A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26222 |
Resumo: | *Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Filosofia do Curso de Graduação em Filosofia e do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a Filosofia da Educação de Richard Rorty, através da sua análise da educação como sendo dividida em dois processos distintos: socialização e individualização. A seguir, pretende-se mostrar duas críticas, a de conservadorismo e a de elitismo, que se dirigem a estes processos. Finalmente, será feita uma redescrição das posições de Rorty, atribuindo um caráter reformista ao seu aparente conservadorismo e um caráter privado à individualização supostamente elitista, a fim de enfraquecer a força daquelas críticas.Palavras-chave: Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty.A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Abstract: This paper aims of is to present Richard Rorty's Philosophy of Education, through his analysis of the education as being divided into two distinct processes: socialization and individualization. Thereafter, it is intended to show two critiques, of conservadorism and elitism, that are addressed to these processes. Finally, a redescription of the Rorty's positions will be proposed, by assigning a reformist character to its apparent conservatism and a private character to the supposedly elitist individualization, in order to weaken the strength of those critics.Keywords: Philosophy of education. Cultural politics. Democracy. Richard Rorty.Data de registro: 10/04/2014Data de aceite: 21/01/2015Referências:ARCILLA, RENÉ V. Edificação, conversação e narrativa: os motivos rortianos para a filosofia da educação. Filosofia, Sociedade e Educação, Marília, v.1, n.1, p. 47-57, jul./dez. 1997.BERNSTEIN, R. J. One step forward, two steps backward: Richard Rorty on liberal democracy and philosophy. Political theory, Baltimore, v. 15, n. 4, p. 538-563, Nov. 1987. ______. Richard Rorty's deep humanism. New Literary History, Baltimore, v. 39, n. 1, p. 13-27, Winter. 2008. HIRSCH Jr., E. D.; Richard J. Rorty and the priority of democracy to philosophy. New Literary History, v. 39, n. 1, p. 35-52, Winter. 2008.MCCARTHY, T. Private irony and public decency: Richard Rorty's new pragmatism. Critical Inquiry, Chicago, v. 16, n. 2, p. 355-370, Winter. 1990.NICHOLSON, C. Pós-modernismo, feminismo e educação: a necessidade de solidariedade. Filosofia, Sociedade e Educação. Marília, v.1, n. 1, p. 31-46, jul./dez. 1997.REICH, R. The paradoxes of education in Rorty's liberal utopia. In: ______. Philosophy of education, Illinois: Philosophy of Education Society Publishers, 1997. p. 342-351.RORTY, R. American universities and the hope for social justice. Richard Rorty born digital files, 1988-2003. UCIspace @ the Libraries._______. Thugs and theorists: a reply to Bernstein. Political Theory, Baltimore, v. 15, n. 4, Nov. 1987. p. 564-580. https://doi.org/10.1177/0090591787015004004_______. Truth and freedom: a reply to Thomas McCarthy. Critical Inquiry, Chicago v. 16, n. 3, p. 633-643, Spring, 1990. https://doi.org/10.1086/448550 ______. Acerca do etnocentrismo: uma réplica a Clifford Geertz. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997a. p. 271-280.______. A prioridade da democracia para a filosofia. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, 1997b. p. 235-261.______. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.______. Cosmopolitismo sem emancipação: uma resposta a Jean-François Lyotard. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997c. p. 281-294.______. Cuidar la libertad. Madrid: Editorial Trotta, 2005.______. Democracy and philosophy. Kritika & Kontext, n. 33, 2007b. Disponível em: <Disponível em <http://www.eurozine.com/articles/2007-06-11-rorty-en.html>. Acesso em: 10 Jan. 2015.______. Education as socialization and individualization. In: ______. Philosophy and Social Hope. London: Penguin, 2000a. p. 114-126.______. Filosofia como política cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2009.______. Liberalismo burguês pós-moderno. In: _____. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997d. p. 263-270.______. O declínio da verdade redentora e a ascensão da cultura literária. In: ______. Ensaios pragmatistas: sobre subjetividade e verdade. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.______. Os perigos da sobre-filosoficação. Filosofia, Sociedade e Educação. Marília, v. 1, n. 1, p. 59-67, jul./dez. 1997e.______. The humanistic intellectual: eleven theses. In: ______. Philosophy and social hope. London: Penguin, 2000b. p. 127-130.______. Thugs and theorists: a reply to Bernstein. Political Theory, Baltimore, v. 15, n. 4, Nov. 1987. p. 564-580.______. Truth and freedom: a reply to Thomas McCarthy. Critical Inquiry, Chicago v. 16, n. 3, p. 633-643, Spring, 1990. |
id |
