Mecanismos de enfrentamento ao estresse: estudo longitudinal com mestrandos brasileiros da área de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Lucas Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1711
Resumo: Os estudantes de pós-graduação, nível stricto sensu, de uma forma geral, estão expostos a numerosos agentes estressores inerentes às atividades desenvolvidas; dentre eles destaca-se a sobrecarga de atividades curriculares, o que leva à falta de tempo, tanto para as atividades profissionais e educacionais como para a vida pessoal. A presença dos diversos estressores pode ter efeitos importantes no desempenho acadêmico do aluno, em sua capacidade de progredir e na decisão de permanecer na universidade. O indivíduo utiliza diversas estratégias ou mecanismos de enfrentamento com o objetivo de minimizar a pressão física, emocional e psicológica relacionada a acontecimentos desencadeantes de estresse, resultando no ajustamento psicossocial do indivíduo e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida e do equilíbrio mental. Nesse contexto, os mecanismos de enfrentamento possuem duas funções principais: alterar as relações indivíduo-ambiente controlando a situação geradora de estresse ou modular a resposta emocional frente à situação-problema. O objetivo geral desta tese foi avaliar os mecanismos de enfrentamento utilizados à ocorrência de estresse por mestrandos brasileiros da área de enfermagem, durante o período de formação. Para isto, foi realizado um estudo de métodos mistos, em que se utilizou a estratégia aninhada concomitante. Neste caso, a coleta de dados quantitativos e qualitativos ocorreram de modo concomitante. E, foi empregado um desenho de estudo longitudinal, prospectivo, de natureza descritiva e exploratória, em que o método quantitativo foi predominante, orientando o de processo de pesquisa. A pesquisa foi realizada de forma virtual no território nacional brasileiro com 51 mestrandos em enfermagem. Para efetivação da pesquisa, foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados, transcritos para um formulário eletrônico do Google (Google forms): Caracterização sociodemográfica, acadêmica e profissional; Questionamento sobre situações causadoras de estresse; Escala de Estresse Percebido – PSS 10; e Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. A análise exploratória e inferencial foi realizada com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS (versão 21). Para verificar a normalidade da distribuição da amostra, foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk, cujo resultado revelou uma distribuição não normal. De acordo com o objetivo específico a ser alcançado, utilizou-se estatísticas descritivas, medidas de tendência central, de variabilidade, teste qui-quadrado de Pearson, testes não-paramétricos (correlação de Spearman e teste de McNemar), análises não ajustadas (associação pelo risco relativo - RR) e análise de conteúdo. Os mestrandos participantes do estudo, nos dois momentos de avaliação, foram em sua maioria do sexo feminino, com idade variando de 22 a 56 anos, pardos, casados ou em união estável e não possuíam filhos. Os mestrandos relataram sentir-se estressados, nos dois momentos do estudo. Foi identificado um aumento na média do escore da PSS-10, no momento final em relação ao momento inicial do estudo. As situações causadoras de estresse relatadas pelos mestrandos foram categorizadas em cinco grupos: “Sobrecarga de atividades”; “Relacionadas ao projeto de pesquisa”; “Relacionadas ao orientador”; “Relacionadas ao programa de pós-graduação”; e “Relacionadas ao mestrando”. Os principais mecanismos de enfrentamento ao estresse utilizados pelos mestrandos, os dois momentos de avaliação, foram estratégias pertencentes aos fatores “Aceitação da responsabilidade” e “Resolução de problemas”. Diante disso, os resultados obtidos neste estudo apontam para a necessidade de um olhar mais atento aos pós-graduandos, por parte das instituições de ensino e dos próprios discentes, haja vista que é uma população que enfrenta inúmeros desafios e situações estressoras. Salienta-se a necessidade de implementação de políticas institucionais visando a redução desses estressores e a melhoria do bem-estar no meio acadêmico.
