Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Jéssica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625
Resumo: O objetivo deste texto é analisar a forma como a avaliação está posta atualmente no processo de ensino e aprendizagem como um instrumento de controle, baseado em exames, que contribui para consolidar não apenas uma classificação dos alunos no interior da escola, mas também um efeito social de hierarquia. A partir do modelo tradicional do processo de ensino e aprendizagem, baseado na técnica da prelação do conteúdo pelo professor (agente ativo que detém o conhecimento) e a demonstração pelos alunos da apropriação do conteúdo (agente passivo que apenas recepciona as informações), a avaliação torna-se o instrumento legitimador da mencionada prática. Pautada somente em exames, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem fica restrita ao modo de atestar e controlar quais alunos estão aptos a prosseguir às demais fases, destoando-se das suas demais funções primordiais de cunho pedagógico e diagnóstico.
id UFU-13_8c3617a727a044371c9694cf722bdd66
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30625
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolarProcesso de Ensino e AprendizagemAvaliaçãoExameHierarquia Social.O objetivo deste texto é analisar a forma como a avaliação está posta atualmente no processo de ensino e aprendizagem como um instrumento de controle, baseado em exames, que contribui para consolidar não apenas uma classificação dos alunos no interior da escola, mas também um efeito social de hierarquia. A partir do modelo tradicional do processo de ensino e aprendizagem, baseado na técnica da prelação do conteúdo pelo professor (agente ativo que detém o conhecimento) e a demonstração pelos alunos da apropriação do conteúdo (agente passivo que apenas recepciona as informações), a avaliação torna-se o instrumento legitimador da mencionada prática. Pautada somente em exames, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem fica restrita ao modo de atestar e controlar quais alunos estão aptos a prosseguir às demais fases, destoando-se das suas demais funções primordiais de cunho pedagógico e diagnóstico.Universidade Federal de Uberlândia2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3062510.14393/rep-v14n22015-art04Revista de Educação Popular; v. 14 n. 2 (2015): Revista de Educação Popular; 44-551982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Educação Popularhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Jéssica2023-03-29T16:38:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30625Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T16:38:09Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
title Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
spellingShingle Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
Gonçalves, Jéssica
Processo de Ensino e Aprendizagem
Avaliação
Exame
Hierarquia Social.
title_short Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
title_full Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
title_fullStr Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
title_full_unstemmed Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
title_sort Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
author Gonçalves, Jéssica
author_facet Gonçalves, Jéssica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Jéssica
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Ensino e Aprendizagem
Avaliação
Exame
Hierarquia Social.
topic Processo de Ensino e Aprendizagem
Avaliação
Exame
Hierarquia Social.
description O objetivo deste texto é analisar a forma como a avaliação está posta atualmente no processo de ensino e aprendizagem como um instrumento de controle, baseado em exames, que contribui para consolidar não apenas uma classificação dos alunos no interior da escola, mas também um efeito social de hierarquia. A partir do modelo tradicional do processo de ensino e aprendizagem, baseado na técnica da prelação do conteúdo pelo professor (agente ativo que detém o conhecimento) e a demonstração pelos alunos da apropriação do conteúdo (agente passivo que apenas recepciona as informações), a avaliação torna-se o instrumento legitimador da mencionada prática. Pautada somente em exames, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem fica restrita ao modo de atestar e controlar quais alunos estão aptos a prosseguir às demais fases, destoando-se das suas demais funções primordiais de cunho pedagógico e diagnóstico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625
10.14393/rep-v14n22015-art04
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625
identifier_str_mv 10.14393/rep-v14n22015-art04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 14 n. 2 (2015): Revista de Educação Popular; 44-55
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897442070528