Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Chirley
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304
Resumo: Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia O trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da obra Júlia ou a Nova Heloísa, de Jean Jacques Rousseau. A ênfase da referida análise é sobre a linguagem do texto selecionado. A proposta é encontrar na urdidura do texto como se dá a "costura" entre o dito e o sugerido, evidenciando, assim, o potencial da linguagem usada. A riqueza da linguagem literária e metafórica de Rousseau indica um interessante caminho para desenvolver o trabalho. A escolha pelo romance justifica-se por ser uma obra que transita entre a literatura e a filosofia, mas cujas fronteiras desaparecem e "se tornam espaços imbricados internamente" (MATTOS, 2008, P. 12). É neste sentido que Fúlvia Moretto define a referida obra como "o romance do pensamento de Rousseau". Dessa forma, Júlia ou a Nova Heloísa nos permite alcançar uma leitura que não se limita ao inteligível, mas nos leva a uma experiência sensível. Palavras-Chave: Sensível e inteligível; Literatura; Filosofia.  Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy Abstract: The present work aims at presenting an analysis of the novel Julie, or the New Heloise, by Jean Jacques Rousseau. The emphasis of the analysis is on the language of the selected text. The objective is to find, in the fabric of the text, how what is said and what is suggested are interwoven, highlighting, therefore, the potential of the language employed. The richness of the literary (and metaphorical by extension) language indicated me an interesting pathway to develop the abovementioned study. The choice of the novel lies on the observation that the piece transits between literature and philosophy, but its borders disappear and "become internally intricate spaces" (MATTOS, 2008, P.12). In this sense, Fúlvia Moretto defines the piece as "Rousseau's novel of thought". Thus, Julie, or the New Heloise allows me to achieve a reading that is not limited to the intelligible, but which takes me through a sensory experience.  Keywords: Philosophy and education; Literature; Sensory and intelligible. Julie ou la Nouvelle Héloïse: entre la littérature et la philosophie Résumé: Le travail a pour objectif de développer une analyse de Julie ou la Nouvelle Héloïse, de Rousseau. L'analyse se concentre sur le language du texte. La proposition consiste à rechercher la manière dont se produit l'assemblage entre ce qui est dit et ce qui est suggéré, mettant ainsi en évidence le potentiel du language utilisé. La richesse du language littéraire et métaphorique de Rousseau, nous suggère une direction intéressante. Le choix de ce roman a été réalisé en raison de sa nature d'oeuvre transitant entre littérature et philosophie, dont les fronteires disparaissent et « deviennent des espaces imbriqués de manière interne » (MATTOS, 2008, p.12). C'est dans cette direction que Moretto à definir cette oeuvre comme « le roman de la pensée de Rousseau ». L'oeuvre nous permet d'atteindre un niveau de lecture qui ne se limite pas à ce qui est intelligible mais nous amène à une expérience sensible. Mots-clés: Philosophie et éducation; Littérature; Sensible et intelligible. Data de registro: 06/08/2017 Data de aceite: 21/02/2018
id UFU-2_7f4f40056421297de5e123892c56edb7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/39304
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Julie, or the New Heloise: between literature and philosophyJulie ou la Nouvelle Héloïse: entre la littérature et la philosophieJúlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofiaSensível e inteligívelLiteraturaFilosofiaJúlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia O trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da obra Júlia ou a Nova Heloísa, de Jean Jacques Rousseau. A ênfase da referida análise é sobre a linguagem do texto selecionado. A proposta é encontrar na urdidura do texto como se dá a "costura" entre o dito e o sugerido, evidenciando, assim, o potencial da linguagem usada. A riqueza da linguagem literária e metafórica de Rousseau indica um interessante caminho para desenvolver o trabalho. A escolha pelo romance justifica-se por ser uma obra que transita entre a literatura e a filosofia, mas cujas fronteiras desaparecem e "se tornam espaços imbricados internamente" (MATTOS, 2008, P. 12). É neste sentido que Fúlvia Moretto define a referida obra como "o romance do pensamento de Rousseau". Dessa forma, Júlia ou a Nova Heloísa nos permite alcançar uma leitura que não se limita ao inteligível, mas nos leva a uma experiência sensível. Palavras-Chave: Sensível e inteligível; Literatura; Filosofia.  Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy Abstract: The present work aims at presenting an analysis of the novel Julie, or the New Heloise, by Jean Jacques Rousseau. The emphasis of the analysis is on the language of the selected text. The objective is to find, in the fabric of the text, how what is said and what is suggested are interwoven, highlighting, therefore, the potential of the language employed. The richness of the literary (and metaphorical by extension) language indicated me an interesting pathway to develop the abovementioned study. The choice of the novel lies on the observation that the piece transits between literature and philosophy, but its borders disappear and "become internally intricate spaces" (MATTOS, 2008, P.12). In this sense, Fúlvia Moretto defines the piece as "Rousseau's novel of thought". Thus, Julie, or the New Heloise allows me to achieve a reading that is not limited to the intelligible, but which takes me through a sensory experience.  