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spelling Mecanismos de enfrentamento ao estresse: estudo longitudinal com mestrandos brasileiros da área de EnfermagemEstresse psicológico.Adaptação psicológica.Educação de pós-graduação em enfermagem.Enfermagem.Stress, psychological.Adaptation, psychological.Education, nursing, graduate.Nursing.Estrés psicológico.Adaptación psicológica.Educación de postgrado en enfermería.Enfermería.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMOs estudantes de pós-graduação, nível stricto sensu, de uma forma geral, estão expostos a numerosos agentes estressores inerentes às atividades desenvolvidas; dentre eles destaca-se a sobrecarga de atividades curriculares, o que leva à falta de tempo, tanto para as atividades profissionais e educacionais como para a vida pessoal. A presença dos diversos estressores pode ter efeitos importantes no desempenho acadêmico do aluno, em sua capacidade de progredir e na decisão de permanecer na universidade. O indivíduo utiliza diversas estratégias ou mecanismos de enfrentamento com o objetivo de minimizar a pressão física, emocional e psicológica relacionada a acontecimentos desencadeantes de estresse, resultando no ajustamento psicossocial do indivíduo e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida e do equilíbrio mental. Nesse contexto, os mecanismos de enfrentamento possuem duas funções principais: alterar as relações indivíduo-ambiente controlando a situação geradora de estresse ou modular a resposta emocional frente à situação-problema. O objetivo geral desta tese foi avaliar os mecanismos de enfrentamento utilizados à ocorrência de estresse por mestrandos brasileiros da área de enfermagem, durante o período de formação. Para isto, foi realizado um estudo de métodos mistos, em que se utilizou a estratégia aninhada concomitante. Neste caso, a coleta de dados quantitativos e qualitativos ocorreram de modo concomitante. E, foi empregado um desenho de estudo longitudinal, prospectivo, de natureza descritiva e exploratória, em que o método quantitativo foi predominante, orientando o de processo de pesquisa. A pesquisa foi realizada de forma virtual no território nacional brasileiro com 51 mestrandos em enfermagem. Para efetivação da pesquisa, foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados, transcritos para um formulário eletrônico do Google (Google forms): Caracterização sociodemográfica, acadêmica e profissional; Questionamento sobre situações causadoras de estresse; Escala de Estresse Percebido – PSS 10; e Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. A análise exploratória e inferencial foi realizada com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS (versão 21). Para verificar a normalidade da distribuição da amostra, foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk, cujo resultado revelou uma distribuição não normal. De acordo com o objetivo específico a ser alcançado, utilizou-se estatísticas descritivas, medidas de tendência central, de variabilidade, teste qui-quadrado de Pearson, testes não-paramétricos (correlação de Spearman e teste de McNemar), análises não ajustadas (associação pelo risco relativo - RR) e análise de conteúdo. Os mestrandos participantes do estudo, nos dois momentos de avaliação, foram em sua maioria do sexo feminino, com idade variando de 22 a 56 anos, pardos, casados ou em união estável e não possuíam filhos. Os mestrandos relataram sentir-se estressados, nos dois momentos do estudo. Foi identificado um aumento na média do escore da PSS-10, no momento final em relação ao momento inicial do estudo. As situações causadoras de estresse relatadas pelos mestrandos foram categorizadas em cinco grupos: “Sobrecarga de atividades”; “Relacionadas ao projeto de pesquisa”; “Relacionadas ao orientador”; “Relacionadas ao programa de pós-graduação”; e “Relacionadas ao mestrando”. Os principais mecanismos de enfrentamento ao estresse utilizados pelos mestrandos, os dois momentos de avaliação, foram estratégias pertencentes aos fatores “Aceitação da responsabilidade” e “Resolução de problemas”. Diante disso, os resultados obtidos neste estudo apontam para a necessidade de um olhar mais atento aos pós-graduandos, por parte das instituições de ensino e dos próprios discentes, haja vista que é uma população que enfrenta inúmeros desafios e situações estressoras. Salienta-se a necessidade de implementação de políticas institucionais visando a redução desses estressores e a melhoria do bem-estar no meio acadêmico.Postgraduate students, stricto sensu level, in general, are exposed to numerous stressors inherent to the activities carried out; Among them, the overload of curricular activities stands out, which leads to a lack of time, both for professional and educational activities and for personal life. The presence of various stressors can have important effects on a student's academic performance, their ability to progress and their decision to remain at university. The individual uses various strategies or coping mechanisms with the aim of minimizing the physical, emotional and psychological pressure related to stress-triggering events, resulting in the individual's psychosocial adjustment and, consequently, improving the quality of life and mental balance. In this context, coping mechanisms have two main functions: altering individual-environment relationships by controlling the situation that generates stress or modulating the emotional response to the problem situation. The general objective of this thesis was to evaluate the coping mechanisms used in the event of stress by Brazilian master's students in the nursing field during the training period. For this, a mixed methods study was carried out, in which the concomitant nested strategy was used. In this case, the collection of quantitative and qualitative data occurred concomitantly. And, a longitudinal, prospective study design was used, of a descriptive and exploratory nature, in which the quantitative method was predominant, guiding the research process. The research was carried out virtually in the Brazilian national territory with 51 master's degree students in nursing. To carry out the research, four data collection instruments were used, transcribed into an electronic Google form (Google forms): Sociodemographic, academic and professional characterization; Questioning about situations that cause stress; Perceived Stress Scale – PSS 10; and Folkman and