Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_5ac1ca2e9d11a08b96076b71688e9f3d
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/601
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Agenda ambiental: desafios na integração de ações e mobilização de pessoas para cultura da sustentabilidadeIndicadores de Sustentabilidade.Percepção Ambiental.Inovação.Educação Ambiental.Sustainability Indicators.Environmental Perception.Innovation.Environmental Education.Ciências AmbientaisEste trabalho tem como objetivo caracterizar o cenário socioambiental de uma instituição federal de ensino superior, com vistas a subsidiar o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade de sua comunidade interna. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados para identificar o desempenho socioambiental da instituição, com base nos cinco principais eixos temáticos da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), quais sejam: gestão de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e uso racional dos recursos. Complementarmente, por meio de um questionário estruturado, foi realizada pesquisa amostral para avaliar a percepção ambiental da comunidade interna da universidade, com participação de 387 sujeitos, dentre alunos, professores e técnico-administrativos. Assim, o estudo foi classificado como uma pesquisa científica de natureza aplicada, descritiva e com abordagem quantitativa, abarcando procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados coletados foram tratados por análise descritiva, construção de indicadores e análise de variância com teste de comparação múltipla, que possibilitaram desenvolver uma discussão sobre o cenário e traçar perspectivas de atuação de uma agenda ambiental na Instituição. Como resultado, constatou-se um cenário de grande potencialidade para atuação sustentável, entretanto caracterizado pela fragmentação de esforços e iniciativas que levam os atores envolvidos a atuarem de maneira isolada. A comunidade interna apresentou tendências de boa percepção ambiental, porém com dicotomia entre crenças e práticas, reforçada por ruídos de comunicação interna, que formam barreiras e dificultam às pessoas perceberem os benefícios resultantes de ações socioambientais. Por fim, as constatações permitiram aferir que a implementação de uma agenda ambiental na Instituição, construída sob os princípios da transparência e participação coletiva, firma-se como fator determinante para integração do potencial já existente e promissor para o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade, pressupondo avanços na perspectiva da inovação, a partir do processo de aprendizagem oportunizado pela agenda.This study aims to characterize the socio-environmental scenario of a federal institution of higher education, with a view to subsidizing the development of culture of sustainability of their internal Community. To this end, we conducted a survey of data to identify the social and environmental performance of the institution, on the basis of five main thematic axes of the Environmental Agenda of public administration (A3P), namely: waste management, sustainable procurement, quality of life in the workplace, sensitizing and training of servers and rational use of resources. In addition, by means of a structured questionnaire, sampling survey was carried out to evaluate the environmental perception of internal University community, featuring 387 subjects, among students, teachers and administrative-technical. Thus, the study was classified as a scientific research applied in nature, descriptive and quantitative approach, covering procedures for bibliographical research, documentary and field. The collected data were treated for descriptive analysis, construction of indicators and analysis of variance with multiple comparison test, which made it possible to develop a discussion about the scenario and trace performance prospects of an environmental agenda in the institution. As a result, there was a scene of great potentiality for sustainable performance, however characterized by fragmentation of efforts and initiatives that lead actors involved the work of isolated way. The internal Community presented trends of good environmental perception, however with dichotomy between beliefs and practices, reinforced by internal communication noises, which form barriers and make people realize the benefits of social-environmental actions. Finally, the findings have permitted assessing the implementation of an environmental agenda in the institution, built under the principles of transparency and collective participation, steady as a determining factor for integrating existing and promising potential for the development of the culture of sustainability, assuming advances in innovation perspective, from the learning process provided by the agenda.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaLUZ, Mário Sérgio da02998119646http://lattes.cnpq.br/3211921907360668SCATENA, Lucia Marina05725663876http://lattes.cnpq.br/2773059604961838ALMEIDA, Ricardo2018-10-29T17:40:02Z2015-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Ricardo. Agenda ambiental: desafios na integração de ações e mobilização de pessoas para cultura da sustentabilidade. 