Cintura Fina: from whitewater to backwater
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/61866 |
Resumo: | José Arimateia Carvalho da Silva, que futuramente viria a ser conhecida como Cintura Fina, nasceu em Fortaleza em 1933. Décadas de sua trajetó- ria, entre o período em que já estava vivendo em Belo Horizonte (1953) até o ano de sua morte (1995), em Uberaba, emergem como recorte temporal do livro Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte. Seu autor, Luiz Morando, doutor em Literatura Comparada pela UFMG, leva adiante um percurso de pesquisa, iniciado em 2002, sobre a memória LGBTQI+ em Belo Horizonte. Em Paraíso das maravilhas: uma história do crime do parque1, dedicou-se à pesquisa sobre o assassinato de um homossexual, ocorrido em 1946, na capital mineira, no Parque Municipal Américo René Gianetti, denominado à época, por seus frequentadores homossexuais, “Paraíso das maravilhas”. Os desdobramentos desse episódio foram investigados por Morando de maneira que, para além de uma mera narrativa sobre um crime de “natureza homoeró- tica”, resultou em um estudo mais amplo e profundo sobre “uma possível compreensão de formas de sociabilidade e de representação social homoerótica em Belo Horizonte nas décadas de 40 e 50 do século XX”. |
id |
UFU-15_ddc9f1c344e88b5afe46fb6ac2cb2439 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/61866 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cintura Fina: from whitewater to backwaterCintura Fina: da correnteza ao remansoJosé Arimateia Carvalho da Silva, que futuramente viria a ser conhecida como Cintura Fina, nasceu em Fortaleza em 1933. Décadas de sua trajetó- ria, entre o período em que já estava vivendo em Belo Horizonte (1953) até o ano de sua morte (1995), em Uberaba, emergem como recorte temporal do livro Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte. Seu autor, Luiz Morando, doutor em Literatura Comparada pela UFMG, leva adiante um percurso de pesquisa, iniciado em 2002, sobre a memória LGBTQI+ em Belo Horizonte. Em Paraíso das maravilhas: uma história do crime do parque1, dedicou-se à pesquisa sobre o assassinato de um homossexual, ocorrido em 1946, na capital mineira, no Parque Municipal Américo René Gianetti, denominado à época, por seus frequentadores homossexuais, “Paraíso das maravilhas”. Os desdobramentos desse episódio foram investigados por Morando de maneira que, para além de uma mera narrativa sobre um crime de “natureza homoeró- tica”, resultou em um estudo mais amplo e profundo sobre “uma possível compreensão de formas de sociabilidade e de representação social homoerótica em Belo Horizonte nas décadas de 40 e 50 do século XX”.Universidade Federal de Uberlândia2021-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/6186610.14393/artc-v23-n42-2021-61866ArtCultura; Vol. 23 No. 42 (2021): ArtCultura; 291-296ArtCultura; Vol. 23 Núm. 42 (2021): ArtCultura; 291-296ArtCultura; v. 23 n. 42 (2021): ArtCultura; 291-2962178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/61866/31968Ferreira de Souza, Márcio info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T18:57:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/61866Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2023-12-01T18:57:33ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cintura Fina: from whitewater to backwater Cintura Fina: da correnteza ao remanso |
title |
Cintura Fina: from whitewater to backwater |
spellingShingle |
Cintura Fina: from whitewater to backwater Ferreira de Souza, Márcio |
title_short |
Cintura Fina: from whitewater to backwater |
title_full |
Cintura Fina: from whitewater to backwater |
title_fullStr |
Cintura Fina: from whitewater to backwater |
title_full_unstemmed |
Cintura Fina: from whitewater to backwater |
title_sort |
Cintura Fina: from whitewater to backwater |
author |
Ferreira de Souza, Márcio |
author_facet |
Ferreira de Souza, Márcio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Souza, Márcio |
description |
José Arimateia Carvalho da Silva, que futuramente viria a ser conhecida como Cintura Fina, nasceu em Fortaleza em 1933. Décadas de sua trajetó- ria, entre o período em que já estava vivendo em Belo Horizonte (1953) até o ano de sua morte (1995), em Uberaba, emergem como recorte temporal do livro Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte. Seu autor, Luiz Morando, doutor em Literatura Comparada pela UFMG, leva adiante um percurso de pesquisa, iniciado em 2002, sobre a memória LGBTQI+ em Belo Horizonte. Em Paraíso das maravilhas: uma história do crime do parque1, dedicou-se à pesquisa sobre o assassinato de um homossexual, ocorrido em 1946, na capital mineira, no Parque Municipal Américo René Gianetti, denominado à época, por seus frequentadores homossexuais, “Paraíso das maravilhas”. Os desdobramentos desse episódio foram investigados por Morando de maneira que, para além de uma mera narrativa sobre um crime de “natureza homoeró- tica”, resultou em um estudo mais amplo e profundo sobre “uma possível compreensão de formas de sociabilidade e de representação social homoerótica em Belo Horizonte nas décadas de 40 e 50 do século XX”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/61866 10.14393/artc-v23-n42-2021-61866 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/61866 |
identifier_str_mv |
10.14393/artc-v23-n42-2021-61866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/61866/31968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 23 No. 42 (2021): ArtCultura; 291-296 ArtCultura; Vol. 23 Núm. 42 (2021): ArtCultura; 291-296 ArtCultura; v. 23 n. 42 (2021): ArtCultura; 291-296 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069138493964288 |