Construção e validação de um design simulado no atendimento de enfermagem a uma vítima de ferimento por arma branca no pré-hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1723 |
Resumo: | Considerando a urgência e gravidade dos traumas penetrantes, principalmente em vítimas de ferimento por arma branca, os enfermeiros que prestam o atendimento pré-hospitalar devem possuir competência clínica para estabilizar a vítima e evitar complicações oriundas dos ferimentos. Na perspectiva do ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem, no atendimento das vítimas de ferimento por arma branca, a simulação clínica tem o potencial de melhorar os desfechos e minimizar sequelas para as vítimas, além de permitir o desenvolvimento e aprimoramento das competências profissionais exigidas no atendimento. Ante a relevância de que essas competências profissionais devem ser exploradas ainda na graduação, este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um design de uma simulação clínica no atendimento de enfermagem a uma vítima de ferimento por arma branca no pré-hospitalar. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: levantamento de conteúdo a partir da literatura; elaboração do design da simulação clínica; processo de validação do design da simulação. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para o processo de validação, o estudo recrutou experts na temática da simulação clínica e na urgência e emergência. Os dados foram coletados por meio de formulários que buscavam a caracterização dos experts e a validação do design da simulação que avaliou a simulação clínica em três domínios: objetivo, apresentação/estrutura e relevância e neste processo buscou-se validar instrumentos complementares a simulação: um fluxograma de tomada de decisões, um checklist de habilidades procedimentais e atitudinais e um teste de habilidades cognitivas em relação à clareza e representatividade. A amostra final foi composta por sete experts, destes caracterizaram-se quatro (57,1%) do sexo feminino e três (42,9%) do sexo masculino, com idade média de 47,4 anos. Em relação às características acadêmicas e formativas, sete áreas de especialização foram contempladas: seis possuíam título de doutorado e uma, pós-doutorado e seis possuíam experiência na docência, no campo de disciplinas que envolviam a simulação ou a área de urgência e emergência. Para propor a validade de face e conteúdo, foi adotado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) com base nas respostas dos experts. Para o que obteve resultado maior que 85% de concordância em todos os itens de avaliação, considerando “quase perfeita concordância”, no final calculou-se o IVC total resultando em: 99,3% de concordância, julgando o design e os instrumentos como válidos, apresentando relevância, clareza, coerência, informações cientificamente corretas e sequência lógica que permite desenvolver competências profissionais. Concluiu-se que a pesquisa conseguiu atingir quase perfeita concordância na validação de face e conteúdo ante o objetivo, estrutura/ apresentação e relevância. E, que este design simulado pode subsidiar uma estratégia válida e confiável de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências profissionais no atendimento de enfermagem a uma vítima de ferimento por arma branca no pré-hospitalar. |
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Construção e validação de um design simulado no atendimento de enfermagem a uma vítima de ferimento por arma branca no pré-hospitalarConstruction and validation of a simulated design in nursing care for a victim of injury from a wound stab in pre-hospitalValidación de un diseño simulado en atención de enfermería a víctima de herida prehospitalaria por arma cortanteTreinamento por simulação.Ferimentos perfurantes.Educação em Enfermagem.Serviços médicos de emergência.Causas externas.Simulation training.Wounds, Stab.Education, Nursing.Emergency medical services.External causes.Entrenamiento por simulación.Heridas penetrantes.Educación en Enfermería.Servicios médicos de emergencia.Causas externas.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMConsiderando a urgência e gravidade dos traumas penetrantes, principalmente em vítimas de ferimento por arma branca, os enfermeiros que prestam o atendimento pré-hospitalar devem possuir competência clínica para estabilizar a vítima e evitar complicações oriundas dos ferimentos. Na perspectiva do ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem, no atendimento das vítimas de ferimento por arma branca, a simulação clínica tem o potencial de melhorar os desfechos e minimizar sequelas para as vítimas, além de permitir o desenvolvimento e aprimoramento das competências profissionais exigidas no atendimento. Ante a relevância de que essas competências profissionais devem ser exploradas ainda na graduação, este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um design de uma simulação clínica no atendimento de enfermagem a uma vítima de ferimento por arma branca no pré-hospitalar. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: levantamento de conteúdo a partir da literatura; elaboração do design da simulação clínica; processo de validação do design da simulação. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para o processo de validação, o estudo recrutou experts na temática da simulação clínica e na urgência e emergência. Os dados foram coletados por meio de formulários que buscavam a caracterização dos experts e a validação do design da simulação que avaliou a simulação clínica em três domínios: objetivo, apresentação/estrutura e relevância e neste processo buscou-se validar instrumentos complementares a simulação: um fluxograma de tomada de decisões, um checklist de habilidades procedimentais e atitudinais e um teste de habilidades cognitivas em relação à clareza e representatividade. A amostra final foi composta por sete experts, destes caracterizaram-se quatro (57,1%) do sexo feminino e três (42,9%) do sexo masculino, com idade média de 47,4 anos. Em relação às características acadêmicas e formativas, sete áreas de especialização foram contempladas: seis possuíam título de doutorado e uma, pós-doutorado e seis possuíam experiência na docência, no campo de disciplinas que envolviam a simulação ou a área de urgência e emergência. Para propor a validade de face e conteúdo, foi adotado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) com base nas respostas dos experts. Para o que obteve resultado maior que 85% de concordância em todos os itens de avaliação, considerando “quase perfeita concordância”, no final calculou-se o IVC total resultando em: 99,3% de concordância, julgando o design e os instrumentos como válidos, apresentando relevância, clareza, coerência, informações cientificamente corretas e sequência lógica que permite desenvolver competências profissionais. Concluiu-se que a pesquisa conseguiu atingir quase perfeita