Lazarus Coping Strategies Inventory. The exploratory and inferential analysis was carried out using the Statistical Package for the Social Sciences - SPSS (version 21). To check the normality of the sample distribution, the Shapiro-Wilk Test was used, the result of which revealed a non-normal distribution. According to the specific objective to be achieved, descriptive statistics, measures of central tendency, variability, Pearson's chi-square test, non-parametric tests (Spearman's correlation and McNemar's test), unadjusted analyzes (association by relative risk - RR) and content analysis. The master's students participating in the study, at both assessment times, were mostly female, aged between 22 and 56 years old, mixed race, married or in a stable relationship and did not have children. Master's students reported feeling stressed at both times of the study. An increase in the mean PSS-10 score was identified at the final moment in relation to the initial moment of the study. Stress-causing situations reported by master's students were categorized into five groups: “Activity overload”; “Related to the research project”; “Related to the advisor”; “Related to the postgraduate program”; and “Related to the master’s student”. The main mechanisms for coping with stress used by master's students, in the two assessment moments, were strategies belonging to the factors “Acceptance of responsibility” and “Problem solving”. Given this, the results obtained in this study point to the need for a closer look at postgraduate students, by educational institutions and the students themselves, given that it is a population that faces numerous challenges and stressful situations. The need to implement institutional policies aimed at reducing these stressors and improving well-being in the academic environment is highlighted.Los estudiantes de posgrado, a nivel estricto sensu, en general, están expuestos a numerosos estresores inherentes a las actividades realizadas; Entre ellos destaca la sobrecarga de actividades curriculares, que conlleva falta de tiempo, tanto para actividades profesionales y educativas como para la vida personal. La presencia de diversos factores estresantes puede tener efectos importantes en el rendimiento académico de un estudiante, su capacidad para progresar y su decisión de permanecer en la universidad. El individuo utiliza diversas estrategias o mecanismos de afrontamiento con el objetivo de minimizar la presión física, emocional y psicológica relacionada con eventos desencadenantes de estrés, resultando en el ajuste psicosocial del individuo y, en consecuencia, mejorando la calidad de vida y el equilibrio mental. En este contexto, los mecanismos de afrontamiento tienen dos funciones principales: alterar las relaciones individuo-ambiente controlando la situación que genera estrés o modulando la respuesta emocional ante la situación problemática. El objetivo general de esta tesis fue evaluar los mecanismos de afrontamiento utilizados ante el estrés por estudiantes brasileños de maestría en el área de enfermería durante el período de formación. Para ello se realizó un estudio de métodos mixtos, en el que se utilizó la estrategia anidada concomitante. En este caso, la recopilación de datos cuantitativos y cualitativos se produjo de forma concomitante. Y se utilizó un diseño de estudio longitudinal, prospectivo, de carácter descriptivo y exploratorio, en el que predominó el método cuantitativo, guiando el proceso de investigación. La investigación se realizó de forma virtual en el territorio nacional brasileño con 51 estudiantes de maestría en enfermería. Para realizar la investigación se utilizaron cuatro instrumentos de recolección de datos, transcritos a un formulario electrónico de Google (Google form): caracterización sociodemográfica, académica y profesional; Cuestionamiento sobre situaciones que causan estrés; Escala de estrés percibido – PSS 10; y el Inventario de estrategias de afrontamiento de Folkman y Lazarus. El análisis exploratorio e inferencial se realizó mediante el Paquete Estadístico para las Ciencias Sociales - SPSS (versión 21). Para comprobar la normalidad de la distribución de la muestra se utilizó la Prueba de Shapiro-Wilk, cuyo resultado reveló una distribución no normal. Según el objetivo específico a alcanzar, se utilizaron estadísticas descriptivas, medidas de tendencia central, variabilidad, prueba chi-cuadrado de Pearson, pruebas no paramétricas (correlación de Spearman y prueba de McNemar), análisis no ajustados (asociación por riesgo relativo - RR) y análisis de contenido. . Los estudiantes de máster participantes en el estudio, en ambos momentos de evaluación, eran en su mayoría mujeres, con edades comprendidas entre 22 y 56 años, mestizos, casados o en pareja estable y no tenían hijos. Los estudiantes de maestría informaron sentirse estresados en ambos momentos del estudio. Se identificó un aumento en la puntuación media del PSS-10 en el momento final con relación al momento inicial del estudio. Las situaciones estresantes relatadas por los estudiantes de maestría fueron categorizadas en cinco grupos: “Sobrecarga de actividad”; “Relacionado con el proyecto de investigación”; “Relacionado con el asesor”; “Relacionados con el programa de posgrado”; y “Relacionado con el estudiante de maestría”. Los principales mecanismos de enfrentamiento al estrés utilizados por los estudiantes de maestría, en los dos momentos de evaluación, fueron estrategias pertenecientes a los factores “Aceptación de responsabilidad” y “Resolución de problemas”. Ante esto, los resultados obtenidos en este estudio apuntan a la necesidad de una mirada más cercana a los estudiantes de posgrado, por parte de las instituciones educativas y de los propios estudiantes, dado que es una población que enfrenta numerosos desafíos y situaciones estresantes. Se destaca la necesidad de implementar políticas institucionales encaminadas a reducir estos factores estresantes y mejorar el bienestar en el entorno académico.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeFERREIRA, Lucia Aparecida83403868834http://lattes.cnpq.br/6530122027138493SANTANA, Lucas Carvalho2024-07-22T12:34:43Z2024-02-052024-07-22T12:34:43Z2024-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-07-23T02:02:42Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-07-23T02:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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