O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verges, João Vitor Gobis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996
Resumo: Com este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático.
id UFU-16_a56067cf694784db29050085550003e6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20996
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROSEJAEnsino de GeografiaMigraçõesAutonomiaCom este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2099610.14393/RCG144520996Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 45 (2013): Março ; 152–160Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 45 (2013): Março ; 152–160Caminhos de Geografia; v. 14 n. 45 (2013): Março ; 152–1601678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996/12209Copyright (c) 2013 João Vitor Gobis Vergeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVerges, João Vitor Gobis2022-11-09T12:34:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20996Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T12:34:02Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
title O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
spellingShingle O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
Verges, João Vitor Gobis
EJA
Ensino de Geografia
Migrações
Autonomia
title_short O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
title_full O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
title_fullStr O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
title_full_unstemmed O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
title_sort O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS
author Verges, João Vitor Gobis
author_facet Verges, João Vitor Gobis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verges, João Vitor Gobis
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Ensino de Geografia
Migrações
Autonomia
topic EJA
Ensino de Geografia
Migrações
Autonomia
description Com este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996
10.14393/RCG144520996
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996
identifier_str_mv 10.14393/RCG144520996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996/12209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 João Vitor Gobis Verges
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 João Vitor Gobis Verges
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 45 (2013): Março ; 152–160
Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 45 (2013): Março ; 152–160
Caminhos de Geografia; v. 14 n. 45 (2013): Março ; 152–160
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014584401920