Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ellene Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/4843
Resumo: O presente estudo tem objetivo central, analisar de que forma acontece o serviço aeroportuário no Aeroporto Municipal de Araguaína-TO, norteando com isso, os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as dimensões de qualidade nos serviços prestados no aeroporto; b) Verificar os indicadores de percepção do cliente, na escolha do serviço; c) Propor sugestões e adequações ao serviço oferecido à população. A metodologia desse artigo se classifica como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quanti-qualitativa, utilizando como coleta de dados, a aplicação de questionários, e demais informações coletadas no local de estudo, durante o mês de outubro de 2018. A partir da coleta de dados e dos resultados obtidos, considera-se que, as informações dessa pesquisa indicam que há necessidade de alterações e melhoramento na estrutura física do local, além da ampliação na oferta do serviço aeroportuário local, com a vinda de outras companhias aéreas, possibilitando assim, mais vôos e preços mais acessíveis à população.
id UFT_c732c09e527f45efd6fdd56a0c74bdb5
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4843
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Melo, Ellene SilvaLeite, Andressa Ferreira Ramalho2023-02-15T20:54:43Z2023-02-15T20:54:43Z2023-02-15MELO,Ellene Silva. Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.http://hdl.handle.net/11612/4843O presente estudo tem objetivo central, analisar de que forma acontece o serviço aeroportuário no Aeroporto Municipal de Araguaína-TO, norteando com isso, os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as dimensões de qualidade nos serviços prestados no aeroporto; b) Verificar os indicadores de percepção do cliente, na escolha do serviço; c) Propor sugestões e adequações ao serviço oferecido à população. A metodologia desse artigo se classifica como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quanti-qualitativa, utilizando como coleta de dados, a aplicação de questionários, e demais informações coletadas no local de estudo, durante o mês de outubro de 2018. A partir da coleta de dados e dos resultados obtidos, considera-se que, as informações dessa pesquisa indicam que há necessidade de alterações e melhoramento na estrutura física do local, além da ampliação na oferta do serviço aeroportuário local, com a vinda de outras companhias aéreas, possibilitando assim, mais vôos e preços mais acessíveis à população.The present study has as main objective, to analyze how happens the airport service in the Municipal Airport of Araguaína-TO, with the following specific objectives: a) To identify the dimensions of quality in the services provided at the airport; b) Check the indicators of customer perception in the choice of service; c) Propose suggestions and adjustments to the service offered to the population. The methodology of this article is classified as an exploratory and descriptive research, of a quanti-qualitative nature, using as primordial data collection, the application of questionnaires, and other information collected at the study site, during the month of October, 2018. From data collection and results obtained, it is considered that the information from this research indicates that there is a need for changes and improvements in the physical structure of the site, besides the increase in the offer of the local airport service, with the arrival of other airlines, thus making more flights and prices more accessible to the population.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMOAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASTurismo.Serviço Aeroportuário.Qualidade.Percepção.Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdfELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdfapplication/pdf870147http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/1/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf7b8d668a88ee53dba8cd4aaacdad0c76MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.txtELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.txtExtracted texttext/plain54304http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/3/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.txt64dfad3a365cb87c92b3e25d54af0b0cMD53THUMBNAILELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.jpgELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/4/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.jpga9f15d56d12ca1bb7623f4a6fb540b8dMD5411612/48432023-02-16 03:01:31.749oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-02-16T06:01:31Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
title Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
spellingShingle Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
Melo, Ellene Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Turismo.
Serviço Aeroportuário.
Qualidade.
Percepção.
title_short Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
title_full Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
title_fullStr Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
title_full_unstemmed Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
title_sort Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
author Melo, Ellene Silva
author_facet Melo, Ellene Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Ellene Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Andressa Ferreira Ramalho
contributor_str_mv Leite, Andressa Ferreira Ramalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Turismo.
Serviço Aeroportuário.
Qualidade.
Percepção.
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo.
Serviço Aeroportuário.
Qualidade.
Percepção.
description O presente estudo tem objetivo central, analisar de que forma acontece o serviço aeroportuário no Aeroporto Municipal de Araguaína-TO, norteando com isso, os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as dimensões de qualidade nos serviços prestados no aeroporto; b) Verificar os indicadores de percepção do cliente, na escolha do serviço; c) Propor sugestões e adequações ao serviço oferecido à população. A metodologia desse artigo se classifica como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quanti-qualitativa, utilizando como coleta de dados, a aplicação de questionários, e demais informações coletadas no local de estudo, durante o mês de outubro de 2018. A partir da coleta de dados e dos resultados obtidos, considera-se que, as informações dessa pesquisa indicam que há necessidade de alterações e melhoramento na estrutura física do local, além da ampliação na oferta do serviço aeroportuário local, com a vinda de outras companhias aéreas, possibilitando assim, mais vôos e preços mais acessíveis à população.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-15T20:54:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-15T20:54:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO,Ellene Silva. Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/4843
identifier_str_mv MELO,Ellene Silva. Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
url http://hdl.handle.net/11612/4843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/1/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/3/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/4/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b8d668a88ee53dba8cd4aaacdad0c76
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
64dfad3a365cb87c92b3e25d54af0b0c
a9f15d56d12ca1bb7623f4a6fb540b8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111540952825856