concordância na validação de face e conteúdo ante o objetivo, estrutura/ apresentação e relevância. E, que este design simulado pode subsidiar uma estratégia válida e confiável de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências profissionais no atendimento de enfermagem a uma vítima de ferimento por arma branca no pré-hospitalar.Considering the urgency and severity of penetrating trauma, particularly in victims of stab wounds, nurses who provide pre-hospital care must have the clinical skills to stabilize the victim and avoid complications arising because of the injuries. From a teaching-learning perspective for nursing students, in the care of victims of stab wounds, clinical simulation has the potential to improve patient outcomes in addition to minimizing sequelae for victims, as well as enable the development and improvement of the professional skills required in care. Given that, these professional competencies should be explored during undergraduate studies, this study aimed to develop and validate a design for a clinical simulation of nursing care for a victim of a stab wound in the pre-hospital setting. This is a methodological investigation that has been developed in three distinct phases: a content survey based on the literature, the development of the clinical simulation design, and the validation of the simulation design. The research was carried out at the Federal University of Triangulo Mineiro. For the validation process, the study recruited experts about clinical simulation and urgency and emergency. The data was collected using forms that sought to characterize the experts and validate the simulation design, which evaluated the clinical simulation in three domains: objective, presentation/structure, and relevance. In this process, we sought to validate complementary simulation tools: a decision-making flowchart, a procedural and attitudinal skills' checklist, and a cognitive skills test regarding clarity and representativeness. The final sample consisted of 7 experts, of whom 4 (57.1%) were female and 3 (42.9%) were male, with an average age of 47.4 years. In terms of academic and training characteristics, seven areas of specialization were covered: six had a doctorate, one had a post-doctorate, and six had teaching experience in subjects involving simulation or the area of urgency and emergency. To propose face and content validity, the Content Validity Index (CVI) was adopted based on the experts' responses. For those who obtained a result of greater than 85% agreement in all the evaluation items, considering "almost perfect agreement", the total CVI was calculated, resulting in: 99.3% agreement, judging the design and instruments to be valid, presenting relevance, clarity, coherence, scientifically correct information, and a logical sequence that allows professional skills to be developed. It was concluded that the research achieved almost perfect agreement in face and content validation in terms of objective, structure, presentation, and relevance. And, this simulated design can support a valid and reliable teaching-learning strategy for the development of professional skills in nursing care for a victim of stab wounds in the pre-hospital setting.Teniendo en cuenta la urgencia y la gravedad de los traumatismos penetrantes, especialmente en las víctimas de heridas por arma blanca, los enfermeros que prestan asistencia prehospitalaria deben tener las competencias clínicas necesarias para estabilizar a la víctima y evitar las complicaciones derivadas de las lesiones. Desde una perspectiva de enseñanza-aprendizaje para estudiantes de enfermería, en la atención a víctimas de heridas por arma blanca, la simulación clínica tiene el potencial de mejorar los resultados y minimizar las secuelas de las víctimas, además de permitir el desarrollo y mejora de las competencias profesionales necesarias en la atención. Dado que estas competencias profesionales deberían explorarse a nivel de pregrado, el objetivo de este estudio fue desarrollar y validar un diseño para una simulación clínica de cuidados de enfermería a una víctima de heridas por arma blanca en el entorno de prehospitalización. Se trata de un estudio metodológico desarrollado en tres etapas: estudio de contenido basado en la literatura; elaboración del diseño de la simulación clínica; proceso de validación del diseño de la simulación. La investigación se llevó a cabo en la Universidad Federal de Triángulo Mineiro. Para el proceso de validación, el estudio reclutó expertos en el tema de simulación clínica y urgencia y emergencia. Los datos se recogieron mediante formularios que buscaban caracterizar a los expertos y validar el diseño de la simulación, que evaluaba la simulación clínica en tres dominios: objetivo, presentación/estructura y relevancia. En este proceso, se buscó validar herramientas de simulación complementarias: un diagrama de flujo de toma de decisiones, una lista de comprobación de habilidades procedimentales y actitudinales y una prueba de habilidades cognitivas en relación con la claridad y la representatividad. La muestra final estuvo formada por 7 expertos, de los cuales 4 (57,1%) eran mujeres y 3 (42,9%) hombres, con una edad media de 47,4 años. En cuanto a las características académicas y formativas, se cubrieron siete áreas de especialización: seis eran doctores y uno postdoctorado, y seis tenían experiencia docente en el ámbito de las materias relacionadas con la simulación o el área de urgencias y emergencias. Para proponer la validez facial y de contenido, se adoptó el Índice de Validez de Contenido (IVC) basado en las respuestas de los expertos. Para aquellos que obtuvieron un resultado superior al 85% de acuerdo en todos los 13 ítems de evaluación, considerando "acuerdo casi perfecto", se calculó el IVC total, resultando: 99,3% de acuerdo, juzgando válido el diseño y los instrumentos, presentando relevancia, claridad, coherencia, información científicamente correcta y una secuencia lógica que permite desarrollar las competencias profesionales. Se concluyó que la investigación alcanzó una concordancia casi perfecta en la validación presencial y de contenido en términos de objetivo, estructura/presentación y relevancia. Y este diseño simulado puede respaldar una estrategia de enseñanza-aprendizaje válida y confiable para el desarrollo de habilidades profesionales en el cuidado de enfermería de una víctima de heridas por arma blanca en el entorno prehospitalario.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeCHAVAGLIA, Suzel Regina Ribeiro08370837883http://lattes.cnpq.br/1071978068232518AMORIM, Gustavo Correa de2024-07-22T17:53:17Z2024-02-062024-07-22T17:53:17Z2024-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-07-23T02:02:52Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-07-23T02:02:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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