2015. 131f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/601porALENCASTRO, Maria Alice Cruz; SILVA, Edson Vicente da; LOPES, Ana Maria D'Ávila. Contratações sustentáveis na administração pública brasileira: a experiência do Poder Executivo federal. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 48, n. 01/02/2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122014000100009 &lng=en&nrm=iso>. Acessado em 08/10/2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-761220 14000100009. ALMEIDA, Thomaz Sessegolo Marques de; SELLITTO, Miguel Afonso. Avaliação do desempenho ambiental de uma instituição pública de ensino técnico e superior. Prod., São Paulo , v. 23, n. 3, Sept. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013000300015&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 03/11/2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000090. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. Ed. São Paulo; Atlas, 2010. ANDRADE, Polyanna Peres; VEIGA, Heila Magali da Silva. Avaliação dos trabalhadores acerca de um programa de qualidade de vida no trabalho: validação de escala e análise qualitativa. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 32, n. 2, 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200004&lng= en&nrm=iso>. Acessado em 05/11/2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1414- 98932012000200004. ARBOLEDAS, José Ramón Pin. Sustentabilidade: isso também lhe diz respeito, RH! Artigo publicado na revista Melhor - Gestão de Pessoas, Editora Segmento, São Paulo, ano XIV, nº 170, set/2012. BARATA, Martha Macedo de Lima; KLIGERMAN, Débora Cynamon; MINAYO-GOMEZ, Carlos. A gestão ambiental no setor público: uma questão de relevância social e econômica. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, Mar. 2007. BARBIERI, José Carlos, SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 12, N. 3, Edição Especial. SÃO PAULO, SP. Maio/jun. 2011. ISSN 1678- 6971. ______. Educação ambiental na formação do administrador. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 246 p. BARBIERI, José Carlos et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Ver. Adm. Empres., São Paulo, v.50, .2, jun. 2010. BELLEN, Hans Michael Van. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de avaliação. Revista Ambiente e Sociedade, Campinas/SP, v. 7, n. 1, p.67-88, jan./jun. 2004. BRANDALISE, L. T. Modelo suporte à gestão organizacional com base no comportamento do consumidor considerando sua percepção a variável ambiental nas etapas da Análise do Ciclo de Vida do produto. 2006. 195 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. BRANDALISE, Loreni Teresinha; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; ROJO, Cláudio Antonio; LEZANA, Álvaro Guilhermo Rojas; POSSAMAI, Osmar. A percepção e o comportamento ambiental dos universitários em relação ao grau de educação ambiental. Gest. Prod., São Carlos, v. 16, n. 2, p. 273-285, abr-jun/2009. CHAMON, E. M. Q. O. Cultura, Cultura Brasileira, Cultura Organizacional: Histórico, Definições e Modelos. In: CHAMON, E. M. Q. O. Gestão e comportamento humano nas organizações. Rio de Janeiro : Brasport, 2007. CICLOVIVO – Plantando Notícias. Site de informações em sustentabilidade. Disponível em www.ciclovivo.com.br. Acessado em 28/07/2014. COLETA, José Augusto Dela; COLETA, Marilia Ferreira Dela. Cultura organizacional e avaliação de instituições de educação superior: semelhanças e diferenças. Psico-USF (Impr.), Itatiba , v. 12, n. 2, Dec. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200011&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 10/05/2014. COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1988. CLOSS, Lisiane Quadrado; ANTONELLO, Claudia Simone. Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo , v. 15, n. 3, June 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678- 69712014000300010&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 08/10/2014. DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lívia de. Percepção ambiental: a experiência brasileira. Studio Nobel, 1996. DUTRA, Jussara. O caminho da inovação. Artigo publicado na revista Melhor - Gestão de Pessoas, Editora Segmento, São Paulo, ano 2013. Disponível em: http://www.revista melhor.com.br/abre-aspas/7528/o-caminho-da-inovacao. Acessado em 21/07/2014. FERREIRA, M. M. C. et al.. Química Nova, vol. 22, n. 5, set. 1999. FREITAS, H; OLIVEIRA, Mírian; SACCOL, Amarolinda Zanela; MOSCAROLA, Jean. O Método de Pesquisa Survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n.3, p. 105-112, julho/setembro 2000. GOLOBOVANTE, Maria da Conceição. Sustentabilidade, Cultura e Comunicação: tripo desafio para as organizações. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 98 – 107, maio/agosto/2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/ revistafamecos/article/view/7547/. Acessado em 16/05/2014. GOND, J. e HERRBACH, O. Social Reporting as na Organizational Learning Tool? A theoretical framework. Journal of Business Ethics, 2006, vol. 65(4), pp. 359-371.113 GUIMARÃES, Roberto Pereira; FEICHAS, Susana Arcangela Quacchia. Desafios na Construção de Indicadores de Sustentabilidade. Ambiente & Sociedade. Campinas-SP; v. XII, n. 2; p. 307-323; jul.