UFU-2_4009eaaf07a6ae8c1307b461e8975c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26222 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty.*Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Filosofia do Curso de Graduação em Filosofia e do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a Filosofia da Educação de Richard Rorty, através da sua análise da educação como sendo dividida em dois processos distintos: socialização e individualização. A seguir, pretende-se mostrar duas críticas, a de conservadorismo e a de elitismo, que se dirigem a estes processos. Finalmente, será feita uma redescrição das posições de Rorty, atribuindo um caráter reformista ao seu aparente conservadorismo e um caráter privado à individualização supostamente elitista, a fim de enfraquecer a força daquelas críticas.Palavras-chave: Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty.A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Abstract: This paper aims of is to present Richard Rorty's Philosophy of Education, through his analysis of the education as being divided into two distinct processes: socialization and individualization. Thereafter, it is intended to show two critiques, of conservadorism and elitism, that are addressed to these processes. Finally, a redescription of the Rorty's positions will be proposed, by assigning a reformist character to its apparent conservatism and a private character to the supposedly elitist individualization, in order to weaken the strength of those critics.Keywords: Philosophy of education. Cultural politics. Democracy. Richard Rorty.Data de registro: 10/04/2014Data de aceite: 21/01/2015Referências:ARCILLA, RENÉ V. Edificação, conversação e narrativa: os motivos rortianos para a filosofia da educação. Filosofia, Sociedade e Educação, Marília, v.1, n.1, p. 47-57, jul./dez. 1997.BERNSTEIN, R. J. One step forward, two steps backward: Richard Rorty on liberal democracy and philosophy. Political theory, Baltimore, v. 15, n. 4, p. 538-563, Nov. 1987. ______. Richard Rorty's deep humanism. New Literary History, Baltimore, v. 39, n. 1, p. 13-27, Winter. 2008. HIRSCH Jr., E. D.; Richard J. Rorty and the priority of democracy to philosophy. New Literary History, v. 39, n. 1, p. 35-52, Winter. 2008.MCCARTHY, T. Private irony and public decency: Richard Rorty's new pragmatism. Critical Inquiry, Chicago, v. 16, n. 2, p. 355-370, Winter. 1990.NICHOLSON, C. Pós-modernismo, feminismo e educação: a necessidade de solidariedade. Filosofia, Sociedade e Educação. Marília, v.1, n. 1, p. 31-46, jul./dez. 1997.REICH, R. The paradoxes of education in Rorty's liberal utopia. In: ______. Philosophy of education, Illinois: Philosophy of Education Society Publishers, 1997. p. 342-351.RORTY, R. American universities and the hope for social justice. Richard Rorty born digital files, 1988-2003. UCIspace @ the Libraries._______. Thugs and theorists: a reply to Bernstein. Political Theory, Baltimore, v. 15, n. 4, Nov. 1987. p. 564-580. https://doi.org/10.1177/0090591787015004004_______. Truth and freedom: a reply to Thomas McCarthy. Critical Inquiry, Chicago v. 16, n. 3, p. 633-643, Spring, 1990. https://doi.org/10.1086/448550 ______. Acerca do etnocentrismo: uma réplica a Clifford Geertz. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997a. p. 271-280.______. A prioridade da democracia para a filosofia. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, 1997b. p. 235-261.______. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.______. Cosmopolitismo sem emancipação: uma resposta a Jean-François Lyotard. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997c. p. 281-294.______. Cuidar la libertad. Madrid: Editorial Trotta, 2005.______. Democracy and philosophy. Kritika & Kontext, n. 33, 2007b. Disponível em: <Disponível em <http://www.eurozine.com/articles/2007-06-11-rorty-en.html>. Acesso em: 10 Jan. 2015.______. Education as socialization and individualization. In: ______. Philosophy and Social Hope. London: Penguin, 2000a. p. 114-126.______. Filosofia como política cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2009.______. Liberalismo burguês pós-moderno. In: _____. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997d. p. 263-270.______. O declínio da verdade redentora e a ascensão da cultura literária. In: ______. Ensaios pragmatistas: sobre subjetividade e verdade. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.______. Os perigos da sobre-filosoficação. Filosofia, Sociedade e Educação. Marília, v. 1, n. 1, p. 59-67, jul./dez. 1997e.______. The humanistic intellectual: eleven theses. In: ______. Philosophy and social hope. London: Penguin, 2000b. p. 127-130.______. Thugs and theorists: a reply to Bernstein. Political Theory, Baltimore, v. 15, n. 4, Nov. 1987. p. 564-580.______. Truth and freedom: a reply to Thomas McCarthy. Critical Inquiry, Chicago v. 16, n. 3, p. 633-643, Spring, 1990.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2622210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p665a686Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 665-6861982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26222/18039Copyright (c) 2016 Ricardo Corrêa Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Ricardo Corrêa2021-03-30T16:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26222Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? |
title |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? |
spellingShingle |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? Araujo, Ricardo Corrêa Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty. |
title_short |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? |
title_full |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? |
title_fullStr |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? |
title_full_unstemmed |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? |
title_sort |
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? |
author |
Araujo, Ricardo Corrêa |
author_facet |
Araujo, Ricardo Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Ricardo Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty. |
