Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Núbia Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leite, Marcela Basile, Fuzita, Welder Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13499
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho estudar o consórcio de milho com braquiária (Urochloa ruziziensis cv. Comum), quanto ao desenvolvimento das plantas de milho, à capacidade de produção de matéria seca pela forrageira, à infestação de plantas daninhas e os efeitos desse sistema de produção na cultura da soja em rotação. Foram estudadas duas formas de semeadura (a lanço e em linha) de braquiária nas parcelas, quatro quantidades de sementes (200, 400, 600 e 800 pontos de valor cultural, PVC = quantidade de sementes x valor cultural) nas subparcelas e uma testemunha, representada pelo monocultivo do milho. O cultivo consorciado de milho com braquiária não interferiu negativamente na produção de grãos da cultura em relação ao milho solteiro. A semeadura de 200 PVC de sementes de braquiária, a lanço ou em linha aos 22 dias após a semeadura do milho, foi suficiente para a manutenção de quantidade adequada de palha sobre o solo, média de 7,7 t ha-1. No momento da colheita do milho, a matéria seca das plantas daninhas reduziu com o aumento da quantidade de sementes de braquiária e foi maior quando a forrageira foi semeada a lanço. Na cultura da soja em rotação, a densidade e matéria seca de plantas daninhas reduziram linearmente com o aumento da quantidade de sementes de braquiária utilizadas no primeiro ano do trabalho. O consórcio de milho com braquiária no primeiro ano do experimento beneficiou a população de plantas, a altura de plantas e a produção de grãos de soja em relação ao monocultivo de milho no mesmo período.
id UFU-14_259f5adcf8064b6e7ba7db20c1e83c36
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13499
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação Agricultural SciencesObjetivou-se com esse trabalho estudar o consórcio de milho com braquiária (Urochloa ruziziensis cv. Comum), quanto ao desenvolvimento das plantas de milho, à capacidade de produção de matéria seca pela forrageira, à infestação de plantas daninhas e os efeitos desse sistema de produção na cultura da soja em rotação. Foram estudadas duas formas de semeadura (a lanço e em linha) de braquiária nas parcelas, quatro quantidades de sementes (200, 400, 600 e 800 pontos de valor cultural, PVC = quantidade de sementes x valor cultural) nas subparcelas e uma testemunha, representada pelo monocultivo do milho. O cultivo consorciado de milho com braquiária não interferiu negativamente na produção de grãos da cultura em relação ao milho solteiro. A semeadura de 200 PVC de sementes de braquiária, a lanço ou em linha aos 22 dias após a semeadura do milho, foi suficiente para a manutenção de quantidade adequada de palha sobre o solo, média de 7,7 t ha-1. No momento da colheita do milho, a matéria seca das plantas daninhas reduziu com o aumento da quantidade de sementes de braquiária e foi maior quando a forrageira foi semeada a lanço. Na cultura da soja em rotação, a densidade e matéria seca de plantas daninhas reduziram linearmente com o aumento da quantidade de sementes de braquiária utilizadas no primeiro ano do trabalho. O consórcio de milho com braquiária no primeiro ano do experimento beneficiou a população de plantas, a altura de plantas e a produção de grãos de soja em relação ao monocultivo de milho no mesmo período.EDUFU2013-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13499Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 1 (2013): Jan./Feb.; 65-76Bioscience Journal ; v. 29 n. 1 (2013): Jan./Feb.; 65-761981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13499/11954Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Núbia Maria Correia, Marcela Basile Leite, Welder Eduardo Fuzitahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Núbia MariaLeite, Marcela BasileFuzita, Welder Eduardo2022-06-13T23:40:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13499Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-13T23:40:28Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
title Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
spellingShingle Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
Correia, Núbia Maria
Agricultural Sciences
title_short Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
title_full Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
title_fullStr Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
title_full_unstemmed Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
title_sort Consórcio de milho com Urochloa ruziziensis e os efeitos na cultura da soja em rotação
author Correia, Núbia Maria
author_facet Correia, Núbia Maria
Leite, Marcela Basile
Fuzita, Welder Eduardo
author_role author
author2 Leite, Marcela Basile
Fuzita, Welder Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Núbia Maria
Leite, Marcela Basile
Fuzita, Welder Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Objetivou-se com esse trabalho estudar o consórcio de milho com braquiária (Urochloa ruziziensis cv. Comum), quanto ao desenvolvimento das plantas de milho, à capacidade de produção de matéria seca pela forrageira, à infestação de plantas daninhas e os efeitos desse sistema de produção na cultura da soja em rotação. Foram estudadas duas formas de semeadura (a lanço e em linha) de braquiária nas parcelas, quatro quantidades de sementes (200, 400, 600 e 800 pontos de valor cultural, PVC = quantidade de sementes x valor cultural) nas subparcelas e uma testemunha, representada pelo monocultivo do milho. O cultivo consorciado de milho com braquiária não interferiu negativamente na produção de grãos da cultura em relação ao milho solteiro. A semeadura de 200 PVC de sementes de braquiária, a lanço ou em linha aos 22 dias após a semeadura do milho, foi suficiente para a manutenção de quantidade adequada de palha sobre o solo, média de 7,7 t ha-1. No momento da colheita do milho, a matéria seca das plantas daninhas reduziu com o aumento da quantidade de sementes de braquiária e foi maior quando a forrageira foi semeada a lanço. Na cultura da soja em rotação, a densidade e matéria seca de plantas daninhas reduziram linearmente com o aumento da quantidade de sementes de braquiária utilizadas no primeiro ano do trabalho. O consórcio de milho com braquiária no primeiro ano do experimento beneficiou a população de plantas, a altura de plantas e a produção de grãos de soja em relação ao monocultivo de milho no mesmo período.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13499
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13499/11954
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Núbia Maria Correia, Marcela Basile Leite, Welder Eduardo Fuzita
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Núbia Maria Correia, Marcela Basile Leite, Welder Eduardo Fuzita
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 1 (2013): Jan./Feb.; 65-76
Bioscience Journal ; v. 29 n. 1 (2013): Jan./Feb.; 65-76
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069071483666432