O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996 |
Resumo: | Com este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático. |
id |
UFU-16_a56067cf694784db29050085550003e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20996 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROSEJAEnsino de GeografiaMigraçõesAutonomiaCom este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2099610.14393/RCG144520996Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 45 (2013): Março ; 152–160Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 45 (2013): Março ; 152–160Caminhos de Geografia; v. 14 n. 45 (2013): Março ; 152–1601678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996/12209Copyright (c) 2013 João Vitor Gobis Vergeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVerges, João Vitor Gobis2022-11-09T12:34:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20996Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T12:34:02Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS |
title |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS |
spellingShingle |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS Verges, João Vitor Gobis EJA Ensino de Geografia Migrações Autonomia |
title_short |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS |
title_full |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS |
title_fullStr |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS |
title_sort |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS |
author |
Verges, João Vitor Gobis |
author_facet |
Verges, João Vitor Gobis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verges, João Vitor Gobis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Ensino de Geografia Migrações Autonomia |
topic |
EJA Ensino de Geografia Migrações Autonomia |
description |
Com este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996 10.14393/RCG144520996 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG144520996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996/12209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 João Vitor Gobis Verges http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 João Vitor Gobis Verges http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 45 (2013): Março ; 152–160 Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 45 (2013): Março ; 152–160 Caminhos de Geografia; v. 14 n. 45 (2013): Março ; 152–160 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067014584401920 |