GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Luana de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guerra, Antonio Jose Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/46837
Resumo: O geoturismo é uma vertente do turismo, que tem como objetivo a geoconservação e a redução do turismo de massa, agregando a participação da comunidade local ao processo de conservação. Unidades de Conservação, muitas vezes sofrem com turismo de massa, devendo estimular atividades que visem à conservação da natureza. Este artigo tem como objetivo, apresentar o potencial geoturístico da Vila de Trindade, litoral do Parque Nacional da Serra da Bocaina município de Paraty, enfatizando a importância da cultura caiçara local e propondo atividades alternativas ao turismo de massa. Para isso, foi realizada a análise qualitativa do potencial geoturístico da área com base em valores: intrínseco, cultural, estético, econômico, funcional e científico/educativo; e a geodiversidade foi valorada a partir da perspectiva de serviços ecossistêmicos. Ficou evidente que os sítios de geodiversidade necessitam de estratégias para sua conservação e reconhecimento. As ações da comunidade local, como a criação da Escola do Mar, para divulgar a cultura caiçara, são essenciais para alcançar os objetivos do geoturismo. Diante disso, o investimento em ações de conscientização para importância do geopatrimônio se fazem essenciais em Unidades de Conservação nas quais há turismo de massa.
id UFU-16_509b891d43747c504617c77d7c1fa879
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46837
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO) atividade geoturísticacomunidade tradicionalunidades de conservação.O geoturismo é uma vertente do turismo, que tem como objetivo a geoconservação e a redução do turismo de massa, agregando a participação da comunidade local ao processo de conservação. Unidades de Conservação, muitas vezes sofrem com turismo de massa, devendo estimular atividades que visem à conservação da natureza. Este artigo tem como objetivo, apresentar o potencial geoturístico da Vila de Trindade, litoral do Parque Nacional da Serra da Bocaina município de Paraty, enfatizando a importância da cultura caiçara local e propondo atividades alternativas ao turismo de massa. Para isso, foi realizada a análise qualitativa do potencial geoturístico da área com base em valores: intrínseco, cultural, estético, econômico, funcional e científico/educativo; e a geodiversidade foi valorada a partir da perspectiva de serviços ecossistêmicos. Ficou evidente que os sítios de geodiversidade necessitam de estratégias para sua conservação e reconhecimento. As ações da comunidade local, como a criação da Escola do Mar, para divulgar a cultura caiçara, são essenciais para alcançar os objetivos do geoturismo. Diante disso, o investimento em ações de conscientização para importância do geopatrimônio se fazem essenciais em Unidades de Conservação nas quais há turismo de massa.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4683710.14393/RCG207246837Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 72 (2019): Dezembro; 506 - 521Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 72 (2019): Dezembro; 506 - 521Caminhos de Geografia; v. 20 n. 72 (2019): Dezembro; 506 - 5211678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/46837/28171Copyright (c) 2020 Luana de Almeida Rangel, Antonio Jose Teixeira Guerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Luana de AlmeidaGuerra, Antonio Jose Teixeira2020-02-20T19:33:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46837Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2020-02-20T19:33:30Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
title GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
spellingShingle GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
Rangel, Luana de Almeida
atividade geoturística
comunidade tradicional
unidades de conservação.
title_short GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
title_full GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
title_fullStr GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
title_full_unstemmed GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
title_sort GEOTURISMO COMO ALTERNATIVA AO TURISMO DE MASSA NA VILA DE TRINDADE, LITORAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – PARATY (RIO DE JANEIRO)
author Rangel, Luana de Almeida
author_facet Rangel, Luana de Almeida
Guerra, Antonio Jose Teixeira
author_role author
author2 Guerra, Antonio Jose Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Luana de Almeida
Guerra, Antonio Jose Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv atividade geoturística
comunidade tradicional
unidades de conservação.
topic atividade geoturística
comunidade tradicional
unidades de conservação.
description O geoturismo é uma vertente do turismo, que tem como objetivo a geoconservação e a redução do turismo de massa, agregando a participação da comunidade local ao processo de conservação. Unidades de Conservação, muitas vezes sofrem com turismo de massa, devendo estimular atividades que visem à conservação da natureza. Este artigo tem como objetivo, apresentar o potencial geoturístico da Vila de Trindade, litoral do Parque Nacional da Serra da Bocaina município de Paraty, enfatizando a importância da cultura caiçara local e propondo atividades alternativas ao turismo de massa. Para isso, foi realizada a análise qualitativa do potencial geoturístico da área com base em valores: intrínseco, cultural, estético, econômico, funcional e científico/educativo; e a geodiversidade foi valorada a partir da perspectiva de serviços ecossistêmicos. Ficou evidente que os sítios de geodiversidade necessitam de estratégias para sua conservação e reconhecimento. As ações da comunidade local, como a criação da Escola do Mar, para divulgar a cultura caiçara, são essenciais para alcançar os objetivos do geoturismo. Diante disso, o investimento em ações de conscientização para importância do geopatrimônio se fazem essenciais em Unidades de Conservação nas quais há turismo de massa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/46837
10.14393/RCG207246837
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/46837
identifier_str_mv 10.14393/RCG207246837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/46837/28171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Luana de Almeida Rangel, Antonio Jose Teixeira Guerra
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Luana de Almeida Rangel, Antonio Jose Teixeira Guerra
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 72 (2019): Dezembro; 506 - 521
Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 72 (2019): Dezembro; 506 - 521
Caminhos de Geografia; v. 20 n. 72 (2019): Dezembro; 506 - 521
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067017054846976