topic |
Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty. |
description |
*Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Filosofia do Curso de Graduação em Filosofia e do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a Filosofia da Educação de Richard Rorty, através da sua análise da educação como sendo dividida em dois processos distintos: socialização e individualização. A seguir, pretende-se mostrar duas críticas, a de conservadorismo e a de elitismo, que se dirigem a estes processos. Finalmente, será feita uma redescrição das posições de Rorty, atribuindo um caráter reformista ao seu aparente conservadorismo e um caráter privado à individualização supostamente elitista, a fim de enfraquecer a força daquelas críticas.Palavras-chave: Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty.A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Abstract: This paper aims of is to present Richard Rorty's Philosophy of Education, through his analysis of the education as being divided into two distinct processes: socialization and individualization. Thereafter, it is intended to show two critiques, of conservadorism and elitism, that are addressed to these processes. Finally, a redescription of the Rorty's positions will be proposed, by assigning a reformist character to its apparent conservatism and a private character to the supposedly elitist individualization, in order to weaken the strength of those critics.Keywords: Philosophy of education. Cultural politics. Democracy. Richard Rorty.Data de registro: 10/04/2014Data de aceite: 21/01/2015Referências:ARCILLA, RENÉ V. Edificação, conversação e narrativa: os motivos rortianos para a filosofia da educação. Filosofia, Sociedade e Educação, Marília, v.1, n.1, p. 47-57, jul./dez. 1997.BERNSTEIN, R. J. One step forward, two steps backward: Richard Rorty on liberal democracy and philosophy. Political theory, Baltimore, v. 15, n. 4, p. 538-563, Nov. 1987. ______. Richard Rorty's deep humanism. New Literary History, Baltimore, v. 39, n. 1, p. 13-27, Winter. 2008. HIRSCH Jr., E. D.; Richard J. Rorty and the priority of democracy to philosophy. New Literary History, v. 39, n. 1, p. 35-52, Winter. 2008.MCCARTHY, T. Private irony and public decency: Richard Rorty's new pragmatism. Critical Inquiry, Chicago, v. 16, n. 2, p. 355-370, Winter. 1990.NICHOLSON, C. Pós-modernismo, feminismo e educação: a necessidade de solidariedade. Filosofia, Sociedade e Educação. Marília, v.1, n. 1, p. 31-46, jul./dez. 1997.REICH, R. The paradoxes of education in Rorty's liberal utopia. In: ______. Philosophy of education, Illinois: Philosophy of Education Society Publishers, 1997. p. 342-351.RORTY, R. American universities and the hope for social justice. Richard Rorty born digital files, 1988-2003. UCIspace @ the Libraries._______. Thugs and theorists: a reply to Bernstein. Political Theory, Baltimore, v. 15, n. 4, Nov. 1987. p. 564-580. https://doi.org/10.1177/0090591787015004004_______. Truth and freedom: a reply to Thomas McCarthy. Critical Inquiry, Chicago v. 16, n. 3, p. 633-643, Spring, 1990. https://doi.org/10.1086/448550 ______. Acerca do etnocentrismo: uma réplica a Clifford Geertz. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997a. p. 271-280.______. A prioridade da democracia para a filosofia. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, 1997b. p. 235-261.______. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.______. Cosmopolitismo sem emancipação: uma resposta a Jean-François Lyotard. In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997c. p. 281-294.______. Cuidar la libertad. Madrid: Editorial Trotta, 2005.______. Democracy and philosophy. Kritika & Kontext, n. 33, 2007b. Disponível em: <Disponível em <http://www.eurozine.com/articles/2007-06-11-rorty-en.html>. Acesso em: 10 Jan. 2015.______. Education as socialization and individualization. In: ______. Philosophy and Social Hope. London: Penguin, 2000a. p. 114-126.______. Filosofia como política cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2009.______. Liberalismo burguês pós-moderno. In: _____. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos filosóficos I. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997d. p. 263-270.______. O declínio da verdade redentora e a ascensão da cultura literária. In: ______. Ensaios pragmatistas: sobre subjetividade e verdade. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.______. Os perigos da sobre-filosoficação. Filosofia, Sociedade e Educação. Marília, v. 1, n. 1, p. 59-67, jul./dez. 1997e.______. The humanistic intellectual: eleven theses. In: ______. Philosophy and social hope. London: Penguin, 2000b. p. 127-130.______. Thugs and theorists: a reply to Bernstein. Political Theory, Baltimore, v. 15, n. 4, Nov. 1987. p. 564-580.______. Truth and freedom: a reply to Thomas McCarthy. Critical Inquiry, Chicago v. 16, n. 3, p. 633-643, Spring, 1990. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26222 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p665a686 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26222 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p665a686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26222/18039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ricardo Corrêa Araujo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ricardo Corrêa Araujo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 665-686 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355381796274176 |