O impacto do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores no atendimento ao cliente.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/4001 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto que o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) provoca na qualidade do atendimento ao cliente em uma empresa da cidade de Araguaína – TO. Para alcançar tal objetivo, estão apresentadas as partes conceituais voltadas ao treinamento organizacional, ao processo de desenvolvimento de pessoas e à qualidade ao atendimento ao cliente. Em relação à metodologia realizada foi aplicações dos instrumentos de coletas de dados, foi por meio de uma pesquisa exploratória, com método qualitativo e pesquisa bibliográfica, com o uso de um questionário semiestruturado. Os resultados alcançados revelam que T&D na empresa estudada faz com que o funcionário bem treinado traga retorno em produtividade e qualidade de atendimento e que há uma série de vantagens (redução dos gastos em marketing, clientes satisfeitos e realizados) que resultam em maior alcance de clientes e fidelização no longo prazo. |
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Silva, Rafaela Santos daFerreira, Degson2022-06-09T23:50:26Z2022-06-09T23:50:26Z2022-06-09SILVA, Rafaela Santos da. O impacto do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores no atendimento ao cliente. 2021. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.http://hdl.handle.net/11612/4001O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto que o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) provoca na qualidade do atendimento ao cliente em uma empresa da cidade de Araguaína – TO. Para alcançar tal objetivo, estão apresentadas as partes conceituais voltadas ao treinamento organizacional, ao processo de desenvolvimento de pessoas e à qualidade ao atendimento ao cliente. Em relação à metodologia realizada foi aplicações dos instrumentos de coletas de dados, foi por meio de uma pesquisa exploratória, com método qualitativo e pesquisa bibliográfica, com o uso de um questionário semiestruturado. Os resultados alcançados revelam que T&D na empresa estudada faz com que o funcionário bem treinado traga retorno em produtividade e qualidade de atendimento e que há uma série de vantagens (redução dos gastos em marketing, clientes satisfeitos e realizados) que resultam em maior alcance de clientes e fidelização no longo prazo.The present work aims to analyze the impact that the process of training and development of people has on the quality of customer service in small and medium-sized companies in the city of Araguaína - TO. To achieve this goal, the conceptual parts focused on organizational training, the process of developing people and the quality of customer service are presented. In relation to the methodology performed, it was applications of the instruments of data collection, it was through an exploratory research, with qualitative method and bibliographic research, with the use of a semi-structured questionnaire. The results achieved reveal that T&D in the company studied makes the well-trained employee return in productivity and quality of service and that there are a number of advantages (reduced marketing expenses, satisfied and accomplished customers) that result in greater customer reach and long-term loyalty.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSTreinamento. Desenvolvimento. Atendimento ao cliente. Araguaína. Training. Development. Customer service.O impacto do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores no atendimento ao cliente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALRAFAELA SANTOS DA SILVA - TCC - LOGÍSTICA.pdfRAFAELA SANTOS DA SILVA - TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf287246http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4001/1/RAFAELA%20SANTOS%20DA%20SILVA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf67177a4abb4f2f0e9edadbfeb597de2cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4001/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTRAFAELA SANTOS DA SILVA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtRAFAELA SANTOS DA SILVA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain45500http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4001/3/RAFAELA%20SANTOS%20DA%20SILVA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txta60794d5004c2ddf232d04ba0bed47a2MD53THUMBNAILRAFAELA SANTOS DA SILVA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgRAFAELA SANTOS DA SILVA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4001/4/RAFAELA%20SANTOS%20DA%20SILVA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpge63984331f91a625d5061b6bb949115dMD5411612/40012022-06-10 03:01:37.114oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2022-06-10T06:01:37Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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