Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Antônio Fernando de Araújo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233
Resumo: Este artigo analisa as representações cinematográficas e video-gráficas produzidas durante os centenários de Canudos (1993-1997). Pode-se afirmar que os meios de comunicação de massa se não são os lugares de memória, com certeza são espaços privilegiados no arquivamento e produção da memória contemporânea. Do múltiplo universo audiovisual, optei por analisar as batalhas da memória de Canudos, comparando o filme de Sérgio Rezende (Guerra de Canudos, 1997), que reconstruiu a memória euclidiana da Guerra de Canudos, com os filmes e vídeos de Pola Ribeiro, Antônio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez e Otto Guerra, que abordam Canudos por meio da tradição oral. Como um passado que não quer passar, a multiplicidade de visões sobre Canudos configura-se num interessante diálogo entre historiografia e cinematografia na construção narrativa sobre o sertão como metáfora da nacionalidade. PALAVRAS-CHAVE: Canudos; historiografia; imagens. ABSTRACT: This article analyzes produced the cinematographic and video representationsduring the centennials of Canudos (1993-1997). It can be affirmed that the media if are not the memory places, with certainty they are privileged spaces in the recording and production of the memory contemporary. Of the multiple audiovisual universe, I opted to analyzing the battles of the memory of Canudos, comparing the film of Sergio Rezende (Canudos War, 1997), that it reconstructed the Euclidean memory of the War of Canudos, with the films and videos of Pola Ribeiro, Antonio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez and Otto Guerra, who approach Canudos by oral tradition. As a past that doesn´t want to pass, the multiplicity of view on Canudos configures in an interesting dialogue between historiography and cinematography in the construction narrative on the hinterland as metaphor of the nationality. KEYWORDS: Canudos; historiography; pictures.
id UFU-15_9ebb3564282f6e0962499e8bd7bda414
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3233
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra Este artigo analisa as representações cinematográficas e video-gráficas produzidas durante os centenários de Canudos (1993-1997). Pode-se afirmar que os meios de comunicação de massa se não são os lugares de memória, com certeza são espaços privilegiados no arquivamento e produção da memória contemporânea. Do múltiplo universo audiovisual, optei por analisar as batalhas da memória de Canudos, comparando o filme de Sérgio Rezende (Guerra de Canudos, 1997), que reconstruiu a memória euclidiana da Guerra de Canudos, com os filmes e vídeos de Pola Ribeiro, Antônio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez e Otto Guerra, que abordam Canudos por meio da tradição oral. Como um passado que não quer passar, a multiplicidade de visões sobre Canudos configura-se num interessante diálogo entre historiografia e cinematografia na construção narrativa sobre o sertão como metáfora da nacionalidade. PALAVRAS-CHAVE: Canudos; historiografia; imagens. ABSTRACT: This article analyzes produced the cinematographic and video representationsduring the centennials of Canudos (1993-1997). It can be affirmed that the media if are not the memory places, with certainty they are privileged spaces in the recording and production of the memory contemporary. Of the multiple audiovisual universe, I opted to analyzing the battles of the memory of Canudos, comparing the film of Sergio Rezende (Canudos War, 1997), that it reconstructed the Euclidean memory of the War of Canudos, with the films and videos of Pola Ribeiro, Antonio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez and Otto Guerra, who approach Canudos by oral tradition. As a past that doesn´t want to pass, the multiplicity of view on Canudos configures in an interesting dialogue between historiography and cinematography in the construction narrative on the hinterland as metaphor of the nationality. KEYWORDS: Canudos; historiography; pictures. Universidade Federal de Uberlândia2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233/2410Sá, Antônio Fernando de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3233Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:42ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
title Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
spellingShingle Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
Sá, Antônio Fernando de Araújo
title_short Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
title_full Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
title_fullStr Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
title_full_unstemmed Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
title_sort Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
author Sá, Antônio Fernando de Araújo
author_facet Sá, Antônio Fernando de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Antônio Fernando de Araújo
description Este artigo analisa as representações cinematográficas e video-gráficas produzidas durante os centenários de Canudos (1993-1997). Pode-se afirmar que os meios de comunicação de massa se não são os lugares de memória, com certeza são espaços privilegiados no arquivamento e produção da memória contemporânea. Do múltiplo universo audiovisual, optei por analisar as batalhas da memória de Canudos, comparando o filme de Sérgio Rezende (Guerra de Canudos, 1997), que reconstruiu a memória euclidiana da Guerra de Canudos, com os filmes e vídeos de Pola Ribeiro, Antônio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez e Otto Guerra, que abordam Canudos por meio da tradição oral. Como um passado que não quer passar, a multiplicidade de visões sobre Canudos configura-se num interessante diálogo entre historiografia e cinematografia na construção narrativa sobre o sertão como metáfora da nacionalidade. PALAVRAS-CHAVE: Canudos; historiografia; imagens. ABSTRACT: This article analyzes produced the cinematographic and video representationsduring the centennials of Canudos (1993-1997). It can be affirmed that the media if are not the memory places, with certainty they are privileged spaces in the recording and production of the memory contemporary. Of the multiple audiovisual universe, I opted to analyzing the battles of the memory of Canudos, comparing the film of Sergio Rezende (Canudos War, 1997), that it reconstructed the Euclidean memory of the War of Canudos, with the films and videos of Pola Ribeiro, Antonio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez and Otto Guerra, who approach Canudos by oral tradition. As a past that doesn´t want to pass, the multiplicity of view on Canudos configures in an interesting dialogue between historiography and cinematography in the construction narrative on the hinterland as metaphor of the nationality. KEYWORDS: Canudos; historiography; pictures.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233/2410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140143374336