A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22118 |
Resumo: | João Batista do Vale era não só compositor de considerável produção, como igualmente conhecido e ouvido no Nordeste do Brasil, quando foi apresentado à "Música Popular Brasileira", no Show Opinião, no final de 1964. A partir daí, sua música adquiriu conotações populares e políticas. Antes disso, estava restrita à categoria "canções sertanejas populares", da qual Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro haviam sido transformados em representantes. A reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor, os modos como circulou nos dois espaços referidos e a forma como foi inserido no segundo - ambiente situado numa posição hierárquica distinta em termos de legitimidade cultural em meados dos anos 60, em relação ao primeiro - podem revelar em que medida suas inclinações pessoais foram reorientadas pelas exigências da vida social brasileira naquele momento. |
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A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiroJoão Batista do Vale era não só compositor de considerável produção, como igualmente conhecido e ouvido no Nordeste do Brasil, quando foi apresentado à "Música Popular Brasileira", no Show Opinião, no final de 1964. A partir daí, sua música adquiriu conotações populares e políticas. Antes disso, estava restrita à categoria "canções sertanejas populares", da qual Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro haviam sido transformados em representantes. A reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor, os modos como circulou nos dois espaços referidos e a forma como foi inserido no segundo - ambiente situado numa posição hierárquica distinta em termos de legitimidade cultural em meados dos anos 60, em relação ao primeiro - podem revelar em que medida suas inclinações pessoais foram reorientadas pelas exigências da vida social brasileira naquele momento.Universidade Federal de Uberlândia2013-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22118ArtCultura; Vol. 14 No. 24 (2012): ArtCulturaArtCultura; Vol. 14 Núm. 24 (2012): ArtCulturaArtCultura; v. 14 n. 24 (2012): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22118/12082Barreto, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:43:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22118Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:43:26ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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