O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Nanci
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14013
Resumo: O texto aborda questões acerca da técnica de montagem no cinema de Sergei Eisenstein, suas relações com o pensamento artístico das vanguardas do início do século XX e com o debate político-ideológico soviético. Nesse contexto, o artigo analisa alguns aspectos do processo de criação e recepção do filme A linha geral/O velho e o novo, de 1929, que trata das condições de trabalho numa fazenda comunitária, na União Soviética, em sua luta para a modernização dos meios de produção. A construção da sintaxe dramatúrgica do filme revela a tensão entre a experimentação estética de Eisenstein, com a montagem fragmentária, no auge do "cinema intelectual", e a abordagem de conteúdos ideológicos, em composição baseada no princípio unificador e na totalidade dos significados da obra, sob a égide da censura do regime stalinista. palavras-chave: Eisenstein; A linha geral/O velho e o novo; vanguardas artísticas russas. PALABRAS-CLAVE: Eisenstein; A linha geral/O velho e o novo; vanguardas artísticas russas. ABSTRACT: The text approaches questions aboutmontage technique in Sergei Eisenstein's cinema in his relations with the artistic means of the avant-gardes at the onset of the twentieth century and the Soviet political and ideological debate. In the context, the article studies the creation and the reception process of the film The general line/The old and the new, of 1929, that deals with labor conditions in a communal farm, in the Soviet Union, in its struggle for modernizing production means. The film's dramaturgic syntax building reveals the tension between Eisenstein's aesthetic experimentation, at the height of the "intellectual movie", with its fragmentary montage, and the ideological content approach, in the composition based on the unifying principle and on the whole meaning of the work, under the auspices of the Stalinist censorship. KEYWORDS: Eisenstein; The general line/The old and the new; Russian artistic vanguards.
id UFU-15_f0005c23ae9fd140011152a1a4e17cd1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14013
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas O texto aborda questões acerca da técnica de montagem no cinema de Sergei Eisenstein, suas relações com o pensamento artístico das vanguardas do início do século XX e com o debate político-ideológico soviético. Nesse contexto, o artigo analisa alguns aspectos do processo de criação e recepção do filme A linha geral/O velho e o novo, de 1929, que trata das condições de trabalho numa fazenda comunitária, na União Soviética, em sua luta para a modernização dos meios de produção. A construção da sintaxe dramatúrgica do filme revela a tensão entre a experimentação estética de Eisenstein, com a montagem fragmentária, no auge do "cinema intelectual", e a abordagem de conteúdos ideológicos, em composição baseada no princípio unificador e na totalidade dos significados da obra, sob a égide da censura do regime stalinista. palavras-chave: Eisenstein; A linha geral/O velho e o novo; vanguardas artísticas russas. PALABRAS-CLAVE: Eisenstein; A linha geral/O velho e o novo; vanguardas artísticas russas. ABSTRACT: The text approaches questions aboutmontage technique in Sergei Eisenstein's cinema in his relations with the artistic means of the avant-gardes at the onset of the twentieth century and the Soviet political and ideological debate. In the context, the article studies the creation and the reception process of the film The general line/The old and the new, of 1929, that deals with labor conditions in a communal farm, in the Soviet Union, in its struggle for modernizing production means. The film's dramaturgic syntax building reveals the tension between Eisenstein's aesthetic experimentation, at the height of the "intellectual movie", with its fragmentary montage, and the ideological content approach, in the composition based on the unifying principle and on the whole meaning of the work, under the auspices of the Stalinist censorship. KEYWORDS: Eisenstein; The general line/The old and the new; Russian artistic vanguards. Universidade Federal de Uberlândia2011-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14013ArtCultura; Vol. 13 No. 22 (2011): ArtCulturaArtCultura; Vol. 13 Núm. 22 (2011): ArtCulturaArtCultura; v. 13 n. 22 (2011): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14013/7995de Freitas, Nanciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:44:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14013Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:44:56ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
title O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
spellingShingle O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
de Freitas, Nanci
title_short O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
title_full O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
title_fullStr O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
title_full_unstemmed O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
title_sort O velho e o novo: tensão entre experimentação artística no cinema de Eisenstein e as demandas ideológicas soviéticas
author de Freitas, Nanci
author_facet de Freitas, Nanci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Nanci
description O texto aborda questões acerca da técnica de montagem no cinema de Sergei Eisenstein, suas relações com o pensamento artístico das vanguardas do início do século XX e com o debate político-ideológico soviético. Nesse contexto, o artigo analisa alguns aspectos do processo de criação e recepção do filme A linha geral/O velho e o novo, de 1929, que trata das condições de trabalho numa fazenda comunitária, na União Soviética, em sua luta para a modernização dos meios de produção. A construção da sintaxe dramatúrgica do filme revela a tensão entre a experimentação estética de Eisenstein, com a montagem fragmentária, no auge do "cinema intelectual", e a abordagem de conteúdos ideológicos, em composição baseada no princípio unificador e na totalidade dos significados da obra, sob a égide da censura do regime stalinista. palavras-chave: Eisenstein; A linha geral/O velho e o novo; vanguardas artísticas russas. PALABRAS-CLAVE: Eisenstein; A linha geral/O velho e o novo; vanguardas artísticas russas. ABSTRACT: The text approaches questions aboutmontage technique in Sergei Eisenstein's cinema in his relations with the artistic means of the avant-gardes at the onset of the twentieth century and the Soviet political and ideological debate. In the context, the article studies the creation and the reception process of the film The general line/The old and the new, of 1929, that deals with labor conditions in a communal farm, in the Soviet Union, in its struggle for modernizing production means. The film's dramaturgic syntax building reveals the tension between Eisenstein's aesthetic experimentation, at the height of the "intellectual movie", with its fragmentary montage, and the ideological content approach, in the composition based on the unifying principle and on the whole meaning of the work, under the auspices of the Stalinist censorship. KEYWORDS: Eisenstein; The general line/The old and the new; Russian artistic vanguards.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14013
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14013/7995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 13 No. 22 (2011): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 13 Núm. 22 (2011): ArtCultura
ArtCultura; v. 13 n. 22 (2011): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140781957120