PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlesener, Anita Helena
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033
Resumo: Este artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin sobre mímesis e educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para a criança a realização de sua infância.
id UFU-2_17b22a62454c1351e424fd53dc497df9
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2033
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMINeducaçãoinfânciaWalter BenjaminEste artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin sobre mímesis e educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para a criança a realização de sua infância.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa históricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/203310.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2033Educação e Filosofia; v. 24 n. 48 (2010): v.24 n.48 jul./dez. 2010; 387-4081982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033/5078Copyright (c) 2016 Anita Helena Schlesenerinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlesener, Anita Helena2021-03-30T17:48:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2033Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T17:48:35Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
title PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
spellingShingle PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
Schlesener, Anita Helena
educação
infância
Walter Benjamin
title_short PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
title_full PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
title_fullStr PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
title_sort PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM INFANTIL A PARTIR DE ESCRITOS DE BENJAMIN
author Schlesener, Anita Helena
author_facet Schlesener, Anita Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlesener, Anita Helena
dc.subject.por.fl_str_mv educação
infância
Walter Benjamin
topic educação
infância
Walter Benjamin
description Este artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin sobre mímesis e educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para a criança a realização de sua infância.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033
10.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2033
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033/5078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Anita Helena Schlesener
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Anita Helena Schlesener
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 24 n. 48 (2010): v.24 n.48 jul./dez. 2010; 387-408
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382857433088