Keywords: Philosophy and education; Literature; Sensory and intelligible. Julie ou la Nouvelle Héloïse: entre la littérature et la philosophie Résumé: Le travail a pour objectif de développer une analyse de Julie ou la Nouvelle Héloïse, de Rousseau. L'analyse se concentre sur le language du texte. La proposition consiste à rechercher la manière dont se produit l'assemblage entre ce qui est dit et ce qui est suggéré, mettant ainsi en évidence le potentiel du language utilisé. La richesse du language littéraire et métaphorique de Rousseau, nous suggère une direction intéressante. Le choix de ce roman a été réalisé en raison de sa nature d'oeuvre transitant entre littérature et philosophie, dont les fronteires disparaissent et « deviennent des espaces imbriqués de manière interne » (MATTOS, 2008, p.12). C'est dans cette direction que Moretto à definir cette oeuvre comme « le roman de la pensée de Rousseau ». L'oeuvre nous permet d'atteindre un niveau de lecture qui ne se limite pas à ce qui est intelligible mais nous amène à une expérience sensible. Mots-clés: Philosophie et éducation; Littérature; Sensible et intelligible. Data de registro: 06/08/2017 Data de aceite: 21/02/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3930410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-08Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1157-11741982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304/38093https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304/38094Copyright (c) 2018 Chirley Domingueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Chirley2024-02-19T18:46:23Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/39304Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T18:46:23Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
Julie ou la Nouvelle Héloïse: entre la littérature et la philosophie
Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia
title Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
spellingShingle Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
Domingues, Chirley
Sensível e inteligível
Literatura
Filosofia
title_short Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
title_full Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
title_fullStr Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
title_full_unstemmed Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
title_sort Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy
author Domingues, Chirley
author_facet Domingues, Chirley
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Chirley
dc.subject.por.fl_str_mv Sensível e inteligível
Literatura
Filosofia
topic Sensível e inteligível
Literatura
Filosofia
description Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia O trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da obra Júlia ou a Nova Heloísa, de Jean Jacques Rousseau. A ênfase da referida análise é sobre a linguagem do texto selecionado. A proposta é encontrar na urdidura do texto como se dá a "costura" entre o dito e o sugerido, evidenciando, assim, o potencial da linguagem usada. A riqueza da linguagem literária e metafórica de Rousseau indica um interessante caminho para desenvolver o trabalho. A escolha pelo romance justifica-se por ser uma obra que transita entre a literatura e a filosofia, mas cujas fronteiras desaparecem e "se tornam espaços imbricados internamente" (MATTOS, 2008, P. 12). É neste sentido que Fúlvia Moretto define a referida obra como "o romance do pensamento de Rousseau". Dessa forma, Júlia ou a Nova Heloísa nos permite alcançar uma leitura que não se limita ao inteligível, mas nos leva a uma experiência sensível. Palavras-Chave: Sensível e inteligível; Literatura; Filosofia.  Julie, or the New Heloise: between literature and philosophy Abstract: The present work aims at presenting an analysis of the novel Julie, or the New Heloise, by Jean Jacques Rousseau. The emphasis of the analysis is on the language of the selected text. The objective is to find, in the fabric of the text, how what is said and what is suggested are interwoven, highlighting, therefore, the potential of the language employed. The richness of the literary (and metaphorical by extension) language indicated me an interesting pathway to develop the abovementioned study. The choice of the novel lies on the observation that the piece transits between literature and philosophy, but its borders disappear and "become internally intricate spaces" (MATTOS, 2008, P.12). In this sense, Fúlvia Moretto defines the piece as "Rousseau's novel of thought". Thus, Julie, or the New Heloise allows me to achieve a reading that is not limited to the intelligible, but which takes me through a sensory experience.  Keywords: Philosophy and education; Literature; Sensory and intelligible. Julie ou la Nouvelle Héloïse: entre la littérature et la philosophie Résumé: Le travail a pour objectif de développer une analyse de Julie ou la Nouvelle Héloïse, de Rousseau. L'analyse se concentre sur le language du texte. La proposition consiste à rechercher la manière dont se produit l'assemblage entre ce qui est dit et ce qui est suggéré, mettant ainsi en évidence le potentiel du language utilisé. La richesse du language littéraire et métaphorique de Rousseau, nous suggère une direction intéressante. Le choix de ce roman a été réalisé en raison de sa nature d'oeuvre transitant entre littérature et philosophie, dont les fronteires disparaissent et « deviennent des espaces imbriqués de manière interne » (MATTOS, 2008, p.12). C'est dans cette direction que Moretto à definir cette oeuvre comme « le roman de la pensée de Rousseau ». L'oeuvre nous permet d'atteindre un niveau de lecture qui ne se limite pas à ce qui est intelligible mais nous amène à une expérience sensible. Mots-clés: Philosophie et éducation; Littérature; Sensible et intelligible. Data de registro: 06/08/2017 Data de aceite: 21/02/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-08
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304/38093
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304/38094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Chirley Domingues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Chirley Domingues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1157-1174
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166120640512