Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malafaia, Wolney Vianna
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1285
Resumo: A análise da construção de uma política cultural cinematográfica, desenvolvida a partir de 1974, tem como referência o filme O amuleto de Ogum, de Nelson Pereira dos Santos, considerado o marco inaugural de uma nova relação estabelecida entre o Estado autoritário e intelectuais ligados ao movimento conhecido como Cinema Novo. Serão levados em conta diversos elementos constituintes e convergentes dessa política cultural de cinema, como a proposta cultural e política desses intelectuais, as necessidades do Estado autoritário, construído a partir de 1964 (envolvido, nesse momento, num projeto de redemocratização) e a tentativa de conquista do mercado cinematográfico nacional, dominado em boa parte pelo produto de origem hollywoodiana.
id UFU-15_0fe00b72e07b3b9fd4816954acc69659
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1285
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritárioA análise da construção de uma política cultural cinematográfica, desenvolvida a partir de 1974, tem como referência o filme O amuleto de Ogum, de Nelson Pereira dos Santos, considerado o marco inaugural de uma nova relação estabelecida entre o Estado autoritário e intelectuais ligados ao movimento conhecido como Cinema Novo. Serão levados em conta diversos elementos constituintes e convergentes dessa política cultural de cinema, como a proposta cultural e política desses intelectuais, as necessidades do Estado autoritário, construído a partir de 1964 (envolvido, nesse momento, num projeto de redemocratização) e a tentativa de conquista do mercado cinematográfico nacional, dominado em boa parte pelo produto de origem hollywoodiana.Universidade Federal de Uberlândia2006-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1285ArtCultura; Vol. 7 No. 10 (2005): ArtCulturaArtCultura; Vol. 7 Núm. 10 (2005): ArtCulturaArtCultura; v. 7 n. 10 (2005): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1285/1180Malafaia, Wolney Viannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:46:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1285Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:46:54ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
title Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
spellingShingle Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
Malafaia, Wolney Vianna
title_short Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
title_full Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
title_fullStr Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
title_full_unstemmed Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
title_sort Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário
author Malafaia, Wolney Vianna
author_facet Malafaia, Wolney Vianna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malafaia, Wolney Vianna
description A análise da construção de uma política cultural cinematográfica, desenvolvida a partir de 1974, tem como referência o filme O amuleto de Ogum, de Nelson Pereira dos Santos, considerado o marco inaugural de uma nova relação estabelecida entre o Estado autoritário e intelectuais ligados ao movimento conhecido como Cinema Novo. Serão levados em conta diversos elementos constituintes e convergentes dessa política cultural de cinema, como a proposta cultural e política desses intelectuais, as necessidades do Estado autoritário, construído a partir de 1964 (envolvido, nesse momento, num projeto de redemocratização) e a tentativa de conquista do mercado cinematográfico nacional, dominado em boa parte pelo produto de origem hollywoodiana.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1285
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1285/1180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 7 No. 10 (2005): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 7 Núm. 10 (2005): ArtCultura
ArtCultura; v. 7 n. 10 (2005): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1754840502194143232