PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033 |
Resumo: | Este artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin sobre mímesis e educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para a criança a realização de sua infância. |
id |
UFU-2_17b22a62454c1351e424fd53dc497df9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2033 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMINeducaçãoinfânciaWalter BenjaminEste artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin sobre mímesis e educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para a criança a realização de sua infância.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa históricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/203310.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2033Educação e Filosofia; v. 24 n. 48 (2010): v.24 n.48 jul./dez. 2010; 387-4081982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033/5078Copyright (c) 2016 Anita Helena Schlesenerinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlesener, Anita Helena2021-03-30T17:48:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2033Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T17:48:35Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN |
title |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN Schlesener, Anita Helena educação infância Walter Benjamin |
title_short |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN |
title_full |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN |
title_sort |
PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN |
author |
Schlesener, Anita Helena |
author_facet |
Schlesener, Anita Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlesener, Anita Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infância Walter Benjamin |
topic |
educação infância Walter Benjamin |
description |
Este artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin sobre mímesis e educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para a criança a realização de sua infância. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033 10.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2033 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033/5078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Anita Helena Schlesener info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Anita Helena Schlesener |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 24 n. 48 (2010): v.24 n.48 jul./dez. 2010; 387-408 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382857433088 |