Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturi, Maria Alice
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11395
Resumo: Este artigo procura enfatizar a comunicação como um conjunto de competências que o estudante adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema lingüístico, mas o que se pode fazer com a linguagem do mundo real. Nessa perspectiva, parte-se da interação como fator primordial para que a aprendizagem aconteça, partindo-se também da consideração de que o aluno é visto como ser social, representante de um ambiente socialmente específico, e que, por sua vez, vai se firmando como verdadeiro sujeito da linguagem.
id UFU-12_91022b1a24e517e668a5eb97cdba0e3f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11395
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de línguaAbordagem comunicativaCompetência lingüísticaInteração em L2Este artigo procura enfatizar a comunicação como um conjunto de competências que o estudante adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema lingüístico, mas o que se pode fazer com a linguagem do mundo real. Nessa perspectiva, parte-se da interação como fator primordial para que a aprendizagem aconteça, partindo-se também da consideração de que o aluno é visto como ser social, representante de um ambiente socialmente específico, e que, por sua vez, vai se firmando como verdadeiro sujeito da linguagem.PP/UFU2011-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1139510.14393/DL1-v1n1a2007-4Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 No. 1 (2007): Número atemáticoDomínios de Lingu@gem; Vol. 1 Núm. 1 (2007): Número atemáticoDomínios de Lingu@gem; v. 1 n. 1 (2007): Número atemático1980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11395/6683Copyright (c) 2007 Maria Alice Venturihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVenturi, Maria Alice2022-09-13T11:51:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11395Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-13T11:51:02Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
title Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
spellingShingle Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
Venturi, Maria Alice
Abordagem comunicativa
Competência lingüística
Interação em L2
title_short Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
title_full Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
title_fullStr Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
title_full_unstemmed Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
title_sort Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de língua
author Venturi, Maria Alice
author_facet Venturi, Maria Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturi, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem comunicativa
Competência lingüística
Interação em L2
topic Abordagem comunicativa
Competência lingüística
Interação em L2
description Este artigo procura enfatizar a comunicação como um conjunto de competências que o estudante adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema lingüístico, mas o que se pode fazer com a linguagem do mundo real. Nessa perspectiva, parte-se da interação como fator primordial para que a aprendizagem aconteça, partindo-se também da consideração de que o aluno é visto como ser social, representante de um ambiente socialmente específico, e que, por sua vez, vai se firmando como verdadeiro sujeito da linguagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11395
10.14393/DL1-v1n1a2007-4
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11395
identifier_str_mv 10.14393/DL1-v1n1a2007-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11395/6683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Maria Alice Venturi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Maria Alice Venturi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 No. 1 (2007): Número atemático
Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 Núm. 1 (2007): Número atemático
Domínios de Lingu@gem; v. 1 n. 1 (2007): Número atemático
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1754838530886991872