-dez. 2009. HARDI, P., ZDAN, T. J. The Dashboard of Sustainability. draft paper, Winnipeg: IISD,.2000. HEIN, Nelson; KROENKE, Adriana; ROCHA, Irani. Percepção Ambiental dos Graduandos em Engenharia de Produção em uma Universidade do Vale do Itajaí – SC. Revista TECNO-LÓGICA, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 70-74, jul./dez. 2009. IBOPE. Sustentabilidade: hoje ou amanhã? II Fórum Ibope, Setembro de 2007. INDICADORES ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL 2012. [Coordenação de Ana Lúcia de Melo Custódio e Renato Moya]. São Paulo: Instituto Ethos, 2012. JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2003. JONES, Gareth R. Teoria das Organizações. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2010. LAMOSA, Rodrigo de Azevedo C.; LOUREIRO, Carlos Frederico B.. A educação ambiental e as políticas educacionais: um estudo nas escolas públicas de Teresópolis (RJ). Educação e Pesquisa, São Paulo , v. 37, n. 2, ago. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 97022011000200005&lng=pt&nrm=iso>. Aces-sado em 26/04/2014. LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente e Sociedade, São Paulo , v. 17, n. 1, Mar. 2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1414-753X2014000100003&lng=en&nrm=iso>. Accessado em 06/10/2014. LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica – Métodos e Técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida Sp; Ideia e Letras, 2008. LEVINE, David M.; STEPHAN, David F.; KREHBIEL, Timothy C.; BERENSON, Mark L. Estatística: teoria e aplicações. Tradução Teresa Cristina Padilha de Souza. Rio de Janeiro, LTC. 2008. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo , v. 35, n. 1, abr. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 97022009000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acessado em 22/04/2014. http://dx.doi.org /10.1590/S1517-97022009000100010. MACEDO, Carla Vanessa Pinto de; FREITAS, Ana Augusta Ferreira de; GUERRA, Diego de Sousa. Uma escala para mensuração da importância percebida pelos docentes sobre a abordagem socioambiental nos cursos de administração de empresas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 14, n. 1, fev. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000100004&lng=p t&nrm=iso>. Acessado em 21/06/2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-6971201300010 0004. MACHADO, Denise Del Prá Netto; CARVALHO, Luciano Castro de; HEINZMANN, Lígia Maria. Ambiente favorável ao desenvolvimento de inovações e cultura organizacional: Integração de duas perspectivas de análise. R.Adm., São Paulo, v.47, n.4, p.715-729, out./nov./dez. 2012. Disponível em http://dx.doi.org/10.5700/rausp1069. Acessado em 10/05/2014. MACHADO, Denise Del Prá Netto; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de. Organizações inovadoras: existe uma cultura específica que faz parte deste ambiente? Revista de Gestão USP. São Paulo, v. 14, n. 4, p. 15-31, outubro/dezembro 2007. Disponível em: www.revistas.usp.br/rege/article/download/36611/39332. Acessado em 20/06/2014. MALHEIROS, T. F.; PHLIPPI JR., A.; COUTINHO, S. M. V. Agenda 21 nacional e indicadores de desenvolvimento sustentável: contexto brasileiro. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 17, p. 07, 2008. MARCONATTO, Diego Antonio Bittencourt; TREVISAN, Marcelo; PEDROZO, Eugênio Avila; SAGGIN, Kleiton Douglas; ZONIN, Valdecir José. Saindo da trincheira do desenvolvimento sustentável: uma nova perspectiva para a análise e a decisão em sustentabilidade. RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 1. SÃO PAULO, SP. jan./fev 2013, p. 15-43. ISSN 1518-6776 (impresso). ISSN 1678-6971 (on-line). Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/ 2999/3945. Acessado em 21/06/2014. MATTAR, F. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1997. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acessado em 12/05/2013. MOLNAR, E.; MULVIHILL, P.R. Sustainability-focused organizational learning: recent experiences and new challenges. Journal of Environmental Planning and Management, v.46, n.2, p.167-176, 2003. MÜLLER, M.; SIEBENHÜNER, B. Policy instruments for sustainability-oriented organizational learning. Business Strategy and the Environment, v.16, p.232-245, 2007. NASCIMENTO, Leyla. Líderes na formação de líderes. Artigo publicado na revista Melhor - Gestão de Pessoas, Editora Segmento, São Paulo, ano 2013. Disponível em: http://www.revistamelhor.com.br/caroleitor/lideres na formação de lideres. Acessado em 20/03/2014. NOBRE, Farley Simon e RIBEIRO, Rhubens Ewald Moura. Cognição e sustentabilidade: estudo de casos múltiplos no índice de sustentabilidade empresarial da BM&FBovespa. Rev. adm. contemp. [online]. 2013, vol.17, n.4, pp. 499-517. ISSN 1982- 7849. PACHECO, Éser. SILVA, Hilton P. Compromissos Epistemológicos do conceito de Percepção Ambiental. 