação como prática social e o processo formativo como práxis educativa o DOSSIÊ busca reunir estudos diversos sobre a temática proposta abrangendo, entre outras, os seguintes subtemas: direito a educação; formação de gestores, gestão democrática avaliação institucional, reforma curricular do ensino fundamental e médio e suas repercussões para os cursos de formação de professores, livros e materiais didáticos, política de acesso e permanência nos cursos de licenciaturas e práticas educativas no âmbito da educação básica e superior. Esperamos com o presente dossiê publicizar um conjunto de pesquisas realizadas na perspectiva teórico-prática da filosofia da práxis e contribuir com a ampliação das reflexões acerca da POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES em sentido amplo, contemplando incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas.Universidade Federal do Tocantins2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/1780010.20873/uft.rbec.e17800Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e178002525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800/21699Copyright (c) 2023 Roberto Francisco de Carvalho , Rosemeri Birck, Adriana dos Reis Martins , Raquel Castilho Sousa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho , Roberto Francisco deBirck, RosemeriMartins , Adriana dos ReisSousa , Raquel Castilho2024-03-25T18:08:07Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17800Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2024-03-25T18:08:07Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
title Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
spellingShingle Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
Carvalho , Roberto Francisco de
title_short Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
title_full Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
title_fullStr Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
title_full_unstemmed Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
title_sort Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
author Carvalho , Roberto Francisco de
author_facet Carvalho , Roberto Francisco de
Birck, Rosemeri
Martins , Adriana dos Reis
Sousa , Raquel Castilho
author_role author
author2 Birck, Rosemeri
Martins , Adriana dos Reis
Sousa , Raquel Castilho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho , Roberto Francisco de
Birck, Rosemeri
Martins , Adriana dos Reis
Sousa , Raquel Castilho
description A proposta de organização do dossiê nasceu dos estudos, pesquisas e discussões desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis socioeducativa e Cultural e convidados de outros grupos de pesquisas. O DOSSIÊ pretende socializar resultados de pesquisas que abordem a política educacional e formação de professores abrangendo o campo e a cidade repercutido entre outras reflexões aquelas relacionadas: à política e gestão educacional e escolar, ao currículo na perspectiva da formação humana e aos aspectos teórico-práticos da formação no âmbito da educação escolar. Pensando a educação como prática social e o processo formativo como práxis educativa o DOSSIÊ busca reunir estudos diversos sobre a temática proposta abrangendo, entre outras, os seguintes subtemas: direito a educação; formação de gestores, gestão democrática avaliação institucional, reforma curricular do ensino fundamental e médio e suas repercussões para os cursos de formação de professores, livros e materiais didáticos, política de acesso e permanência nos cursos de licenciaturas e práticas educativas no âmbito da educação básica e superior. Esperamos com o presente dossiê publicizar um conjunto de pesquisas realizadas na perspectiva teórico-prática da filosofia da práxis e contribuir com a ampliação das reflexões acerca da POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES em sentido amplo, contemplando incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800
10.20873/uft.rbec.e17800
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800
identifier_str_mv 10.20873/uft.rbec.e17800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17800/21699
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800
Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800
Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17800
2525-4863
reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Brasileira de Educação do Campo
collection Revista Brasileira de Educação do Campo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br
_version_ 1798319754747838464