Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidelis, Rodrigo Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Miranda, Glauco Vieira, Faluba, Joyce de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7098
Resumo: Os objetivos foram determinar a capacidade de combinação de populações, identificar fontes de germoplasma de milho tropical e definir estratégias para o melhoramento em estresse de baixo nitrogênio. Utilizaram-se duas fontes de germoplasma de milho, sendo uma composta por populações melhoradas e a outra por populações crioulas em delineamento de blocos casualizados. O ambiente de baixo nitrogênio foi obtido fornecendo-se este nutriente apenas na semeadura. Os efeitos da capacidade geral de combinação foram significativos nas características alturas de plantas e espigas nas populações melhoradas e para produtividade de grãos e espigas e altura de espigas nas populações locais. Os efeitos da capacidade específica de combinação não foram significativos em todas as características. Conclui-se que em populações tropicais de milho sob estresse de baixo nitrogênio, a capacidade geral de combinação é o principal efeito no controle das características; é possível sintetizar novas populações com germoplasma crioulo e realizar melhoramento intrapopulacional; as populações Caiano de Sobrália e Nitrodente em combinações híbridas com populações melhoradas são fontes adequadas para aumentar a produtividade de grãos sem aumentar as alturas de plantas e espigas; e as combinações híbridas obtidas entre esse grupo de populações locais e melhoradas não são adequadas para obtenção de híbridos.
id UFU-14_d9000586c75aaf3195ba4d120d9b374a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7098
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio Agricultural SciencesOs objetivos foram determinar a capacidade de combinação de populações, identificar fontes de germoplasma de milho tropical e definir estratégias para o melhoramento em estresse de baixo nitrogênio. Utilizaram-se duas fontes de germoplasma de milho, sendo uma composta por populações melhoradas e a outra por populações crioulas em delineamento de blocos casualizados. O ambiente de baixo nitrogênio foi obtido fornecendo-se este nutriente apenas na semeadura. Os efeitos da capacidade geral de combinação foram significativos nas características alturas de plantas e espigas nas populações melhoradas e para produtividade de grãos e espigas e altura de espigas nas populações locais. Os efeitos da capacidade específica de combinação não foram significativos em todas as características. Conclui-se que em populações tropicais de milho sob estresse de baixo nitrogênio, a capacidade geral de combinação é o principal efeito no controle das características; é possível sintetizar novas populações com germoplasma crioulo e realizar melhoramento intrapopulacional; as populações Caiano de Sobrália e Nitrodente em combinações híbridas com populações melhoradas são fontes adequadas para aumentar a produtividade de grãos sem aumentar as alturas de plantas e espigas; e as combinações híbridas obtidas entre esse grupo de populações locais e melhoradas não são adequadas para obtenção de híbridos.EDUFU2010-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7098Bioscience Journal ; Vol. 26 No. 3 (2010): May/June; 358-366Bioscience Journal ; v. 26 n. 3 (2010): May/June; 358-3661981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7098/4848Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2010 Rodrigo Ribeiro Fidelis, Glauco Vieira Miranda, Joyce de Souza Falubahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFidelis, Rodrigo RibeiroMiranda, Glauco VieiraFaluba, Joyce de Souza2022-06-09T15:39:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7098Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-09T15:39Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
title Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
spellingShingle Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
Fidelis, Rodrigo Ribeiro
Agricultural Sciences
title_short Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
title_full Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
title_fullStr Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
title_full_unstemmed Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
title_sort Capacidade de combinação de populações de milho tropicais sob estresse de baixo nitrogênio
author Fidelis, Rodrigo Ribeiro
author_facet Fidelis, Rodrigo Ribeiro
Miranda, Glauco Vieira
Faluba, Joyce de Souza
author_role author
author2 Miranda, Glauco Vieira
Faluba, Joyce de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidelis, Rodrigo Ribeiro
Miranda, Glauco Vieira
Faluba, Joyce de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Os objetivos foram determinar a capacidade de combinação de populações, identificar fontes de germoplasma de milho tropical e definir estratégias para o melhoramento em estresse de baixo nitrogênio. Utilizaram-se duas fontes de germoplasma de milho, sendo uma composta por populações melhoradas e a outra por populações crioulas em delineamento de blocos casualizados. O ambiente de baixo nitrogênio foi obtido fornecendo-se este nutriente apenas na semeadura. Os efeitos da capacidade geral de combinação foram significativos nas características alturas de plantas e espigas nas populações melhoradas e para produtividade de grãos e espigas e altura de espigas nas populações locais. Os efeitos da capacidade específica de combinação não foram significativos em todas as características. Conclui-se que em populações tropicais de milho sob estresse de baixo nitrogênio, a capacidade geral de combinação é o principal efeito no controle das características; é possível sintetizar novas populações com germoplasma crioulo e realizar melhoramento intrapopulacional; as populações Caiano de Sobrália e Nitrodente em combinações híbridas com populações melhoradas são fontes adequadas para aumentar a produtividade de grãos sem aumentar as alturas de plantas e espigas; e as combinações híbridas obtidas entre esse grupo de populações locais e melhoradas não são adequadas para obtenção de híbridos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7098
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7098/4848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Rodrigo Ribeiro Fidelis, Glauco Vieira Miranda, Joyce de Souza Faluba
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Rodrigo Ribeiro Fidelis, Glauco Vieira Miranda, Joyce de Souza Faluba
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 26 No. 3 (2010): May/June; 358-366
Bioscience Journal ; v. 26 n. 3 (2010): May/June; 358-366
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069069737787392