2006. Disponível em: http://www.ivtrj.net/sapis/2006/pdf/ eserpacheco.pdf . Acessado em 20/04/2014. PALMA, Lisiane Celia; ALVES, Nilo Barcelos; SILVA, Tânia Nunes da. Educação para a sustentabilidade: a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo , v. 14, n. 3, Jun 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S1678-69712013000300005&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 08/10/2014. http://dx.doi.org/ 10.1590/S1678-69712013000300005. PEDRINI, A. G. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. PetrópolisRJ: Vozes, 1997. PERRINI, F. e TENCATI, A. Sustainability and stakeholder managenment: the need for new corporate performance evaluation and reporting systems. 2006. Business Strategy and the environment, vol. 15(5), pp. 296-308. PINHEIRO, Ivan Antônio. Do Projeto à Monografia de Conclusão de Curso. Porto Alegre: [S.n.], 2010. Texto da disciplina de Metodologia Científica, Curso de especialização em Negociação Coletiva, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PINHEIRO, Isabelle de Fátima Silva et al. A percepção ambiental de uma comunidade da caatinga sobre o turismo: visões e perspectivas para o planejamento turístico com vistas a sustentabilidade. Soc. nat., Uberlândia , v. 23, n. 03/12/2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-45132011000300008&lng=e n&nrm=iso>. Acessado em 13/10/2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1982- 45132011000300008. Project Management Institute, inc. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK, 4ª edição. Global Standard, 2008. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas,1989. RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006. SAITO, Carlos Hiroo; RUSCHEINSKY, Aloísio; BASTOS, Fabio da Purificação de; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de. Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental. Sustentabilidade em Debate - Brasília, v. 2, n. 1, p. 121-138, jan/jun 2011. SAMPIERI, R. H. et al. Metodologia de pesquisa. 3ª edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. Titulo Original: Metodologia de La investigación, 2003. SANTOS, Eloá Maria Ciraulo. Mais que legal. Artigo publicado na revista Melhor - Gestão de Pessoas, Editora Segmento, São Paulo, ano XIV, nº 170, set/2012. SANTOS, Tarcyanie Cajueiro. Artigo: Comunicação e as transformações na cultura do consumo. Publicado na Revista Famecos - Midia, Cultura e Tecnologia. Abril de 2012. p208. SEBRAE (org.). Inovação e Sustentabilidade – bases para o futuro dos pequenos negócios. Seminário Internacional sobre pequenos negócios. São Paulo, 2013. SILVA, Lindomar Pinto da; FADUL, Élvia. A produção científica sobre cultura organizacional em organizações públicas no período de 1997 a 2007: um convite à reflexão. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 14, n. 4, ago. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000400006&lng= pt&nrm=iso>. Acessado em 10/05/2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415- 65552010000400006. SORRENTINO, Marcos et al . Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, Agosto de 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000200010&lng= en&nrm=iso>. Acessado em 26/04/2014. TAKEI, Rafael B.; OLIVEIRA, Adriana L.; CARNIELLO, Monica F. Artigo: Interações entre sustentabilidade e cultura organizacional. IV Encontro Internacional de cooperação Universidade-Indústria. Taubaté, SP. 2012. TEIXEIRA, Maria Gracinda Carvalho; AZEVEDO, Luís Peres. A agenda ambiental pública: barreiras para a articulação entre critérios de sustentabilidade e as novas diretrizes da administração pública federal brasileira. REAd. Rev. eletrôn. adm. Porto Alegre, v. 19, n. 1, abril/2013. VARGAS, Ricardo Viana. Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide. 4ª edição, Rio de Janeiro-RJ. Brasport, 2009. VASCO, Ana Paula; ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi. O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental no Brasil. PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.125, p. 17-28, março/2010. VAZ, Caroline Rodrigues et al. Sistema de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: uma revisão. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 5, n. 3, jul-set/2010, p. 45-48. Disponível em: http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article /viewFile/327/314. Acessado em 5/11/2014. VIEIRA, P. F. Ecodesenvolvimento: do conceito à ação. In: SACHS, I. Rumo a econssocioeconomia. Rio de Janeiro: Cortez 2007. P. 9-31. VILLAR, Livia Melo et al. A percepção ambiental entre os habitantes da região noroeste do estado do Rio de Janeiro. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 12, n. 2, Jun 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-8145200800 0200013 &lng=en&nrm=iso>. Acessado em 06/08/2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1414- 81452008000200013. ZAMCOPÉ, Fábio Cristiano; ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim. Desenvolvimento de um modelo para avaliar a sustentabilidade corporativa. Produção, v. 22, n. 3, p. 477-489, maio/ago. Florianópolis, SC. 2012http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-10-30T03:00:27Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:27.417252Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186161206231040