Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar a forma como a avaliação está posta atualmente no processo de ensino e aprendizagem como um instrumento de controle, baseado em exames, que contribui para consolidar não apenas uma classificação dos alunos no interior da escola, mas também um efeito social de hierarquia. A partir do modelo tradicional do processo de ensino e aprendizagem, baseado na técnica da prelação do conteúdo pelo professor (agente ativo que detém o conhecimento) e a demonstração pelos alunos da apropriação do conteúdo (agente passivo que apenas recepciona as informações), a avaliação torna-se o instrumento legitimador da mencionada prática. Pautada somente em exames, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem fica restrita ao modo de atestar e controlar quais alunos estão aptos a prosseguir às demais fases, destoando-se das suas demais funções primordiais de cunho pedagógico e diagnóstico. |
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Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolarProcesso de Ensino e AprendizagemAvaliaçãoExameHierarquia Social.O objetivo deste texto é analisar a forma como a avaliação está posta atualmente no processo de ensino e aprendizagem como um instrumento de controle, baseado em exames, que contribui para consolidar não apenas uma classificação dos alunos no interior da escola, mas também um efeito social de hierarquia. A partir do modelo tradicional do processo de ensino e aprendizagem, baseado na técnica da prelação do conteúdo pelo professor (agente ativo que detém o conhecimento) e a demonstração pelos alunos da apropriação do conteúdo (agente passivo que apenas recepciona as informações), a avaliação torna-se o instrumento legitimador da mencionada prática. Pautada somente em exames, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem fica restrita ao modo de atestar e controlar quais alunos estão aptos a prosseguir às demais fases, destoando-se das suas demais funções primordiais de cunho pedagógico e diagnóstico.Universidade Federal de Uberlândia2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3062510.14393/rep-v14n22015-art04Revista de Educação Popular; v. 14 n. 2 (2015): Revista de Educação Popular; 44-551982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Educação Popularhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Jéssica2023-03-29T16:38:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30625Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T16:38:09Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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