Filosofia e Filosofia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Tiago Adão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068
Resumo: Existe um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia. Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos existentes. A filosofia torna-se uma epistemologia ou, até, restringe-se a uma simples questão de análise da linguagem, com função catártica. Sou daqueles que continuam reconhecendo à filosofia a função que ela se atribuiu, desde as mais remotas origens, no mundo helênico: pensar radicalmente a totalidade, a fim de dar ao homem uma visão de conjunto, racional, crítica e unitária. [...] Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da educação; Ciência.
id UFU-2_5519420dd180ec4c3cb2204bd74c964c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2068
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Filosofia e Filosofia da EducaçãoFilosofiaFilosofia da educaçãoCiênciaExiste um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia. Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos existentes. A filosofia torna-se uma epistemologia ou, até, restringe-se a uma simples questão de análise da linguagem, com função catártica. Sou daqueles que continuam reconhecendo à filosofia a função que ela se atribuiu, desde as mais remotas origens, no mundo helênico: pensar radicalmente a totalidade, a fim de dar ao homem uma visão de conjunto, racional, crítica e unitária. [...] Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da educação; Ciência.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/206810.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 15-241982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068/1703Copyright (c) 2016 Tiago Adão Larahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLara, Tiago Adão2022-10-14T13:42:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2068Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-14T13:42:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia e Filosofia da Educação
title Filosofia e Filosofia da Educação
spellingShingle Filosofia e Filosofia da Educação
Lara, Tiago Adão
Filosofia
Filosofia da educação
Ciência
title_short Filosofia e Filosofia da Educação
title_full Filosofia e Filosofia da Educação
title_fullStr Filosofia e Filosofia da Educação
title_full_unstemmed Filosofia e Filosofia da Educação
title_sort Filosofia e Filosofia da Educação
author Lara, Tiago Adão
author_facet Lara, Tiago Adão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Tiago Adão
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Filosofia da educação
Ciência
topic Filosofia
Filosofia da educação
Ciência
description Existe um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia. Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos existentes. A filosofia torna-se uma epistemologia ou, até, restringe-se a uma simples questão de análise da linguagem, com função catártica. Sou daqueles que continuam reconhecendo à filosofia a função que ela se atribuiu, desde as mais remotas origens, no mundo helênico: pensar radicalmente a totalidade, a fim de dar ao homem uma visão de conjunto, racional, crítica e unitária. [...] Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da educação; Ciência.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068/1703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Tiago Adão Lara
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Tiago Adão Lara
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 15-24
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382864773120