O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13282 |
Resumo: | *Doutora pela Universidade Estadual Paulista "J'ulio de Mesquita Filho", no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioResumo: Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em conseqüência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.Palavras-chave: Leitura. Publicização da leitura. Comênio. Didáctica Magna.O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioRésumé: Cet article vise à expliciter le caractère de publicisation de la lecture des oeuvres d'Comenius. C'est pouquoi nous avons cherché d'apprendre les conditionnements sociopolitiques, historiques et réligieux qui s'interpénètrent avec les questions didactiques et pédagogiques pensées par ce grand pédagogue. Comenius et son ouvrage Didactica Magna - Traité de l'Art Universel d'Enseigner Tout à Tous, le caractère de publicisation de la lecture répond aux exigences des nouveaux rapports sociaux créés par le nouveau mode de production. Le nouveau art d'enseigner coménien propose des contenus qui mettent en évidence le caractère de publicisation de la lecture.Mots-clés: Lecture. Publicisation de la lecture. Comenius. Didactiva Magna.Data de registro:07/07/2011Data de aceite:02/05/2012Referências:ALVES, G. L. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. Ibitinga: Humanidades, 1993.ARAÚJO, C. B.; ZANDAVALLI, M. de. O professor na Didática Magna. Monografia (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1994.BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.COMÊNIO, J. A. Didáctica Magna. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkiann, 1985.GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994. |
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